Marketing: a importância da segmentação do público para o sucesso de uma campanha
Marketing: Quem trabalha com marketing já sabe que a segmentação do público, é mais importante do que o produto, é sabê-lo ofertar para a pessoa certa, na hora certa e da maneira certa, sendo assim, antes de criar qualquer estratégia de marketing, é preciso ter o total conhecimento sobre quem são seus alvos, qual o seu perfil comportamental e até mesmo, como chegar até eles.
Afinal, de nada adianta ter um purificador de ar engatilhado para a venda se você oferecê-lo para alguém que não tem o menor interesse no produto, por melhor que ele seja, mais enfático for seu poder de persuasão e mais atrativa for a oferta, tudo isso fica em segundo plano se você não conseguir chegar na pessoa certa.
E é exatamente aí que entra o que chamamos de segmentação de público, essa é uma parte fundamental de toda e qualquer campanha de marketing, sendo uma peça central para você alcançar o sucesso.
No texto de hoje, iremos falar tudo sobre a segmentação de público, o que ela significa e principalmente, qual a sua importância para o sucesso de uma campanha de marketing, spoiler: ela pode ser o que define se você vai ter resultados bons ou ruins, confira tudo abaixo!
O que é a segmentação de público?
A segmentação de público se trata de dividir o mercado em potenciais clientes e encontrar o perfil das pessoas que são mais propensas a consumirem produtos ou serviços vinculados a sua marca, ou seja, se baseia em uma estratégia de encontrar usuários com características iguais com maior chance de se tornar cliente dos seus produtos.
Essa é uma estratégia crucial para você entender melhor quem são as pessoas que possuem interesse no seu negócio, qual o perfil delas, suas preferências, onde elas estão, onde é possível alcançá-las, sendo esse, um passo fundamental em uma campanha de marketing.
A medida que o tempo foi passando, o público em um contexto geral foi se tornando cada vez mais exigente, buscando por algo personalizado, e não por um anúncio em um letreiro de led espalhou pelas ruas, eles querem uma abordagem direta e que realmente, supra as suas necessidades, sendo assim, é preciso entregar o produto certo para a pessoa certa, e isso faz a segmentação de público algo tão crucial.
Abaixo, separamos os principais pontos que transformam esse conceito em algo primordial dentro de qualquer campanha de marketing, bora conferir mais detalhes sobre? Então vamos lá!
Comunicação personalizada
O primeiro ponto importante é a sua comunicação personalizada, ao selecionar o seu público, entender o seu perfil, e descobrir quem são seus clientes, fica muito mais fácil de começar a criar uma comunicação personalizada e individualizada para cada pessoa.
Lembra que acima, comentamos as necessidades do público de ter em mãos, algo que seja único para ele? Bom, o mercado está mudando, os usuários querem algo diferente e a segmentação de público ajuda a entregar exatamente isso.
É possível encontrar seu público da forma correta, criar estratégias e conceitos que conversem diretamente com ele, abordando suas dores, desejos e necessidades, tendo algum muito mais personalizado e até certo ponto, exclusivo.
Melhor direcionamento das campanhas de Marketing
Para quem você vai direcionar a sua campanha de marketing? Bom, se você não souber quem é o seu público, significa que o seu direcionamento será generalizado, certo? Ou seja, irá criar uma campanha em massa para diferentes pessoas de forma quase que aleatória ou baseada em achismos, isso não parece algo promissor, concorda?
Para que sua campanha seja bem direcionada é preciso ter um público já definido e saber como chegar até ele, o que eles desejam e é claro, ofertar o produto certo para cada um, sem a segmentação, você não sabe para quem criar a sua campanha o que pode te deixar totalmente perdido.
Direcionar bem uma campanha faz total diferença no sucesso ou no fracasso da sua campanha, por tanto vale a pena ficar de olho e entender para quem você vai enviar suas ofertas.
Relacionamento mais próximo com o público
No meio de tudo isso, uma boa segmentação de público também ajuda você a estreitar o seu relacionamento com os usuários que estão ao seu redor, isso porque, quanto mais você conhecê-los e entender seu perfil, mais fácil fica a sua comunicação com eles.
Sendo assim, é possível estabelecer um contato tão transparente quanto um toldo policarbonato, se baseando no perfil das pessoas, o que elas querem consumir ou o que esperam do seu negócio, tudo isso, te ajuda a criar uma campanha muito mais eficiente.
Saber com quem você deve dialogar, o tipo de conteúdo e de ação que essas pessoas gostam e até mesmo a forma e os canais de abordagem, auxiliam e muito o seu sucesso, no geral.
Mais fácil de entender o que fazer, como fazer e é claro, para quem
Ao fazer uma boa segmentação, todo o caminho para criar a sua campanha de marketing acaba ficando muito mais claro dentro da sua cabeça, é muito mais simples entender o que você deve fazer, como fazer e até mesmo, para quem fazer.
Tendo informações sobre o público, e sabendo quem são, você pode ter um direcionamento mais claro e uma visão mais clara dos próximos passos da campanha, compreendendo melhor o que as pessoas procuram, o que você pode oferecer para elas, de que maneira chegar até elas, e por aí vai.
Tudo fica muito mais fácil e claro, e você não vai ter que ir no escuro e nos seus palpites, podendo guiar suas decisões por dados e informações coletadas.
Aumento de conversões, engajamento e obtenção de novos leads
Quanto melhor for a sua segmentação de público, maior será o seu número de conversões, de engajamento e de novos leads, praticamente todas as métricas tendem a melhorar de decolar, quanto mais você entender a segmentação do público, mais eficiente serão suas campanhas.
Ela gira como uma engrenagem principal, já que você compreende o público, envia o que ele precisa, conhece mais sobre ele, e acaba assim, agradando-o muito mais, fazendo com que a porta de enrolar do seu negócio fique muito mais aberta para recepcionar mais pessoas.
Você também consegue gerar mais leads por ter um perfil pré-definido do público, ou seja, é possível criar um verdadeiro ciclo de captura e conversão de acordo com um perfil específico, deixando toda a sua campanha muito mais otimizada e com uma probabilidade muito maior de sucesso.
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