Descubra quais são as métricas de uma estratégia de Inbound Marketing
As métricas são muito importantes para as estratégias de marketing digital, de modo geral, porque elas mostram qual é a performance dessas ações e o que pode ser feito para melhorá-las.
É uma forma de evitar que essas estratégias sejam subvalorizadas, ou até mesmo superestimadas, por conta da dificuldade de compreender os ganhos ou prejuízos que elas estão trazendo para a empresa.
Para os profissionais de marketing esse conceito é ainda mais importante, já que, por meio dele, eles podem mostrar a eficácia do trabalho realizado e obter um bom retorno financeiro.
Independentemente de qual seja o segmento do negócio, ele precisa tangibilizar os ganhos e a partir disso compreender a importância de investir em Inbound Marketing. Aliás, é possível fazer uma comparação geral de todas as ações de marketing digital.
É importante dizer que o grande diferencial do marketing feito pela internet é justamente poder comprovar a eficácia de todo o investimento, e isso faz com que ele seja muito mais eficiente do que o marketing tradicional.
No contexto atual, as organizações não podem mais perder tempo com aquilo que não traz resultados. Este artigo vai explicar o que são métricas de inbound marketing, como analisá-las e dar algumas dicas para aplicar no negócio.
O que são métricas de inbound marketing?
As métricas de inbound marketing são um passo muito importante para que a organização possa elaborar seus planos, estratégias e ações. São representadas por indicadores que mensuram o sucesso da campanha ou do trabalho de marketing.
Com esses dados em mãos, a marca consegue estudar melhor as etapas de um projeto e se basear em fatos concretos. Também facilita o monitoramento e a comparação do que está sendo feito de maneira prática e direta.
Mas, além de saber o que são métricas e quais avaliar, um pet shop próximo a mim também precisa saber usá-las para obter sucesso na área. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não devem ser avaliadas apenas no início da campanha.
Na verdade, quando se trata de aplicá-las ao inbound marketing, que é uma ação de longo prazo, as métricas precisam ser avaliadas continuamente e ao longo de todas as etapas do funil de vendas.
Isso é necessário, porque os conteúdos de inbound marketing demoram para fazer efeito, e cada tipo de conteúdo é destinado a uma etapa do funil.
Como analisar as métricas de inbound marketing
Depois de compreender o conceito de métricas de inbound marketing, chegou o momento de saber como analisá-las. Entre as principais métricas estão:
- Número de acessos ao site;
- Taxa de conversão;
- Custo por lead;
- Custo por cliente;
- Taxa ou perda de clientes;
- Retorno sobre os investimentos.
Uma oficina de vistoria veicular mais próxima precisa avaliar o número de acessos ao site, porque isso está relacionado ao nível de interesse dos leads em relação ao serviço que oferece.
Quanto mais acessos o canal tiver, melhor, porque mostra que as ações estão focadas na persona certa e que são capazes de despertar o interesse dos usuários. Os links costumam ser divulgados nas redes sociais, de maneira paga e orgânica.
A taxa de conversão, por sua vez, pode ser usada em diferentes etapas da jornada de compra, como no caso do topo do funil. Ali, a taxa vai representar o total de leads que acessaram a landing page dividido pelo total de visitantes.
Quanto ao fundo do funil, é possível dividir o total de clientes que compraram o produto pelo total de leads convertidos. Já no e-mail marketing, é possível dividir o total de vendas pelo total de cliques recebidos.
Analisar a taxa de conversão é fundamental, porque ela mostra o quanto as campanhas são eficientes e qual é o nível de aceitação do produto entre os consumidores.
Quanto ao custo por lead, para uma empresa de portaria remota orçamento ele é muito interessante porque mostra o valor que ela precisou investir para gerar o potencial cliente.
A análise deve ser feita dividindo o total de investimentos na ação pelo número de leads gerados para o negócio.
Já o custo por cliente é bem parecido com o custo por lead, e a única diferença é que ele acontece em uma etapa mais avançada do funil de vendas.
Nesse caso, a companhia precisa dividir o total do investimento em uma estratégia de marketing pelo número de clientes que compraram sua solução. Se o valor estiver muito alto, significa que a organização está gastando muito para conseguir vender.
