Marketing Digital: Dados, experimentação e criatividade.
Como combinar esses 3 elementos do Marketing Digital em meio à crise.
Nós, como profissionais da área de Marketing Digital e Comunicação em geral, temos cada vez mais nos perguntado: Quais são as principais necessidades das pessoas? O que pode fazer a diferença em suas vidas neste momento? Como a sua marca pode impactar de forma positiva a vida das pessoas?
Nunca tivemos em um cenário tão peculiar e complexo como o atual (2020) e acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas tem sido o maior desafio de todos nós da área.
Um crescente interesse em mensuração e análise de dados não é à toa. Utilizar os dados como base para fonte de ideias novas em um ambiente tão dinâmico com a internet é mais do que um modo de operar em tempos de crise.
É alimentar a curiosidade “Always On” sobre o público e democratizar a cultura da experimentação em todas as áreas da agência.
Trabalhando a serviço das pessoas
Como nós, de agências de Marketing, podemos atuar para ouvir mais as pessoas nesse momento? Já sabemos que uma das maneiras de contribuir nesse momento é prestando algum tipo de ajuda.
“Vamos parar de pensar só em propaganda e ajudar nossos clientes a estarem próximos dos clientes deles.” – Edu Simon, CEO DPZT
O público-alvo por sua vez espera que as marcas se posicionem com agilidade e precisão e que tenham mais clareza para transmitir aquilo que estão oferecendo. Essa expectativa de maior colaboração é vista com bons olhos.
Mas é possível tomar decisões com segurança em tempos incertos? Ter como referência alguns conceitos de Test & Learn pode ajudar a sua empresa chegar lá.
O preceito é pensar além da solução: todas as falhas devem seguir como aprendizado rápido e podem motivar a atingir melhores resultados no futuro.
Você deve garantir que as informações e boas práticas estejam retroalimentando os resultados das campanhas e que esteja al alcance de todos da equipe. Assim, garantirá uma evolução eficiente dos resultados.
“A dinâmica de experimentação (test and learn) de variadas estratégias de audiências combinadas aos diversos conteúdos criativos é o que garante a evolução consistente dos resultados.” – Lica Bueno, sócia diretora da Suno
Negócios a favor de um novo mundo
A boa notícia é que os profissionais de Marketing Digital e Comunicação estão acostumados e, até gostam, de experimentar diferentes caminhos para chegar ao entendimento das pessoas e suas características de consumo – Mesmo diante de tantas imprevisibilidades.
“Uma das grandes oportunidades para se trabalhar com dados em eventos que impactam no comportamento do consumidor – como a pandemia – é entender como mudou o consumo de conteúdo e suas prioridades, entender quais perguntas eles estão fazendo e desenvolver conteúdos que atendam a essas demandas e anseios.” – Alexandre Kavinski. Sócio fundador da I-Cherry
Veja 03 pontos de partida com ferramentas e soluções que, combinados à expertise da agência Next4, podem ajudar a direcionar mensagens, elementos criativos e experiências para o público de maneira mais precisa, ágil e qualificada.
- Curiosidade Always On pelo consumidor
- Desenvolvimento de novas experiências
- Marcas como criadores
Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma delas para ficar mais claro.
Curiosidade Always On pelo consumidor
Considere neste momento o que chamamos de monitoramento constante da sua audiência. Pensar em como criar estratégias avançadas de audiências requer muita atenção em alguns pontos específicos:
- Que tipo de mensagem pode ser transmitida ao público?
- A marca deve aparecer no início ou fim da campanha e/ou ação?
- Que tipo de elemento criativo pode chamar mais atenção da audiência?
Depois de pensar em possíveis respostas, conte com algumas ferramentas disponíveis que podem ajudar na fase de testes, tais como: Brand Lift, Video Experiments, Google Consumer Survey, Audiências avançadas, Insights Finder, ferramentas de vendas do Google, entre outras.
Desenvolvimento de novas experiências
Uma boa estratégia Omnichannel é a discussão mais frequente, não é mesmo? Isso porque, em isolamento social, os consumidores estão cada vez mais adotando experiências que não incluem suas compras nas lojas físicas.
É muito cedo para dizer se essa experiência veio para ficar realmente. Mas experiências integradas podem unir o melhor dos mundos offline e digital.
Por isso, pense em uma estratégia onde possa oferecer somente o produto. Inclua comando de voz, AR, experiência mobile e outros serviços que agreguem mais valor para o seu usuário.
Marcas como criadores
Como sabemos, o Youtube é um espaço com múltiplas possibilidades, capaz de catalisar mudanças importantes relacionadas ao comportamento das pessoas.
Um exemplo claro: Desde o início do isolamento social no Brasil, a busca por conteúdos relacionados ao termo “em casa” aumentou +123%.
Os Creators são um dos pilares que sustentam esse crescimento. Já compartilhamos algumas ideias aplicáveis em diferentes contextos para potencializar a mensagem da sua marca e construir laços autênticos com a audiência.
As marcas, mais do que nunca, precisam se conectar com a realidade das pessoas para que possam transmitir com total transparência seu posicionamento, além de deixar claro o que têm para oferecer de diferente.
E quem faz a ponte entre anunciantes e consumidores são as agências de Marketing, que assumem um papel ainda mais importante na hora de propor adaptações e novos caminhos para os seus clientes.
Com as ferramentas e recursos disponíveis, nossa agência pode ampliar sua atuação com insights e serviços diferenciados do Google para o seu consumidor.
Conclusão
A transformação está passando na vida de todas as empresas. Aproveite o momento para se reciclar e acompanhar as tendências digitais de acordo com o movimento e exigência dos consumidores.
Sua empresa precisa se posicionar corretamente nos meios digitais para não deixar seus consumidores migrarem para os seus principais concorrentes. O entendimento das reais necessidades é uma prioridade!
A pandemia está nos fazendo repensar o planejamento de mídia e Marketing como um todo, mas não se engane, não é hora de baixar a guarda. A hora é de fazer uma base sólida e plantar sua marca no coração dos consumidores.
Dados, insights e muita inspiração é o que a Next4 pode oferecer para você acompanhar esse novo jeito de se posicionar no Marketing Digital.
Conte com nossa equipe para fazer uma avaliação geral no Marketing Digital da sua empresa e descubra seu posicionamento perante aos concorrentes. Vamos fazer acontecer juntos? Conte com a gente e fale agora com um dos nossos especialistas!
FONTE: Google Think
POSTS RECENTES
- Principais Tendências de UGC e Creators para 2025
- UGC e Creators: Como o Conteúdo Gerado por Usuários Transformará Marcas em 2025
- O Papel dos Creators no Ecossistema do UGC
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.