O Marketing de Conteúdo para a geração de resultados efetivos
RESUMO DA NOTÍCIA – O Marketing de Conteúdo para a geração de resultados efetivos:
- Introdução ao marketing de conteúdo
- Importância e conceito do marketing de conteúdo
- Dicas e medidas para fazer marketing de conteúdo
- Conceito de Inbound Marketing
- A importância do marketing de conteúdo no Inbound Marketing
- Resultados de um bom marketing de conteúdo
Introdução ao marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo não é necessariamente uma ferramenta nova, mas não há como negar a sua maior
popularidade nos últimos anos, quando esse tipo de marketing começou a ser cada vez mais discutido
e suas estratégias divididas em cursos, blogs, seminários e livros, entre outros canais.
Reconhecer qual é o seu público, investir em estratégias e conteúdos relevantes são ações
de extrema importância, mas que, nem sempre, trarão um resultado palpável e efetivo,
por isso, é preciso ter consciência sobre algumas ações que podem ser tomadas para atrair
o seu público-alvo e fazer com que o marketing de conteúdo traga resultados comerciais importantes.
Importância e conceito do marketing de conteúdo
Mas afinal por que é tão importante a produção de conteúdo para a minha empresa?
O seu site tem que se diferenciar dos sites de empresas concorrentes e ganhar destaque
para não se tornar só “mais um clique inútil” diante do seu público alvo.
E para conseguir até mesmo esse simples clique, há um caminho a ser percorrido, afinal,
concorrentes oferecendo o mesmo produto ou serviço que você, existe aos milhares.
Sabemos que nem todos têm a mesma qualidade, mas para conhecer a sua qualidade,
o cliente precisa pelo menos clicar e explorar o seu site.
Você já ouviu falar em SEO? Trata-se de estratégias para colocar as palavras-chave
nos lugares corretos do seu site, e assim facilitar a localização pelos mecanismos de busca,
como o Google, por exemplo. Inserindo essas palavras na página principal, no título da página
ou em subtítulos, as chances de ficar entre os primeiros resultados de pesquisa aumentam.
Uma coisa é certa: os internautas normalmente clicam nos links que aparecem
nas primeiras páginas de busca.
Raramente alguém chegará à décima página, por exemplo.
Portanto, quanto maior a sua visibilidade, maiores as possibilidades de receber um clique.
Até aí, falamos das estratégias para chegar ao clique.
Agora, vamos pensar o seguinte: o que faz com que o internauta permaneça
em seu site após o clique? Não há outra alternativa: o conteúdo de qualidade.
Ou seja, o seu site precisa ter um marketing de conteúdo que funcione
De nada adiantam as estratégias do SEO, se o que o cliente encontrar no site
não condizer com o que ele procura.
Em um ambiente onde tudo é oferecido de bandeja, qualquer deslize pode causar
um desinteresse que levará o seu público para o site do concorrente.
Para isso, busque informações relevantes, curiosidades e dicas sobre seus produtos
e serviços e publique-as em seu espaço. Esses são ótimos exemplos de marketing de conteúdo.
É importante também além de saber como criar conteúdo de qualidade para sites e blogs,
manter a página sempre atualizada. Se você preferir, pode criar um blog
e alimentá-lo regularmente com conteúdo de qualidade, deixando o link
na página principal do seu site.
O layout também é importante: opte por cores harmoniosas e decore-o com motivos de acordo
com o seu ramo de atuação.
Evite uma aparência muito gritante ou poluída, pois isso pode causar desinteresse antes mesmo que o cliente comece a ler.
Ilustrações e fotos também ajudam o cliente a sentir-se mais seguro na hora de escolher conhecê-lo “ao vivo”.
Na internet, você deve mostrar ao cliente que, muito mais que um simples produto ou serviço,
você vende exclusividade e satisfação.
Ali, no seu site, está a sua oportunidade de causar uma boa primeira impressão ao seu futuro cliente.
A partir daí, a relação entre cliente e fornecedor tende a estreitar-se cada vez mais.
Sabemos que fidelizar clientes depende de uma série de fatores como qualidade e atendimento.
Mas um bom site talvez seja o empurrãozinho que falta para chegar a eles.
E para isso, é fundamental saber como fazer marketing de conteúdo.
Medidas que devem ser tomadas para atrair o seu público-alvo através do marketing de conteúdo
✓ Identificando o seu público
É impossível alcançar as suas metas sem saber com qual público você está se comunicando.
Por isso, é necessário saber reconhecer com quem você quer falar
e qual a contrapartida que esse público pode trazer para a sua empresa.
Independentemente se o seu marketing de conteúdo é no segmento B2B,
quando se estabelece uma relação de empresa para empresa ou B2C,
quando as estratégias são traçadas diretamente para o consumidor final,
o sucesso só será possível se todo o conteúdo for extremamente personalizado
para agradar as pessoas certas.
✓ Conquistando clientes
Existem algumas ferramentas e medidas que podem ser adotadas para fazer
com que o seu marketing de conteúdo seja revertido para negócios.
Uma delas é a adoção da chamada Landing Page, que nada mais é
do que um site especial apenas com a apresentação do seu negócio.
Objetiva, a Landing Page visa “prender” o futuro investidor e deve conter todas
as informações necessárias sobre a sua empresa, além dos seus cases de sucesso.
Demonstre a eficiência e qualidade de seus produtos e serviços de maneira clara,
voltada para a divulgação de métricas , que certeza, é um dos fatores principais
na hora do futuro investidor escolher a sua instituição, e não a sua concorrente.
