Saiba o que é “SEM” e como aplicar
O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicar em seu website
RESUMO DA NOTÍCIA:
– O que significa o SEM?
– Principais diferenças entre o SEO e SEM (Search Engine Marketing)
– O que é melhor para a sua empresa: ADS ou SEO?
– Como colocar em prática o SEM (Search Engine Marketing)
Você sabe o que é SEM (Search Engine Marketing)?
Parece loucura, porém, é fundamental que você conheça para poder alavancar sua empresa na internet – com mais consistência e regularidade.
Neste artigo, vamos entender todos os detalhes do que SEM (Search Engine Marketing), como funciona, quais suas vantagens e por que é a melhor opção para você hoje.
Afinal de contas, em um mercado extremamente competitivo, só sobrevive quem está sempre atualizado e conhece a fundo as estratégias do SEM Search Engine Marketing.
Afinal, nós sabemos que existem diversas estratégias de Marketing Digital que não dão certo.
Postagens orgânicas nas redes sociais para obter curtidas, vídeos no Youtube sem ter audiência qualificada, compra de base de dados para relacionamento… Nada funciona.
Quantas empresas não sofrem por conta de falta de Leads para a sua equipe comercial?
E assim, veem cada vez mais pessoas entrando em contato com a sua empresa sem ter o perfil ideal de cliente, sem ter como consumir os produtos e serviços da sua empresa e gerando somente trabalho e desgaste para sua equipe comercial.
Isso sem falar nas metas: baixos leads, poucos qualificados, poucas oportunidades de negócio e quase nada de vendas…
Tudo desregulado, trazendo dores de cabeça e preocupações.
E é aí que o SEM (Search Engine Marketing) aparece como uma ótima solução! Ele é capaz de mudar a sua área comercial para sempre (como você jamais imaginou).
O que é SEM (Search Engine Marketing)
O Search Engine Marketing (SEM) é um conjunto de técnicas baseadas nos principais mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo) para realizar a promoção de um negócio na internet, seja ele, totalmente digital, totalmente físico ou misto.
Ele se divide em um formato pago (ADS) e outro formato orgânico (SEO) independentemente do tamanho da sua organização (empresa de pequeno, médio e grande porte ou Multinacionais).
Como funciona SEO
É bem complexo criar uma estratégia completa de SEO, mas vou tentar resumir da melhor forma:
- Você separa uma lista de palavras-chave que remetam a pesquisa dos usuários na internet pelo que a sua empresa pode oferecer;
- Cria-se conteúdo relevante para cada palavra-chave (texto, vídeo, áudio e imagens…);
- Desenvolve páginas dentro do seu site com esse conteúdo para aumentar o IQ – índice de qualidade;
- Cria URLs curtas e assertivas com as palavras-chave;
- Otimiza toda sua plataforma com técnicas de SEO (Metas descriptions, H1, H2, H3…)
- Adapta seu Layout para dispositivos mobiles
- Deixa seu website leve e com carregamento rápido
- Aumenta o tráfego para a página de destino com outras ações externas (Mídia, Redes sociais, e-mail marketing)
- Efetua troca de links com artigos relevantes que complementam aquela página (deep links, link building…)
- Identifica pontos de melhoria através de softwares de terceiros (Google Console, SemRush, Ubbersugest, ente outros).
Parece loucura, certo? Porém, isso traz uma série de vantagens maravilhosas…
Vantagens do SEO
Imagine se você pudesse ter mais visitantes no seu site, mais Leads qualificados, menos Leads desqualificados que não vão comprar nada de você e mais vendas em menos tempo!
Tudo isso de forma natural, planejada, e sem precisar ficar se preocupando com a quantidade de Leads para sua empresa bater a Meta de vendas no final do Mês.
Isso é o SEO. Vamos conferir suas 3 grandes vantagens!
#1 – [Utilização de Cauda Longa]
Veja que incrível: se você não precisar concorrer com muitas empresas pelo mesmo cliente…
Não terá que se preocupar em ficar investindo muita energia para criar conteúdo e muito dinheiro para patrocinar termos que todos estão patrocinando.
“Ué, assim eu perderei clientes!”
Não vai. Você vai encontrar clientes da mesma forma investindo em termos mais extensos que não tenham muita concorrência e mesmo assim trará resultados a um custo de aquisição menor.
#2 – [Posicionamento como Referência]
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, você poderá ser visto como referência em um determinado assunto somente por posicionar sua empresa nos primeiros resultados da busca orgânica.
O que acontece é que as pessoas já sabem que se uma determinada empresa está nas primeiras posições é por que ela é relevante para o usuário.
Além disso, acontece o efeito manada onde sua empresa acaba recebendo a maioria dos cliques daquela palavra-chave específica.