A campanha de inbound marketing é realmente efetiva quando o custo por cliente está baixo. Outra métrica é a taxa de perda de clientes, também conhecida como churn rate, e estima o número de pessoas que deixaram de seguir a marca.
Uma prestadora de serviço de portaria virtual pode calcular pegando a quantidade de novos leads da marca e subtraindo pela quantidade de potenciais clientes que pararam de seguir a marca.
Quando o saldo é positivo, significa que as perdas de leads são menores do que as conquistas e, quando é negativo, significa que a marca está perdendo mais leads do que ganhando.
Por fim, o retorno sobre os investimentos (ROI) é uma das métricas mais importantes, porque traz uma visão realista sobre o desempenho do negócio e é calculado pela seguinte fórmula:
ROI = (faturamento – investimento) / investimento
Mas, além de saber como calcular as principais métricas de inbound marketing, também é muito importante saber como aplicá-las ao negócio.
Como aplicar as métricas de inbound marketing
A melhor forma de aplicar as métricas de inbound marketing é estabelecendo uma rotina de acompanhamento. Isso é necessário, porque poucas coisas são regras absolutas quando se trata de marketing.
Se uma clínica veterinária próximo a mim quiser saber como está sua geração de leads ou se o custo por lead é adequado, ela precisa entender como suas ações de marketing vão impactar as métricas e fazer uma observação mês a mês.
Fazer esse acompanhamento de maneira rigorosa é fundamental para saber se os investimentos em marketing estão trazendo os resultados esperados da maneira com que são colocados em prática.
Também é fundamental entender que as oscilações negativas dos resultados podem ensinar alguma coisa. Por isso, quando a organização percebe que uma de suas métricas piorou, então ela deve procurar entender por que isso está acontecendo.
Esse entendimento vai mostrar o que deve ser feito para reverter a situação e colocar a ação no caminho do crescimento.
Mas para compreender ainda mais a necessidade de avaliar as métricas de inbound marketing, é necessário compreender a importância dessa estratégia.
Importância do inbound marketing
Uma escola que oferece curso de pá carregadeira online precisa investir em inbound marketing por conta de seus benefícios, e eles justificam sua importância.
Um dos que mais se destaca é o fato de que a organização consegue atrair leads mais qualificados. Isso se dá pelo fato de que o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, visa a superar os modelos tradicionais.
Ele faz isso direcionando a estratégia para um público mais específico e aumentando as chances de fechar negócio com clientes em potencial.
Suas estratégias, como no caso do marketing de conteúdo, tornam a comunicação mais dinâmica e de mão dupla com os consumidores.
Usando canais como as redes sociais, as pessoas podem interagir com uma empresa que oferece escritório virtual planos. Essa interação é muito proveitosa, porque esclarece dúvidas e mostra que a corporação valoriza a experiência do consumidor.
É uma ação extremamente recomendada para aumentar o nível de engajamento da audiência, e ter um público engajado é indispensável para espalhar ainda mais a mensagem.
Compradores engajados turbinam o alcance das estratégias de marketing sem que, para isso, a empresa precise aumentar os investimentos.
É uma estratégia que melhora o retorno sobre os investimentos, visto que os leads qualificados gerados por meio dela geram impactos diretamente nos indicadores de desempenho, como no caso do custo de aquisição de cliente.
Além disso, para uma empresa de drywall montagem também fica muito mais fácil atrair e conquistar novos clientes a fim de fidelizar aqueles que já conhecem e já compraram dos produtos e serviços.
Considerações finais
O inbound marketing é muito valorizado, hoje em dia, porque é uma estratégia orgânica, e as ações orgânicas estão de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno.
Essas pessoas precisam confiar nas empresas, para fazer negócio, devido ao fato de que existem muitas empresas que vendem exatamente os mesmos produtos e serviços.
Mas para que todo esse trabalho e investimento tragam bons resultados, é necessário trabalhar com as métricas de inbound. Ao analisá-las, o negócio garante que suas ações de marketing estarão sempre no caminho certo e trazendo bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Next4, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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