Quais são as principais diferenças entre o marketing B2B para o B2C
Marketing B2b: Todo o marketing pode ser considerado como B2B, que é a abreviação de business-to-business, ou B2C, que significa business-to-consumer.
Embora ambos tenham várias semelhanças, a diferença entre os dois é ainda mais profunda.
Portanto, para que você abra uma espécie de porta de enrolar e descubra novos elementos em relação ao tema, criamos esta postagem. Para saber melhor, mantenha-se conosco!
O que é marketing B2B?
Marketing B2B (business-to-business) envolve uma empresa cujo cliente principal é outra empresa e não consumidores comuns.
Comercializam seus produtos, serviços ou soluções exclusivamente para outros negócios e, com isso, os profissionais de marketing B2B direcionam todos os seus esforços para pessoas ou equipes que tomam decisões de compra em nome de suas empresas.
Aqui estão alguns exemplos de empresas que fazem marketing B2B:
- Uma empresa de toldo policarbonato que vende e instala seus materiais para outras marcas;
- Uma agência digital que produz ferramentas de SEO, CMS ou e-mail marketing para profissionais de marketing;
- Um fabricante que vende produtos para consultórios odontológicos e hospitais;
- Uma startup especializada em serviços financeiros como garantia de recebíveis.
- Uma empresa que faz aluguel de smartphones para o mercado b2b
O que é marketing B2C?
B2C (business-to-consumer) refere-se a empresas que vendem soluções, serviços ou produtos aos consumidores. Seus clientes-alvo compram o que eles oferecem para fins pessoais.
Para incentivar as vendas, os profissionais de marketing B2C concentram todos os seus esforços de marketing nos desejos, necessidades e problemas enfrentados por um usuário médio do produto.
Um B2C pode ser uma marca de cosméticos, uma imobiliária que vende casas, uma loja de ventilador climatizador, uma concessionária de carros, um serviço de streaming de música e filmes e muito mais.
Suas principais diferenças
- Público-alvo
Os profissionais de marketing B2B vão atrás dos principais tomadores de decisão dentro de uma organização.
Eles não precisam se preocupar com todos na empresa ou mesmo com o usuário final.
Os profissionais de marketing B2C podem direcionar suas campanhas para praticamente qualquer pessoa que use seus produtos ou serviços, não necessariamente o comprador.
Uma criança que vê um anúncio de um videogame, por exemplo, pode convencer os pais a comprá-lo. Mesmo assim, é crucial que a marca alcance aquele que toma as decisões.
- Lógica versus emoção
Contar histórias cativantes é uma das melhores maneiras de atingir as pessoas. Também pode conquistar a fidelidade do cliente e inspirar uma compra.
No entanto, o marketing B2B e B2C fazem isso distintamente.
O marketing B2B tem tudo a ver com lógica, ou seja, precisam expor sobre o produto/serviço, seus recursos e como isso ajudará a organização. Há pouca ou nenhuma emoção envolvida no processo.
No marketing B2C, o consumidor está provavelmente interessado num esquema mais emocional das coisas.
Quando a equipe envolvida está elaborando suas histórias, pensarão nos benefícios e no valor do serviço ou produto atrelados a uma linguagem simples. E não uma história longa e chata.
Conclusão sobre Marketing b2b e Marketing b2c
Como pudemos observar existem estratégias peculiares para cada tipo de empresa e público no mercado.
Não adianta fazer Marketing somente por fazer. Tem que ter estratégia por trás e saber exatamente quais são as dores e objetivos das personas que compram a sua solução.
O Marketing B2b é mais focado no decisor que comprar a sua solução e o Marketing B2c pode ser um pouco mais amplo dentro da sua estratégia.
Lembre-se que a pessoa física é mais ansiosa e imediatista do que a pessoa jurídica.
Detalhe a persuasão, a resposta para dúvidas, etc para conquistar o fechamento das compras.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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