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Como o marketing de relacionamento contribui para estratégias digitais

Como o marketing de relacionamento contribui para estratégias digitais

As estratégias digitais são uma parte muito importante para o crescimento de uma empresa, seja para adquirir mais clientes ou
então para conseguir uma maior visibilidade perante o público geral.
E para que isso ocorra da melhor forma, o marketing de relacionamento entra como um dos princípios básicos nesse processo.

Com o intuito de gerar maiores crescimentos para uma empresa, o marketing digital é crucial, principalmente atualmente onde a maioria das pessoas passa um longo período online. Fora a influência que a facilidade de acesso 24h por dia cria.

Por conta das pessoas estarem mais ativas nesses ambientes, é interessante tentar fazer uma captação do público no momento em que estiverem utilizando as mídias e sites, pois é mais propício elas aceitarem uma proposta. 

Mas, existem muitos indivíduos e empresas com esse mesmo objetivo de atração, por isso para conseguir atingir é preciso adaptar a linguagem, para que a mensagem passada consiga ser mais envolvente às pessoas.

E quando abordamos a questão de envolvimento do público, nada melhor do que utilizar o marketing de relacionamento para conseguir atingir bons resultados.
Por isso, vamos analisar estratégias digitais que possam  contribuir nesse processo.

  • O relacionamento com clientes
  • Vantagens do marketing de relacionamento
  • Expanda os seus resultados

O relacionamento com clientes

O relacionamento com clientes é uma das partes fundamentais para garantir um maior engajamento, por isso se torna essencial implementar bons conteúdos no dia a dia do público.

No ambiente digital podemos verificar um leque de opções para desenvolver essa questão, os recursos vão desde textos, imagens, vídeos, podcasts, e-books, enfim todo o tipo de material que possa agregar no contexto é válido para as suas estratégias.

Fora isso outro facilitador para o estabelecimento de uma conexão, são as interações nas redes sociais, então por meio dos recursos que ela possibilita, comentários, votações e curtidas, é possível entender um pouco melhor a opinião do público perante o seu trabalho.

O principal objetivo é trazer informações que sejam relevantes, portanto saber os gostos e preferências das pessoas é essencial.
Outra coisa interessante é diversificar com ideias criativas em suas publicações.

Nutrição de contatos

Uma característica muito importante no marketing de rede, a formação de contatos, é o constante envio de informações e conteúdos para esse grupo, pois assim ele ficará atualizado com o posicionamento e novidades da empresa.

Então, como visto, isso pode se dar por várias maneiras, seja de forma visual, verbal, entre outras, o interessante é adaptar esses estilos para que eles se adequem da melhor forma ao meio de propagação.

Algumas das possibilidades são:

Blog

Em um blog você pode utilizar os recursos de texto, imagens, vídeos, enfim, o foco será a mensagem que pretende passar para agregar de alguma forma ao cotidiano dos leitores, e ao mesmo tempo que faz isso você pode utilizar estratégias de marketing para captar o cliente.

Exemplo: em uma empresa de cosméticos, é interessante passar dicas de utilização de produtos, tendências da área, e novidades que estejam tanto dentro do que você pretende transmitir, o que se enquadra no seus objetivos, como algo que estimule a receptividade dos leitores.

Redes sociais

Nas redes sociais é viável trabalhar de outras formas e criar mais maneiras de aproximação do público. Por isso tente explorar ao máximo os diferentes recursos disponibilizados pelas plataformas.

Com esse intuito, planeje as suas publicações de maneira que as informações sejam conectadas umas com as outras e a comunicação se estabeleça de modo prático e contribua no contexto geral do seu ramo de atuação e público.

E-mail marketing

O e-mail marketing também entra como um bom aliado na comunicação, então você pode estabelecer um fluxo de mensagens, para que os seus clientes se mantenham atualizados e ativos perante as atividades que empresa propõe.

As quais podem variar desde promoções, novidades, campanhas, entre outros. O interessante é que isso  estabelecerá um vínculo, que aproximará a empresa do cliente de forma ampla.

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Vantagens do marketing de relacionamento

Ao estabelecer uma proximidade maior com o público diversas vantagens são angariadas ao seu negócio. Algumas delas são:

  • Relevância: a partir do momento que a audiência começa a demonstrar um maior  interesse em seus conteúdos, esse material fornecido começa a se expandir nos meios digitais, por conta do seu aumento de procura;
  • Credibilidade: assim que a busca pelo o que você produz aumenta, a credibilidade dos seus materiais também melhora, pois se existe uma maior visualização, significa que eles agregam de alguma forma na vida das pessoas;

 

  • Boa relação: um dos resultados mais rentáveis e evidentes da estratégia de relacionamento é o estabelecimento de uma boa relação com os seus clientes e parceiros.
    A mesma culmina em outras questões como um círculo mais propício à aceitação de sugestões ou propostas.

 

Por exemplo: caso o seu público sejam vendedores, fica mais propício eles receberem orientações sobre estilos de vendas, como o que é marketing multinível a partir da sua empresa;

 

  • Fidelização: outro benefício é a fidelização que é criada a partir desse contexto, pelo fator da credibilidade existente, as pessoas passam a utilizar o seu negócio como um modelo e inclusive acabam indicando para amigos. O que também aumenta  os seu tráfego no ambiente digital como estimula o alce os seus objetivos.

 

Expanda os resultados com estratégias digitais

Depois de ter visto como o marketing de relacionamento pode contribuir com as estratégias digitais da sua empresa, comece a aplicá-lo em seus negócios. Por isso, lembre-se de começar definindo os seus  objetivos para depois iniciar as tomadas de ação.

Que será a criação de conteúdos voltados ao seu público alvo e área de atuação, que devem ser propagados na mídia de comunicação que mais se adeque aos seus objetivos.
A partir do momento que essa relação é estabelecida, é provável que se a atenção das pessoas se mantenha e elas tornam-se mais próximas.

Com isso a fidelização de clientes e parceiros é criada, e isso faz com que esse público divulgue o seu trabalho, o que fará com que ele se expanda de forma contínua e ganhe uma maior credibilidade, características ideais para um negócio de sucesso.

Conteúdo produzido por:
Rafaela Diniz
Assessora de imprensa e redatora| Meu Ideal