Busque também exemplos de sucesso de quem já é o seu cliente, pois esses testemunhos
ou entrevistas reais em que um cliente fala sobre as melhorias que teve após a contratação
do seu serviço cria uma empatia em quem ainda está em dúvida
sobre contratar ou não a sua empresa.
✓ Uma imagem que vale mais do que mil palavras
Antes de pensar num site próprio, com conteúdo semanal ou até diário e um contato
bem próximo com o público-alvo, pense na sua logomarca, no seu slogan.
Agora esqueça que você é o dono da empresa ou um diretor importante de marketing
e pense como um possível cliente da sua própria empresa.
Esta logomarca e este slogan te chamam a atenção?
Um bom slogan e uma logomarca marcante podem atrair um cliente
apenas pelo simples fato de aparecerem na tela deste cliente.
A logomarca é o primeiro contato que uma pessoa tem com sua empresa.
O slogan chama a atenção desta pessoa para saber o que você tem a oferecer e qual a sua intenção com ela.
Especialistas afirmam que é importante saber utilizar a logomarca e criar um slogan que tenha a ver com aquilo que sua empresa faz no mercado.
As pessoas irão ligar a logomarca e o seu slogan a sua empresa sempre que precisarem de algum serviço que você presta.
✓ Escreva aquilo que as pessoas querem ler
Ter um site próprio empresarial não deve ser um hobbie.
Por mais que você tenha um estilo especial de escrever,
goste de certos assuntos e queira expor isso na internet, num site empresarial
seu objetivo é atrair clientes.
E, neste caso, deve escrever aquilo que elas precisam e procuram,
mesmo que isso signifique fugir do seu estilo e de seus assuntos preferidos.
Pesquisar aquilo que as pessoas estão procurando pode te ajudar a criar conteúdo de qualidade
adequado ao seu público-alvo.
Ou seja: através do marketing de conteúdo, é preciso ser proativo para conquistar mais clientes.
Conceito de Inbound Marketing
Um conceito que mais define o Inbound Marketing com facilidade é a ideia
que ele é uma ferramenta que tem por intuito angariar o interesse dos clientes.
Não por acaso, ele é também conhecido pelo termo de marketing de atração.
Por causa dessa característica, é que o marketing de conteúdo é tão importante dentro do Inbound Marketing.
De uma forma geral, para conquistar o tão almejado interesse do público-alvo,
é possível aferir que o Inbound Marketing trabalha com alguns alicerces básicos,
entre os mais famosos podemos citar o uso adequado das técnicas de SEO,
a presença das redes sociais e, especialmente, conteúdo relevante.
A importância do marketing de conteúdo no Inbound marketing
É certo afirmar que, indo na contramão dos outros tipos de marketing,
o Inbound tem como princípio conquistar o interesse do público-alvo.
Para cumprir, ele almeja gerar um amplo número de visitantes para um determinado website,
em seguida ele trabalha no sentido de tornar esses visitantes em leads.
Após isso, os leads se tornam clientes e também divulgadores do website.
Nesse contexto que o conteúdo é um elemento de extrema importância,
pois a geração de leads e a possível conquista de mais clientes se torna possível
graças a propagação de conteúdo relevante.
Não por acaso o Inbound Marketing se transformou tem se propagado
no mundo do marketing digital, visto que a atual era da informação demonstra
cada vez mais que é preciso manter uma comunicação satisfatória com o público-alvo,
atraindo os consumidores para perto da marca.
Além disso, por trabalhar com a geração de leads, o marketing de conteúdo possibilita
encontrar com visível facilidade quais são os consumidores que demonstram interesse
nos serviços ou produtos da sua empresa, bem como descobrir quem é seu público alvo
e como chegar até ele de forma espontânea.
Por trabalhar com essa segmentação, o Inbound marketing é um método caracterizado pela precisão.
No entanto, para o seu funcionamento bem-sucedido, os conteúdos a serem produzidos
pelo website devem ser pertinentes.
Para saber se tais conteúdos vão gerar o impacto necessário nos consumidores, é necessário saber de forma antecipada quem é, e o que quer o seu público-alvo.
Com tais informações em mãos, o marketing de conteúdo – a administração
e a criação correta de conteúdos se torna possível, tornando assim mais fácil
que o empreendedor consiga chegar da forma mais precisa nos seus leads.
Resultados de um bom marketing de conteúdo (o conteúdo é a chave para o Inbound)
É graças ao conteúdo relevante que alguns processos de Inbound marketing se tornam possíveis.
Entre esses processos é possível citar a atração, que visa angariar mais visualizações para o site.
Depois vem a conversão desses visitantes em leads, logo em seguida os leads são convertidos em clientes.
É importante também saber que o marketing de conteúdo necessita de um constante
acompanhamento conhecido como nutrição de leads.
Por meio dessa nutrição, mais leads se tornam clientes em potenciais.
Por isso, para manter o processo de nutrição de leads,
a criação de conteúdo importante é um elemento essencial.
Para efetuar um bom marketing de conteúdo, ou uma boa criação de conteúdo de qualidade,
entram as pesquisas de satisfação, entram também um constante acompanhamento nas redes sociais,
bem como as sempre úteis técnicas de SEO.
Portanto, quem almeja investir em Inbound Marketing, ou até já trabalha com ele,
é importante dar a devida atenção para o seu conteúdo (conteúdo é a chave para o Inbound).
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