Planejamento de Marketing Digital para 2020
RESUMO DA NOTÍCIA: planejamento de Marketing digital para 2020
- Estamos no momento certo!
- Como avaliar os resultados anteriores 2019
- Como estruturar um planejamento integrado de marketing e vendas
- Estratégias avançadas para planejamento comercial 2020
- Tendências para 2020 no Marketing Digital
- Estratégias avançadas para planejamento de marketing de 2020
- Como criar um planejamento unificado de sucesso
- Como implementar um CRM e integrar a sua estratégia de Marketing Digital
É fato, não é mesmo
Você já se imaginou pensando o quanto o Marketing Digital mudou desde quando ele virou a principal estratégia de empresas de todos os tamanhos para aumentar as vendas?
Pois bem, ele continua mudando o tempo todo e se sua empresa não fizer um planejamento de Marketing digital para 2020 assertivo, vai ficar para trás e assistir o bonde dos concorrentes passarem.
Isso por que muitas empresas estão buscando maneiras de se posicionar corretamente para seu público-alvo com um planejamento de Marketing digital em 2020. O Marketing Digital não pode mais ser ignorado por ninguém.
Hoje, com a facilidade da internet e o Marketing Digital, está cada vez mais difícil se aproximar corretamente do perfil ideal de cliente que a sua empresa procura, principalmente com a concorrência acirrada em todos os canais digitais, não é mesmo?
Olhos abertos
Sua empresa deve ficar atenta sempre aos novos comportamentos dos seus consumidores e do seu mercado e, por isso, a necessidade de se fazer Marketing Digital é constante.
Isso não é uma exclusividade da sua empresa e fique tranquilo, existem muitas formas de se destacar no meio da imensidão de concorrentes.
Além disso, quantas vezes você não tentou seguir uma estratégia que parecia fantástica, e não deu certo?
Parecia que finalmente conseguiria atingir o público-alvo da sua empresa, e não deu certo.
Ou, então, sofreu com muitos Leads desqualificados, que não tinham o perfil ideal para comprar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, correndo o risco de ter mais trabalho para sua equipe comercial e menos lucro para toda empresa.
Apesar de muitas vezes ficarmos sem rumo, acreditando que não há mais solução para o nosso time comercial vender mais, saiba que existe um tipo de estratégia de Marketing Digital que funciona e traz os resultados esperados.
O nome disso é Planejamento de Marketing digital e integração da área de Vendas.
Vamos entender melhor!
Dicas para aumentar a geração de Leads para sua área comercial
Essa estratégia é fantástica, porque traz resultados muito rapidamente e sem sofrimentos – você poderá dar atenção somente para aquelas pessoas que estão prontas para consumir o que você oferece.
A seguir, separei algumas dicas para você fazer o melhor planejamento de Marketing e vendas para 2020 ser espetacular!
Dica #1 – Estamos no momento certo
Temos uma previsão de que finalmente as coisas no Brasil irão melhorar. Nossa economia já dá sinal de querer sair do fundo do poço e essa é a melhor hora para você também se preparar e criar movimentos que façam a sua empresa decolar.
O investimento em Marketing Digital é acessível para todos os tamanhos de empresas e bolsos, diferentemente de antigamente onde somente as grandes empresas podiam fazer anúncios e impactar os consumidores.
A internet no Brasil está muito mais difundida e o hábito de consumo através da internet aumentou muito nos últimos anos.
Isso nos dá a certeza de que se sua empresa estiver posicionada nos principais canais ela irá gerar demanda comercial o tempo todo.
Faça uma avaliação dos resultados anteriores e tenha uma meta clara
Converse com todos da sua equipe e deixe claro onde vocês querem chegar em 2020.
Peça ajuda de todos, envolva sua equipe e faça com que eles se sintam motivados e comprem a sua ideia.
Avalie os resultados dos anos anteriores para ter uma meta que seja alcançável. Não adianta ter uma meta desmotivadora onde ninguém acredita que possa alcançá-la.
Avalie se será necessário aumentar sua equipe, maquinário e estrutura caso sua meta seja alcançada.
Como estruturar um planejamento de Marketing Digital em 2020 integrado com vendas
É muito importante envolver esses dois setores dentro da sua empresa. As áreas de Marketing e vendas devem alinhar processos e ajustar constantemente o perfil do lead que está sendo gerado / trabalhado pelas equipes.
Quanto mais assertivo for essa etapa, mais chances de você ter uma área comercial lucrativa e previsível para o crescimento da sua empresa.