Por isso a importância do seu conteúdo ser de muita qualidade e de ter um site com Call-to-Actions (chamada para ação) bem definido para não deixar a oportunidade de conversão para sua empresa passar batido.
#3 – [Menor investimento no Longo prazo – mais liberdade para sua empresa]
Você não precisará se preocupar em estar sempre investindo em mídia – ADS, sempre anunciando em todos os lugares.
Simplesmente investirá em bastante conteúdo de qualidade no início da estratégia e configuração correta dos artigos e plataforma
do seu website e posteriormente poderá reduzir o investimento em mídia.
Além disso, você sairá do efeito “álcool na fogueira” que é quando você inste em mídia e ela traz bastante tráfego (joga o álcool no fogo e aumenta a chama)
para seu site más, quando acaba o dinheiro os acessos do seu site caem na mesma proporção (fogo baixo).
Vantagens do GOOGLE ADS
Conhecido popularmente como Links patrocinados ou Google Adwords, é uma estratégia onde você seleciona um conjunto de palavras-chave que,
se acionadas na rede de pesquisas, sua empresa apresentará um anúncio ao usuário para que receba o clique e leve-o para a página do seu website.
Com os anúncios em mídia você pode atuar em palavras-chave específicas que o SEO não está performando bem.
Pode ser algo momentâneo ou fixo pois sabe que será difícil atuar no SEO por conta da alta concorrência.
Então você acaba patrocinando aquele termo.
Isso é o Google ADS. Vamos conferir suas 3 grandes vantagens!
#1 – [Controle de quanto investir nesse canal]
Como trata-se de um leilão feito pela plataforma, você pode determinar qual o valor máximo que está disposto a pagar por um clique,
quanto quer investir por mês nas suas campanhas, a forma de pagamento para colocar créditos pode ser feita através de boleto ou
cartão de crédito, quantas palavras-chave você quer patrocinar dentro da sua campanha.
Mas e se o ROI for positivo? Posso deixar em aberto para aproveitar ao máximo esse canal de vendas? SIM!
Você pode flexibilizar a estratégia da forma que entender que fique viável para a sua empresa, financeiramente falando.
#2 – [Palavras-chave de cauda curta]
Lembra daquele termo muito concorrido no SEO e que é importante para a sua empresa e você não consegue posicioná-lo organicamente?
Então, com o ADS você consegue posicionar sua empresa entre todos os concorrentes pagando por clique durante o leilão dos buscadores.
Dessa forma, você poderá escolher os principais termos que levam visitantes de qualidade e com o perfil ideal para a sua página.
Mas e aqueles grandes players concorrentes levam vantagem? A única vantagem que eles levam é por investirem mais e ter um poder de fogo maior que na sua empresa.
Mas isso não quer dizer que sua empresa não pode aparecer na frente deles ok?
#3 – [Momento quente da compra pelo usuário]
Imagina que nesse canal você vai aparecer para aquele usuário exatamente no momento em que ele está procurando pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece.
É o momento mais importante na venda.
Esteja presente nas buscas dos usuários com o seu anúncio nesse exato momento com o ADS.
Isso fará com que eles queiram entrar em contato com a sua equipe comercial e solicitar um orçamento ou até mesmo efetuar a compra online.
Por que SEM (Search Engine Marketing)
Por que o Search Engine Marketing é a ideal para sua empresa?
Se você já tentou outras estratégias e nenhuma deu certo, chegou o momento de você fazer diferente. Chega de seguir a boiada no mundo corporativo.
Ela é a ideal para você porque permite que sua empresa flutue entre investimento em Mídia e posicionamento orgânico do SEO (Search Engine Optimization) para a captação de Leads da sua empresa.
O Mix de estratégias é o que te dará maior resultado no final.
Dessa forma, você segue um modelo de negócio eficaz do mundo online (GOOGLE) que visa gerar mais rentabilidade através das pesquisas contínuas da empresa e oferecer uma boa experiência ao seu usuário.
Conclusão
Então agora você sabe que SEM (Search Engine Marketing) é uma opção fantástica para sua empresa gerar conforto comercial e previsibilidade para sua empresa podendo até planejar com antecedência outras ações futuras para a sua empresa.
Seguindo esse plano, você terá muito mais liberdade, assim como menos preocupações na geração de demanda de visitantes para a sua empresa.
Pensando em trazer mais detalhes sobre SEM (Search Engine Marketing), eu criei outros artigos mais específicos de SEO e Mídia (Links patrocinados do Google),
que está disponibilizado em nosso Blog.
Com esse material, você será capaz de montar sua própria estratégia, escolhendo os canais de aquisição de Leads que vai querer atacar primeiro. Série inédita, hein?
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Você vai se surpreender com nosso atendimento e resultados que geramos para todos os nossos clientes.
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