Marketing B2B: Descubra como usar essa estratégia a favor da sua indústria
Marketing B2B: O marketing tem se tornado uma tendência dentro de qualquer empresa, atualmente, é natural existirem vários anúncios espalhados pelas redes sociais, cartazes colados na porta de enrolar, sites cada vez mais interativos, conteúdos publicados com frequência e por aí vai, são inúmeras as estratégias de marketing cada vez mais presentes, e o principal: elas são sempre diferentes umas das outras.
Também vale ressaltar que, essa não é uma área que se limita ao mercado convencional, podendo ser aplicado em diferentes segmentos como, por exemplo, o setor industrial.
Hoje, a indústria corresponde a 32.9% da arrecadação dos tributos federais, representando cerca de 22,2% do PIB brasileiro, e devido a toda sua importância, sempre existe espaço para crescer ainda mais.
Sendo assim, aplicar o marketing na indústria é uma forma de ampliar ainda mais seus horizontes e fortalecer um mercado cada vez mais sólido, gerando novos negócios e alcançando o público de maneira mais eficiente, porém é claro que esse é um nicho que possui suas particularidades.
Dentro desse setor, é preciso utilizar o famoso marketing B2B (Business to business), alcançando justamente os varejistas, o público-alvo da indústria.
No texto de hoje, nós vamos te mostrar como usar o marketing B2B a favor das suas indústrias, confira!
O que é o marketing B2B?
A sigla B2B refere-se ao termo Business to business, ou em uma tradução para o português “empresa para empresa”, sendo assim, o marketing B2B refere-se a um conjunto de estratégias que atuam na promoção de determinada oferta para atrair e reter clientes, sendo considerada uma solução específica criada para alcançar os objetivos de uma indústria no momento de transmitir uma mensagem e se comunicar com outras companhias.
A ideia e finalidade do marketing B2B, é construir relações sólidas e melhorar o contato entre um fornecedor e o varejista, por ser um contato entre indústria e comércio, sua abordagem acaba diferindo do convencional, com uma linguagem mais direta, voltada para o lado racional e na busca por estabelecer um vínculo sólido.
Imagine uma indústria que produz componentes para esquadrias de alumínio e precisa se relacionar com seus distribuidores, fornecedores e varejistas. Temos que ter uma boa estratégia para nos relacionar em todos os canais e camadas da cadeia de vendas.
Abaixo, iremos mostrar para você, como é possível usar o marketing B2B a favor da sua indústria, bora conferir? Vamos lá!
Inbound marketing
O inbound marketing é uma das estratégias mais comuns do marketing digital, ele consiste na criação de conteúdos para atrair novos clientes ou fidelizar antigos de forma totalmente orgânica, essa acaba sendo a estratégia carro-chefe do marketing B2B, sendo tão importante para uma indústria quanto para um ventilador climatizador, por exemplo.
Isso porque, em uma comunicação de empresa para empresa, mostrar relevância acaba sendo fundamental para estabelecer um vínculo sólido, e a criação de conteúdo ajuda justamente não só a atrair, mas também a manter uma comunicação constante com seu consumidor, ajudando a construir laços e estabelecer uma relação cada vez mais próxima.
A ideia é que a empresa que aposta no Inbound Marketing como estratégia seja vista em seu mercado como referência em um determinado segmento.
Para isso ela deverá se posicionar com materiais e conteúdos de alta qualidade e que respondam às principais necessidades dos seus clientes.
Ter conteúdo de alta qualidade em diversos canais de comunicação é desafiador e dá um certo trabalho para a empresa construir um planejamento sólido e assertivo.
Redes sociais
As redes sociais possuem milhares de usuários espalhados Brasil afora, e é claro que são uma grande fonte para qualquer estratégia de marketing, no B2B, a mais recomendada é o LinkedIn, feita justamente para a troca de informações profissionais.
Ela pode ajudar diretamente a indústria a entrar em contato com seu público, e estabelecer conexões eficientes com seus consumidores que atuam no varejo, além dele, também vale destacar o Facebook, outra rede muito usada no B2B, que ajuda na produção de conteúdo e mantém um contato muito mais direto.
É preciso identificar quais redes sociais fazem mais sentido para o seu negócio e qual a parcela de usuários dentro de cada rede social são interessantes para o seu projeto.
As redes sociais cada vez menos entrega seu conteúdo organicamente para seus seguidores, forçando assim, o investimento em mídia para alavancar a distribuição do seu conteúdo.
Se você não impulsionar seus conteúdos vai acabar investindo muito tempo para criá-los e terá pouco retorno deste investimento.
E-mail marketing
O e-mail marketing ajuda a indústria a manter um contato mais próximo e direto com seus clientes, enviando conteúdos de uma forma diferente e até mesmo mais eficiente do que no caso do inbound marketing, por exemplo.
Aqui é possível enviar conteúdos e arquivos para uma lista específica de clientes, abordando sobre produtos e serviços de forma personalizada, isso gera uma aproximação muito maior, resultando em uma alta qualidade de comunicação entre sua indústria e seus consumidores.
É necessário, porém, que sua empresa já possua uma base de dados ativa dos seus clientes para que esse relacionamento ocorra de forma correta.
A ideia do email-marketing é fazer de forma segmentada e de 1×1. Nada de enviar mensagens aleatórias com assuntos que pouco interessam para os seus contatos.
Desta maneira, sua base rapidamente vai ficar estressada e bloqueada pelos seus usuários.
Trade marketing
Saindo do digital e indo para o presencial, o trade marketing é uma estratégia que consiste na utilização de produtos no Ponto De Venda, onde uma indústria pode dar pequenas amostras e demonstrações do que é produzido para chamar a atenção do consumidor, e fechar vendas para varejistas.
O clássico exemplo são as degustações de bebidas e comidas nos supermercados, basta separar uma quantidade após pesar os produtos na sua balança industrial digital, e destinar uma parcela para ser exposta nas lojas de potenciais consumidores.
Conclusão sobre o Marketing B2b
Podemos dizer que o Marketing B2B e focado principalmente para as indústrias é algo que veio para inovar na questão digital.
As industrias estão cada vez mais investindo no digital e obtendo resultados extraordinários, uma vez que, no digital, o investimento acaba sendo menor do que no off-line, mais assertivo e com possibilidades de alcance maior também.
Diversos canais podem ser explorados dentro do digital para alcançar distribuidores, fornecedores e clientes.
Esteja presente em todos eles para que a sua marca seja vista como referência em seu segmento.
Redes Sociais, Blog e Website, Vídeos, E-mail Marketing, automação de marketing, Mídia ADS e SEO são algumas formas básicas que a sua empresa deverá atuar para posicionar a marca e obter algum resultado.
Faça um planejamento anual completo e avalie as estratégias e canais de distribuição de conteúdo para não errar.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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