# Dicas para integrar as áreas:
- Avalie em conjunto as personas do seu negócio e ajuste o perfil ideal de cliente para a sua empresa
- Tenha um acordo entre as áreas (Accept) MQL e SQL (Lead qualificado pelo Marketing e Lead Qualificado por vendas)
- Trabalhe com um CRM integrado entre as áreas e garanta a comunicação entre os setores
- Trabalhe com metas específicas entre as áreas e mude o que não está dando certo
- Deixe claro a responsabilidade de cada um no grupo e as metas coletivas das áreas
- Aposte em novas estratégias e faça diferente. Coisas extraordinárias não acontecem com ações normais. Pense fora da caixa mesmo!
- Crie um Playbook de vendas para escalar o seu time rapidamente
Estratégias avançadas para planejamento comercial em 2020
Você conhece seu funil de vendas? Tem clareza de todas as objeções do seu cliente em cada etapa do funil? Qual tipo de venda é praticado na sua empresa? Venda complexa, venda consultiva, venda online, venda casada, SAAS, Field Sales, Inside Sales, Inbound Sales? Quais são os produtos e serviços mais rentáveis para empresa e que merecem foco em vendas?
Todas essas perguntas devem fazer parte inicial da pauta de planejamento comercial para a sua empresa.
Trace estratégias integradas com o seu CRM de vendas e caso não possua ainda um, verifique opções gratuitas como RD CRM marketing, Hubspot CRM entre outros.
Isso é fundamental para você poder escalar seu time de vendas e ter uma visão clara da área comercial da sua empresa – previsibilidade de oportunidades e faturamento.
Implemente estratégias de comunicação e relacionamento em todas as etapas do funil de vendas da sua empresa e mantenha o prospect sempre próximo do seu time.
Implemente estratégias de up sell e cross sell em todos os departamentos da empresa. Vender mais para um cliente é muito mais lucrativo e fácil. Crie essa cultura na sua empresa.
Tendências para o Planejamento de Marketing Digital em 2020
O marketing Digital continuará sendo o principal canal de aquisição para a maioria das empresas.
Como a concorrência é enorme em todos os segmentos, você deve estar preparado para a guerra.
Foque no médio / longo prazo e diversifique as ações nos canais de aquisição, tais como:
- SEO (ranking orgânico do Google) – prioridade é ser referência no seu segmento
- Blog e Landing pages com materiais ricos (ebooks – Infográficos – artigos postblog)
- Vídeos (diversas estratégias do funil de vendas e Redes Sociais)
- Automação do Marketing com ferramentas como: RD Station, Hubspot e Leadlovers.
- Webnar (Evento ou palestra transmitido ao vivo para captação de Leads)
Não abandone o curto prazo e aposte em ações de aquisição com mídia, tais como:
- Google ADS (Links patrocinados – Google Adwords)
- Facebook ADS (Campanhas para aquisição de Leads)
- Instagram ADS (campanhas para geração de cadastros qualificados)
- LinkedIn ADS (campanhas para impactar seu persona alvo e gerar interesse)
- Mídias programáticas (Plataforma como Taboola)
- Banners em portais segmentados para o seu público-alvo
- Youtube ADS (campanhas em vídeo ou imagem)
- SMS Marketing
- WhatsApp Marketing
Tendências para 2020 no Marketing Digital
# O entendimento do Perfil demográfico em cada rede
Identificar o canal adequado para um determinado público é a chave do sucesso. De nada adianta você anunciar sua empresa no Spotfy sendo que você oferece produtos e serviços para um público-alvo da classe sênior (+ 65 anos).
Provavelmente sua estratégia não trará os melhores resultados, assim como, se você anunciar para um público mais jovem dentro do Facebook onde 41% dos usuários da plataforma possuem + 65 anos.
As pessoas da faixa etária dos 30 anos estão migrando para o Instaram (tendência) e conhecendo as estratégias para esse canal, você poderá se beneficiar caso seu produto / serviço seja para essa faixa etária no Brasil.
# A Utilização do Chatbot vai crescer ainda mais
Facilitadores para os usuários cumprirem sua meta dentro do seu website, essa tecnologia deve aumentar a sua presença em 2020.
Os Chatbots permitem um relacionamento personalizado e mais adequado aos visitantes do seu site, fazendo com que haja uma maior satisfação e conversão em Leads.
Você deve apostar nesse tipo de atendimento se quiser se destacar como facilitador e entregador de benefícios no seu atendimento (ponto positivo visto pelo visitante).
# A utilização de vídeo será obrigação em sua estratégia
Com a popularidade do Youtube (1.9bi de usuários ativos mensais), você jamais poderá ignorar essa estratégia.
Atualmente, temos bastante softwares e ferramentas de edição populares que facilitam a veiculação de um vídeo com boa qualidade para seu público.
