Criação de sites e gerenciamento: entenda os principais erros
RESUMO DA NOTÍCIA – Criação de sites e gerenciamento: entenda os principais erros:
- Site responsivo
- Qual a diferença entre criar um site ou um blog? É a credibilidade
- 11 coisas que não se deve fazer na hora de planejar o desenvolvimento e criação de site
- 3 motivos pelos quais a sua estratégia de criar site não está funcionando
Criação de sites responsivos
Layout ou site responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no
dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base
no tamanho da tela em que o site é exibido.
À primeira vista isso pode não parecer um problema, mas não podemos esquecer que
além da variedade de aparelhos também existe um grande número de tamanhos de telas com
resoluções, configurações diferentes e softwares de navegação que exigem adequações diferenciadas.
Há algum tempo atrás, os profissionais responsáveis pela criação de sites desenvolviam um site para
cada resolução diferente, adotando pelo menos uma destas resoluções como padrão mínimo, por exemplo 1024×780,
e distribuindo todo o conteúdo de maneira que pudesse ser visto sem que houvesse qualquer tipo de interferência.
Mas esse trabalho de criação de sites era inviável, já que se gastava um bom tempo para adequar o mesmo conteúdo
para cada resolução ou tamanho de tela que seria exibido, tendo que trabalhar tanto a questão da estrutura,
quanto principalmente o tamanho das imagens e a diagramação das informações no layout.
Atualmente, os desenvolvedores passaram a adotar uma maneira diferente para solucionar este problema,
chamado design responsivo, que é uma metodologia de criação de sites HTML e CSS que tem por objetivo fazer
com que a disposição de informações do site se comporte de acordo com o tipo de aparelho detectado pelo sistema,
utilizando apenas um único site para exibir este conteúdo – É isso que caracteriza o site responsivo.
Esse processo de criação de sites responsivos não possui um desenvolvimento ágil como muitos podem pensar,
pois requer alguns testes durante e após o desenvolvimento para saber se o site está de acordo com o tamanho
de tela de cada dispositivo.
No entanto, acaba sendo mais prático para os desenvolvedores, pois apesar de ter um maior trabalho inicial
por conta dos testes e adaptações, será recompensado na manutenção das páginas no futuro.
Será necessário editar apenas um HTML e algumas folhas de estilo ao invés de diversos HTML e imagens de diferentes tamanhos.
Hoje em dia cerca, a maior parte da navegação é feita através de dispositivos móveis,
e a perspectiva é de que esse número venha aumentar cada vez mais.
Portanto, design responsivo não é apenas um modismo, mas trata-se do design a favor do conteúdo e do usuário.
Ser presente na internet através da criação de sites se tornou essencial para qualquer negócio,
seja ele em uma loja virtual ou com uma loja física. Isso acontece porque boa parte dos clientes utiliza a rede
para fazer pesquisa de preços, telefone, endereços, opiniões de outros clientes, entre outras tantas utilidades.
Qual a diferença entre criação de sites e de blogs? É a credibilidade
Os sites passam mais confiança ao cliente do que os blogs. As redes sociais trazem mais retorno que um blog,
mas elas podem ser aliadas aos conteúdos do site e, então, atrair os clientes. Logo, ter um site é algo essencial.
Como criar site da melhor maneira?
Cuidar da aparência desse site é importante. Não utilize diferentes fontes (tipos de letras),
pois isso passa um ar de amadorismo, fica feio em blogs e, principalmente, em sites. Destoa.
Os gradientes (fusão de tons) também precisam ser usados com cuidado e pelo mesmo motivo.
Prefira tons que facilitem a leitura e passem seriedade.
A tecnologia em Flash está ultrapassada, os aparelhos mais modernos (iPhones, por exemplo) não dispõem
dessa tecnologia, e a leitura fica prejudicada.
Os textos produzidos não devem estar como imagem, os buscadores não irão encontrá-lo
e alguns aparelhos podem não lê-los.
A criação de sites hoje não custa muito dinheiro.
As hospedagens mais baratas podem ser assinadas por menos de R$30,00 por mês, procure uma confiável.
