Saiba como utilizar o Marketing de Guerrilha
Marketing de guerrilha é uma estratégia que tem como foco a publicidade criativa e fora dos padrões convencionais para divulgar produtos e serviços.
Foi criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson na década de 1970 e teve como inspiração as táticas da Guerra do Vietnã. Hoje em dia, vem sendo usado por empresas dos mais variados setores por ser uma alternativa reinventada.
Aliás, o ser humano tem a necessidade de se reinventar para criar oportunidades que trazem inovação e soluções criativas. Na hora de divulgar produtos e serviços, a criatividade se torna ainda mais importante.
O mercado está cheio de empresas que vendem as mesmas soluções e é necessário saber se destacar para impactar o público e chamar a atenção das pessoas. O consumidor moderno precisa se sentir atraído, caso contrário, não vai comprar.
O marketing traz diferentes ideias para atrair as pessoas e é o setor perfeito para inovar e trabalhar práticas diferentes. O marketing de guerrilha se encaixa perfeitamente nesse conceito e vem se destacando cada vez mais.
Ele gera alto impacto e o melhor de tudo é que a empresa não precisa gastar muito. Neste artigo, será possível entender o conceito de marketing de guerrilha e como utilizá-lo.
Entenda o que é marketing de guerrilha
Marketing de guerrilha é uma estratégia focada em publicidade criativa e fora dos padrões convencionais para divulgar produtos e serviços, sendo uma ação um pouco mais agressiva do que as outras opções de divulgação.
Isso porque ele foi inspirado na Guerra do Vietnã, desenvolvido na década de 1970, sendo uma ideia de Jay Conrad Levinson.
Na época desses acontecimentos, os vietnamitas tinham poder de fogo inferior, mesmo assim, conseguiram superar as limitações, por meio de táticas de guerrilha que surpreendiam os adversários.
Ao usar essa estratégia, o fabricante de portão basculante alumínio consegue aumentar seu impacto sobre o público, mesmo usando um investimento mais baixo.
Veja também: Inbound e Outbound – como unir essas duas estratégias poderosas
Importância do marketing de guerrilha
Essa estratégia vem crescendo continuamente e não é difícil entender a razão. Em primeiro lugar, sua principal promessa é impossibilitar que a companhia faça mais com menos.
Os resultados são expressivos, principalmente se comparados com outras ações de marketing, mas compreender a razão por trás de tudo isso é fundamental para criar uma campanha de sucesso.
Se você comparar o marketing de guerrilha com o marketing tradicional, não vai encontrar muitas diferenças em relação aos aspectos técnicos. Isso acontece porque ambos contam com anúncios para atrair a atenção das pessoas.
No entanto, a abordagem trabalhada por eles se diferencia e isso é importante para que seja possível se destacar em um mercado extremamente competitivo e que bombardeia o público com informações.
Justamente por causa do excesso de informação, quando uma pessoa procura por lavanderia mais perto, acaba se tornando mais seletiva na hora de escolher. Isso não se deve apenas ao valor cobrado pelo serviço, mas também por outros aspectos.
A companhia que investe em marketing de guerrilha consegue ir além de anúncios convencionais que se tornam facilmente descartáveis. Isso é muito importante porque as pessoas já não querem mais ser incomodadas com propagandas inconvenientes.
O marketing de guerrilha, por sua vez, dificilmente será ignorado pelo público e cria uma impressão duradoura na mente dos consumidores.
Ele também consegue provocar uma reação por parte deles, pelo fato de fazer com que reavaliem suas prioridades e hábitos, além de provocar os concorrentes diretamente.
Veja também: Tendências de Marketing Digital para 2023
Como usar o marketing de guerrilha
Quando a marca investe nessa estratégia, o impacto gerado por ela pode ser bom ou ruim. Tendo isso em mente, é muito importante tomar alguns cuidados para que a campanha não provoque efeito contrário ao esperado.
Por outro lado, se a ação for bem trabalhada, traz muitos benefícios para a organização, e dentre os que mais se destacam estão:
- Aumenta o reconhecimento de marca;
- Destaque entre concorrentes;
- Constrói conexão emocional;
- Fortalece parcerias.
Contudo, para que uma empresa de serviços recepção possa aproveitar todos esses benefícios, precisa saber como colocar essa estratégia em prática. Algumas dicas, são:
1. Preservar a origem da empresa
Esse tipo de marketing não precisa seguir uma fórmula única, muito pelo contrário, para ter sucesso com ele, é muito importante saber inovar.
Algumas marcas conseguem ser engraçadas enquanto outras são mais provocativas ou desafiadoras. Também existem companhias que preferem tratar assuntos mais sérios e todos esses tipos de mensagens podem ser trabalhados.
Para encontrar o contexto da sua comunicação, é muito importante respeitar as origens do negócio. Por exemplo, se o segmento permite uma linguagem mais leve e descontraída, então a empresa deve aproveitar essa característica.
