O novo Marketing baseado em fragmentação da audiência
Marketing: A fragmentação da mídia mudou a publicidade? Neste momento as marcas precisam sair de cima do muro? Qual a diferença entre consumidor e comunidade? Vamos tentar explicar de uma forma simples esses e outros tópicos para você que é leitor do nosso blog.
Com mais de 15 anos de mercado digital a Agência Next4 possui uma carteira de mais de 700 clientes e durante esse período já trilhamos diversos caminhos com públicos e características bem distintas.
São diversos cases de sucesso no Brasil, entre eles: Marques Construtora, Uniir, Hospital Certa, ICTQ (pós graduação farmácia), Telefônica, Grupo Tenda, Saint-Gobain, JSL, Lacta, Mary Kay, Record Baked Potato, Carflix entre muitos outros.
A relevância do Marketing Digital em tempos de pandemia
O digital é um caminho sem volta e todos concordam com isso. A forma de interagir e comunicar da marca com o seu público em momentos como esse é o que faz a empresa ter fôlego além de se posicionar para a sua comunidade.
É visto como a turbina que se acopla na engrenagem da empresa e será muito útil quando as coisas “voltarem ao normal” para aqueles que ainda não apostavam 100% nesse canal. Será o motor que irá tracionar o negócio como um todo a partir de agora.
A marca terá que fazer ações para equilibrar vendas, se posicionar e auxiliar o consumidor. Tem que entender melhor o consumidor e apoiar causas, não adianta só querer vender. Trabalhar junto à comunidade (qual é a comunidade que a sua empresa atua? Faça essa provocação o tempo todo).
Fique próximo a sua comunidade com uma via de diálogo aberta e entenda quais são as necessidades, dramas que elas estão vivenciando naquele momento. Quais são os impactos que a sua empresa pode gerar positivamente para uma determinada comunidade.
Se a sua empresa está iniciando no Marketing Digital, conheça algumas estratégias e um plano de marketing inicial aqui.
Estudo de caso no Marketing Digital
EXEMPLO: os consumidores da sua empresa foram afetados diretamente pela pandemia. Vamos imaginar que sua empresa vende produtos da linha esportiva, certo?
Durante a pandemia, todas as academias, parques e eventos esportivos foram fechados.
Isso impactou milhares de profissionais, tais como: Professores, atletas, profissionais da saúde e amantes do esporte em geral. Milhares de pessoas sem poder gerar renda!
Imagina se a sua empresa tivesse uma loja virtual e pudesse oferecer para essa comunidade uma forma de ajuda-los a aumentar sua renda distribuindo um cupom exclusivo onde ele receberia uma comissão a cada compra realizada na loja virtual com o seu cupom.
E mais, o consumidor também ganharia 20% de desconto utilizando o cupom! Ou seja, todos estariam ganhando, não é mesmo?
Sua marca tem que ser protagonista nesse momento! Fazer realmente a diferença na vida das pessoas. Ai sim terá um norte do que fazer e do que comunicar nesse momento. Fará mais sentido, inclusive.
Chamar a atenção com algo que, de fato, trás benefícios para a sua comunidade fará toda a diferença. Obviamente você irá construir e fortalecer uma relação de valores com seu consumidor.
Esse é o momento de criar relações, de fortalecer posições e sair de cima do muro como marca. Cada vez mais você deve pensar que a sua marca não pode ser somente conhecida, ela deve ser escolhida pelo consumidor.
Crie experiências, projetos, produtos / serviços, eventos, ações para que o consumidor escolha a sua marca.
O poder está nas mãos do consumidor!
Faça um novo marketing que faça a diferença na vida das pessoas e não só aquele “velho” marketing que insiste em vender, vender, vender e talvez se posicionar.
Entregue valor e explique de uma maneira interessante, por que a sua verdade (o que está comunicando naquele momento) é interessante para ele. Deixe claro que a decisão é sempre dele!
O que você precisa fazer é conseguir a atenção e o tempo dele para contar a sua história e se isso fizer sentido para ele, de fato, isso poderá gerar a conversão e a venda.
Quanto mais relevante você for para o consumidor, mais lembrada a sua marca vai ser em seu momento de tomada de decisão para o consumo (impacto positivo).
Qual é o seu diferencial mais importante da marca que pode ser potencializado neste momento? Como você pode democratizar a sua marca?
Como se manter na concorrência frente a grandes empresas
Qual é o contexto que a sua empresa está inserida no mercado? Como você se posiciona em meios aos concorrentes mediantes a isso? Você não deve ser mais generalista, você tem que abraçar uma causa.
Já imaginou chamar uma turma de influenciadores, pessoas de diversos segmentos e públicos que utilizam o seu produto ou serviço para serem cocriadores de algo para sua empresa?
Junto com a sua equipe seria criado o melhor produto e serviço feito para eles por eles mesmos. Claro que, entendendo a realidade da sua empresa não é mesmo?
Assim teríamos o cenário e temperatura ideais para qualquer empresa – Premium / exclusivo.
A fragmentação da atenção e da audiência mudou nos últimos anos. As pessoas não aceitam mais a interrupção do espaço para apresentação do seu anúncio. Isso é profundo e verdadeiro.
Você tem que ser muito relevante para a sua comunidade para se relacionar abertamente e construir coisas que eles queiram receber e consumir.
Uma história que ele gostaria de ler, um evento que ele gostaria de ir, apresentar um influenciador falando o quanto sua marca é transformadora para o público, trazer ações e experiências novas que ele gostaria de participar.
Existem possibilidades infinitas e, o que vejo sempre, é mais do mesmo. As empresas não estão dispostas ainda a arriscar algo inovador que surpreenda o seu público.
Nesse momento de fragmentação você deve refletir para quem a sua empresa é relevante, ter novos tipos de parceiros e fornecedores e, entender de fato, que ser generalista não é mais interessante.
Lançar um produto para quem interessa, fazer relacionamento, gerar mídia espontânea, construir vídeos que emocionam a quem assiste, criar experiências o tempo todo para que a sua marca seja evidenciada.
Conclusão
A transformação digital jogou todas as empresas e seus concorrentes praticamente no mesmo barco.
Isso gera um oceano vermelho em relação a forte concorrência e, o que vemos ainda por cima, são ações similares o tempo todo.
Investimento em mídia, blog (conteúdo raso), redes sociais, anúncios offline, eventos, patrocínios, influenciadores ….
Será que se você pensar um pouco fora da caixa sua empresa não se distancia e consegue navegar por águas mais claras e calmas (a famosa estratégia do oceano azul)?
Não estou dizendo que as ações citadas não te trarão resultados, pelo contrário, elas até trazem um bom resultado.
A provocação neste artigo é em relação a sua empresa criar ações menos generalistas e praticar a inovação para ser mais assertivo em suas ações. Pense nisso.
A Agência Next4 está localizada na zona sul de São Paulo e possui 15 anos de expertise em Marketing e Desenvolvimento Digital.
Temos uma equipe completa e diferenciada para terceirizar o Marketing Digital da sua empresa.
Fale com um consultor agora mesmo e faça uma avaliação completa do cenário atual do Marketing digital da sua empresa.
Vamos avaliar cenários, posicionamento da marca, concorrentes, ações e resultados. Entenderemos os seus objetivos e iremos traçar planos criativos para alcançar as suas metas.
Conte com a Next4 para, juntos, fazer a sua empresa decolar.
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