O vídeo produz e fornece métricas de Marketing digital essenciais para medir o desempenho e esforços específicos para o seu negócio.
Crie estratégias para veicular sues vídeos no Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo dentro do seu site.
Obtenha ganhos impressionantes com o seu público-alvo mantendo uma cadência de vídeos curtos e Longos durante todo o mês.
Assim, você vai aumentar cada vez mais sua audiência e terá um público que consumirá seus produtos e serviços toda vez que incentivá-los a comprar.
Intercale com vídeos ao vivo de influência assim que você estiver sendo reconhecido como uma personalidade em determinado assunto.
O Alcance será incrivelmente alto e é uma tendência que veio para ficar.
# O Conteúdo de alta qualidade é a coisa mais importante
Não faça qualquer conteúdo que possa passar por irrelevante para a sua persona. O conteúdo deve agregar valor e transmitir conhecimento prático para todos.
O Marketing de conteúdo continuará sendo essencial em sua estratégia de Marketing Digital.
Pense em conteúdos cada vez mais profundos e que respondam todas as dúvidas do usuário sobre um determinado tema.
Explore em seu conteúdo todos os tipos de possibilidades que já foram citadas acima, tais como:
Texto, Imagens, Vídeo, Áudio, Planilhas, gráficos, fontes de especialistas, e principalmente a sua visão de conclusão sobre o tema.
# Interaja cada vez mais através de Voz
Siga a tendência dos principais players do mercado, como: Siri, Google, Alexa dentre outros diversos dispositivos inteligentes que utilizam a interação verbal com o usuário.
A fala é a interação preferida do ser humano e essa tendência no Marketing digital veio pra ficar e facilitar cada vez mais a vida do usuário.
Os desafios são grandes ainda nessa área, mas começar devagar é melhor do que ficar parado concorda?
Comece a sua estratégia de voz e aos poucos você poderá otimizar esse canal.
# Utilize a estratégia de e-mail de forma personalizada – 1×1
As pessoas utilizam cada vez mais os e-mails para tratar de assuntos que realmente são importantes para elas.
Disparos de mensagens genéricas não fazem mais sentido.
Agora é necessário combinar a inteligência de dados com a automação do e-mail marketing com segmentação personalizada.
Aproveite o momento do usuário e ofereça vantagens conforme ele gere ações que você identifique, como quando o usuário está navegando por um determinado produto, logo após ele assistir a um vídeo promocional, ele clicar em um determinado botão etc.
Isso vai aumentar a eficácia da sua comunicação e trazê-lo para uma conversa mais assertiva e prazerosa.
Existem plataformas que facilitam o envio de e-mails automáticos com regras definidas após a interação do usuário (RD Statiom Marketing, Lead Lovers, Lahar, Hubspot).
Talvez será necessário a ajuda de uma empresa especialista para configuração dessa máquina, más você pode muito bem aprender a fazer sozinho se esse for o foco na sua empresa ou se você estiver com bastante tempo livre.
Os e-mails costumam ser o gatilho final para você motivar o usuário a realizar uma determinada ação, especialmente se feito da maneira correta e combinado com estratégias de marketing digitais que façam sentido para o usuário.
Conclusão
As estratégias de Marketing digitais são mutantes e precisam serem acompanhadas por profissionais.
Sua empresa precisa diversificar as ações estratégicas para acompanhar as tendências e comportamentos dos usuários para ficar sempre posicionada para seu público-alvo consumidor.
A assertividade nas ações é o grande diferencial para sua empresa poder se relacionar e obter mais resultados em 2020.
Se você gostou das tendências e quer fazer um planejamento de Marketing Digital para 2020 mais assertivo, sugerimos que conheça a equipe de Marketing da agência Next4.
Oferecemos soluções para todos os tipos e tamanhos de empresas, tais como:
- Planejamento estratégico do Marketing Digital
- Gestão de CRM (integração)
- Gestão de plataforma de automação de Marketing
- Gestão de conteúdo
- Criação e Otimização de Sites e Blog
- Estratégias de SEO
- Estratégias de SEM
- Campanhas de mídia
- Gestão de redes sociais
- Estratégias para integrar área de vendas e Marketing
- Criação de conteúdo (redatores)
- Desenvolvimento de Sistemas web
- Inbound Marketing
Gostou? Tenho um presente final para você. Queremos fazer uma avaliação gratuita da sua área de marketing digital e apresentar um plano estratégico para 2020 para sua empresa vender muito mais.
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Quero saber a sua opinião e o que pensa como estratégia de marketing digital para 2020 na sua empresa.
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