A criação de site responsivo, original e bem produzido por uma agência digital pode custar a partir de R$ 3.500,00.
Mas os valores podem variar de acordo com as necessidades e regras do negócio.
A criação de site mais simples, para pequenas empresas, ou empresas que não querem investir muito, tem três investimentos:
- Desenvolvimento: criação da página, layout, cores, arte. É pago uma vez ao designer que fará todo esse trabalho.
- Hospedagem: é onde o site desenvolvido ficará armazenado e disponível na rede. O valor pago por ele é mensal e, como citado no texto acima, varia de acordo com as tecnologias contratadas. Como se trata de um serviço essencial, sugere-se que opte por planos semestrais ou até mesmo anuais com valores mais em conta.
- Domínio: é o nome do site. Por exemplo: www.moveislalala.com.br. O domínio precisa ser registrado nos órgãos competentes e não podem existir duas páginas com um mesmo domínio. O custo é anual. Certifique-se que você é o detentor do domínio e está com todas as senhas de acesso a ele. Essa responsabilidade é sua e não pode e nem deve ficar em poder de terceiros.
As 11 coisas que não se deve fazer na hora de planejar o desenvolvimento e criação de sites
01 – Não confiar no trabalho de uma empresa profissional que ajude a planejar o seu site, querendo deixar tudo ao seu próprio serviço;
02 – Acreditar que sabe vender com as palavras e privar o profissional responsável pelos textos do seu site de escrever como ele julga o correto;
03 – Pedir alterações de layout acreditando que o diretor de arte é apenas um executor, sem dar chance para o profissional explicar seus motivos para as decisões no layout;
04 – Planejar ações pontuais para a internet sem levar em consideração as decisões e estratégias digitais que a agência que você contratou já havia estabelecido para o período que você esteja;
05 – Querer obter exatamente os mesmos resultados da campanha que você já fez cortando custos de investimento, produção ou planejamento;
06 – Esconder dados da agência, não permitindo que ela possa acompanhar totalmente os resultados obtidos – assim, ficará muito mais difícil prever onde será possível realizar novos investimentos ou ter mais atenção aos detalhes na próxima vez que for planejar uma campanha;
07 – Tentar gerenciar os processos por conta própria para tentar economizar recursos. Essa é a técnica mais equivocada de economia que você pode fazer, pois, com ela, você terá uma agência tendo que adaptar um estilo de trabalho que já dá certo para um método duvidoso;
08 – Criar campanhas Google Ads com uma empresa, e gerenciar e atualizar as páginas do seu site com outra. Ao invés de incentivar a concorrência por um trabalho melhor, você estará particionando o trabalho das agências de maneira que eles precisarão do dobro do tempo para fazer acontecer;
09 – Não ser claro em seus objetivos. A base para uma empresa criar um site do jeito que você precisa é a informação. Se você não passar um briefing claro, dificilmente conseguirá o trabalho que queria, causando retrabalho;
10 – Mudar de opinião e querer que a empresa de criação de sites mude completamente um projeto sem cobrar a mais por isso. Realize e documente um briefing claro juntamente com a empresa contratada antes de começar o projeto;
11 – Não dar tempo o suficiente para que os profissionais executem um trabalho de qualidade. Tempo é igual a qualidade no setor da comunicação. Ou você dá tempo para a agência fazer um bom trabalho na criação de sites e desenvolvimento, ou não será possível viabilizar seu projeto.
3 motivos pelos quais sua estratégia de criar site pode não estar funcionando
#01 motivo
Responda essas perguntas: Você fez uma análise real do mercado em que sua empresa atua? Avaliou os concorrentes e mapeou as estratégias que eles estão utilizando atualmente? A identidade visual da sua empresa está coerente com o posicionamento que você quer atingir? O seu site atual passa uma imagem profissional e objetiva do seu negócio?
Bom vamos lá! Atente-se primeiramente que ao criar um site você deve ter um bom planejamento para posicionar
a agência em relação aos seus objetivos a serem alcançados.
Perceba que eu digo agência pois, um profissional freelance, não daria conta de criar uma identidade visual bacana,
efetuar a programação correta para seu site, entender de marketing digital e assim por diante.