Porém, é possível se adaptar conforme for necessário e com isso conquistar um resultado autêntico e satisfatório.
2. Ser original
Outro ponto muito importante nessa estratégia é buscar a originalidade acima de tudo. Não é possível conquistar bons resultados copiando estratégias de sucesso de outras organizações.
Mesmo que uma ideia pareça muito boa, antes de mais nada ela precisa fazer sentido para o negócio. A melhor forma de conseguir isso é ser original.
É claro que você pode procurar inspirações em casos de sucesso, visto que ajudam a aguçar a criatividade e ter ideias interessantes.
Para um fabricante de mochila tecido personalizada, é uma forma de aprender sem correr o risco de imitar essas práticas.
3, Atentar-se às emoções
O objetivo do marketing de guerrilha é provocar emoções, mas antes de trabalhar nesse sentido, é muito importante saber qual emoção a marca deseja despertar.
Quando se trata de marketing de guerrilha, existe espaço para campanhas sérias, engraçadas e até mesmo chocantes. O estilo da campanha deve acompanhar o assunto a ser tratado.
Por exemplo, se você vai abordar algo sério e urgente, não é apropriado colocar um tom de humor na mensagem. Agora, se a ideia é promover um produto, então uma campanha mais descontraída e leve se encaixa melhor.
Por exemplo, se a empresa falar sobre caixa de acrílico 15×15, vale a pena transmitir sensação de alegria e leveza. Por outro lado, se a marca for abordar assuntos mais sérios, como sustentabilidade, precisa trabalhar outros sentimentos.
Tenha em mente que as pessoas vão associar a empresa aos sentimentos despertados por ela, portanto, se for algo negativo, a tendência é que se afastem ao invés de se sentirem atraídos.
4. Conhecer bem os clientes
Independentemente do estilo de campanha que será criada, é muito importante conhecer bem seus clientes, afinal, eles serão impactados pelas campanhas.
Estude seu público no geral, o que envolve tanto clientes atuais quanto potenciais clientes. Esse cuidado é necessário para valorizar a campanha e evitar que ela se torne um fracasso.
5. Saber executar
Uma revenda de saco de papel kraft reforçado precisa planejar adequadamente suas campanhas, mas, além do planejamento, é muito importante ter cuidado com a execução.
Muitas empresas acabam falhando na hora de executar aquilo que foi pensado. Para evitar que isso aconteça, depois de definir qual é a melhor ação para atrair e impactar as pessoas de maneira original, pense em outros detalhes importantes para o sucesso.
Por exemplo, se você acha que contar com um parceiro pode ajudar sua campanha, é fundamental se reunir com ele para dividir as tarefas e decidir em conjunto como as coisas vão funcionar.
Para não errar na execução, um fabricante de mesa de jantar alto padrão pode fazer uma lista de tudo o que é necessário e segui-la meticulosamente.
6. Avaliar os resultados
Assim como muitas outras estratégias de marketing, o marketing de guerrilha precisa ter seus resultados avaliados. Algumas organizações descartam essa etapa porque acham que as ações são muito espontâneas.
No entanto, tenha em mente que a avaliação é possível e fundamental para valorizar os investimentos e alcançar os objetivos propostos.
Conhecer a performance de sua estratégia, utilizar boas ferramentas de monitoramento que ajudam a acompanhar a repercussão da campanha nas redes sociais.
Voltar a atenção para essas plataformas é muito importante porque elas ajudam a deslanchar as estratégias de marketing de guerrilha e ainda incentivam a propaganda boca a boca.
Uma marca de limpeza de sofá pode usar as métricas que avalia na empresa, isolando apenas o período da campanha em comparação com o desempenho comum dos últimos meses.
Se por acaso o seu negócio ainda não avalia uma métrica, é necessário começar o quanto antes e evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Veja também: Featured Snippet – o que é a posição zero do Google e como conquistá-la
Considerações finais sobre o Marketing de Guerrilha
Em suma, o marketing de guerrilha é uma estratégia inteligente e criativa que pode surpreender com seus resultados.
É fazer mais com menos utilizando a criatividade e o que você tem disponível dentro da empresa. Se destacar no meio digital com parcerias e posicionamento da marca construindo uma conexão emocional com o seu cliente.
Para isso você deve ter um conhecimento profundo de quem são os seus clientes, saber executar a estratégia de marketing de guerrilha e medir os seus resultados constantemente.
Lembre-se de ter ajuda de especialistas para não errar e obter um resultado desastroso (inverso) para a sua marca.
Agora que você já sabe como colocá-lo em prática, deve começar a trabalhar diferentes ações que podem ser colocadas em prática e impactar o seu público de modo mais econômico e inteligente.
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Seja com um serviço pontual ou como uma extensão da sua empresa, vamos mergulhar nos seus objetivos e metas e fazer o verdadeiro Marketing de Guerrilha para atingi-los.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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