Fuja dos atalhos! O barato sai muito caro na web.
Pense da seguinte forma: é a imagem da sua empresa na internet, a porta de entrada para os possíveis clientes.
Se você errar aqui todo o resto será comprometido.
Então faça uma reflexão e veja se realmente aquela agência de criação de sites cobrou mais caro
porque ela tem uma gama de profissionais que são especialistas no negócio e vão te entregar um belo projeto
de criar site ou se ela somente está querendo ganhar mais dinheiro.
Nesses 15 anos de mercado digital você pode ter certeza que já tivemos diversos problemas na estratégia de criar site.
Passamos por diversas barreiras juntos e estamos muito mais qualificados para encarar os projetos
com mais visão de mercado e pensando sempre no retorno que o projeto vai dar ao cliente.
#02 motivo
Textos e imagens corretas: Será que seu site atual está falando exatamente o que o cliente pretende escutar?
As imagens estão de acordo com seus objetivos?
Existem diversas maneiras de se escrever um texto, mas, somente um profissional (redator) poderá lhe entregar
um trabalho de qualidade que vai lhe permitir atingir o objetivo.
Não ache que se você escrever terá o mesmo resultado (ao menos que você seja da área e tenha experiência com isso).
Existem diversas empresas que produzem textos comerciais na internet e o custo não é tão alto.
Em relação às imagens, ao criar a estratégia de criar site, não podemos utilizar imagens do Google
ou simplesmente utilizar imagens que você entende ter tirado com o seu celular e são ótimas.
Elas podem até ser, mas você vai precisar de um trabalho de um profissional para deixá-las ótimas para
o seu projeto de criar site.
Com toda certeza vai ajudar a converter mais e gerar mais resultados para o seu negócio.
#03 motivo
Você publicou seu projeto. E agora? Depois te ter feito o projeto ideal será necessário ter separado
uma verba para divulgá-lo (Planejamento de marketing Digital – deve ser feito antes mesmo de iniciar o projeto).
Separe pelo menos de 30 a 40% do valor do projeto para estratégia de como criar site e faça a divulgação do mesmo.
Se quiser obter resultados imediatos a sugestão é começar pelo Google Ads, que leva o cliente ao seu site na hora
em que ele está procurando exatamente pelo seu produto / serviço.
Pense também em criar conteúdo relevante (inbound marketing) para colocar no blog e linkar com
seu site (no longo prazo é a forma mais inteligente de levar gratuitamente pessoas ao seu site).
Lembre-se de criar textos com profissionais qualificados para obter os melhores resultados e sempre utilize as
principais palavras-chave que identificam o seu negócio – estratégia de SEO.
Caso você tenha uma boa base de e-mails, aproveite e faça e-mail marketing pelo menos uma vez por semana e
mande somente aquilo que for relevante para o usuário. Para isso, personalize sua base
e tenha sempre uma ferramenta que identifique o comportamento do usuário em seu site.
Esses temas (dicas básicas) devem ser aprofundados e estudamos cada caso
para empregar as melhores estratégias digitais e garantir assim o melhor ROI (retorno sobre o investimento) possível.
Nossa dica é: PROCURE SEMPRE UMA AGÊNCIA QUALIFICADA PARA GERAR RESULTADOS.
No início pode parecer “mais caro”, mas com toda certeza será o que vai trazer mais retorno para a sua empresa.
Gostaria de compartilhar com você um E-book que escrevi sobre os conceitos básicos para criar um site de qualidade –
Nele, você saberá como criar um site de qualidade, através de estratégia de criação de sites, e muito mais.
Se trata de uma rápida síntese daquilo que aprendemos com anos de prática, entre erros e acertos.
Nem tudo é previsível e as coisas mudam rapidamente nesse ambiente digital, ainda assim,
sobra espaço para indicarmos o melhor caminho a seguir na criação de sites e no desenvolvimento
e gerenciamento de sites, segundo a nossa experiência.
Em nome de toda equipe Next4 seja bem-vindo(a) e obrigado por acessar o nosso site.
Felipe Alencar – Gerente de projetos
felipe@next4.com.br ou (11) 3451-6349
Conheça a agência Next4!
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