Projeto de marketing digital: gerando valor para sua marca
RESUMO DA NOTÍCIA – Projeto de marketing digital: gerando valor para sua marca:
- Marketing Digital: O que faz?
- Impacto do marketing digital nas vendas
- 5 benefícios do marketing digital
- Como usar o marketing digital no dia a dia
- Por que contratar uma agência de marketing digital para desenvolver as estratégias digitais?
- Mapeando as principais palavras-chave do negócio
- Conteúdo é importante?
- Quais são as necessidades da minha empresa?
- Estratégias de marketing digital: a fogueira e o álcool = Mídia paga.
- Gerei uma base de leads, e agora?
- Vendi para meu cliente, o que devo fazer agora?
Marketing digital: O que faz?
Ser responsável por uma empresa não é fácil, mas investir em marketing digital é essencial.
Mas o que faz o marketing digital? Ele é capaz de acabar com as dores das empresas,
é a estratégia que mais tem impactado nos resultados independentes do ramo ou segmento do negócio,
afinal, todos encontram seu espaço e seu público no mundo virtual.
Investimentos em marketing digital para empresas, feitos de forma inteligente, representam uma excelente estratégia.
Afinal, a obtenção de resultados positivos não depende do tamanho ou do segmento do negócio,
mas sim do planejamento já que neste contexto não se trabalhar só o marketing digital,
mas também a geração de valor para a sua marca.
É preciso considerar que a relação custo-benefício das ações de marketing digital
são mais interessantes do que as ações tradicionais.
Há aspectos adicionais como melhor possibilidade de mensuração dos resultados,
otimização no posicionamento da marca, fidelização do público-alvo, interação com o consumidor,
segmentação e alcance ilimitado. São muitas as vantagens!
Em face de tantos benefícios, não há dúvidas de que investir em marketing digital
é uma ótima estratégia para qualquer tipo de empresa, a qualquer momento.
Impacto do marketing digital nas vendas
Uma das vantagens mais evidentes trazidas pelo marketing digital é o retorno que ele gera.
O impacto do marketing digital nas vendas começa com a possibilidade de se fazer um investimento
mais em conta e otimizado de acordo com as necessidades apresentadas pelo negócio.
A partir daí é viável criar um relacionamento mais sólido com o público-alvo.
Com isso, tem-se a geração de lucros com custos significativamente menores
e mais oportunidades para agregar valor à marca.
É claro que há muito mais do que esses pontos: direcionamento de estratégias, otimização
e aumento da performance das campanhas, segmentação e análise de resultados
entre tantos outros mais podem ser agregados à lista.
Importante: Para que resultados positivos e sólidos possam ser conquistados por meio de ações de marketing digital,
é fundamental contar com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada.
Dessa forma, as estratégias de marketing digital serão mais objetivas e menos passíveis de erros,
pois as ferramentas corretas serão melhor usadas e os resultados mensurados corretamente.
5 benefícios do marketing digital
Já entendemos a importância do marketing digital e como ele funciona.
Agora vamos ver as dores que ele trata, possibilitando compreender como funciona como fazer marketing digital.
As dores mais comuns que o marketing digital combate e sua importância para se manter no mercado atual são:
✓ Atrair e gerar leads
Entre as muitas dores que o marketing digital trata e acaba dentro das empresas,
a atração e geração de leads é, com certeza, a primeira a ser percebida.
O uso correto das estratégias digitais aumenta expressivamente o número de visitantes convertidos
e tudo isso graças a conteúdos de relevância e qualidade,
que prendem a atenção do internauta e o motivam a querer mais.
Para ter bons resultados no marketing digital, nada melhor do que ofertar conteúdos
em troca do preenchimento de formulários que permitam um contato posterior entre as partes.
E-books, Infográficos e webinars são ótimos exemplos de conversão.
✓ Melhorar a relação e qualificação dos leads
Quando uma empresa opta por trabalhar com inbound marketing,
ela descobre que mais do que vender na internet, é preciso se preocupar
em estar presente em cada uma das etapas que levam a um fechamento.
Conhecida como a jornada do comprador, o marketing digital se preocupa em tratar
cada uma dessas 4 fases a fim de melhorar e qualificar o relacionamento com o lead.
Assim, tanto um visitante que esteja na fase de reconhecimento de um problema
quanto aquele que já esteja na fase final de avaliação e compra, poderão encontrar conteúdos atrativos na sua página.
✓ Qualificar os processos de vendas
Mais importante do que atrair leads para o seu ambiente virtual é transformá-los em clientes de fato da sua empresa.
De nada adianta ter a visualização de milhares de internautas por dia,
além de centenas de cadastros de formulários se na hora de concretizar a venda
ou a negociação nada disso é bem aproveitado.
O marketing digital pensado de forma estratégica trabalha determinando os melhores tipos
de abordagem ao lead, a quantidade de contatos e os canais utilizados e muito mais.
✓ Reter e fidelizar clientes
Você sabia que o custo para atrair um novo cliente costuma ser até 7 vezes mais alto
do que aquele gasto para mantê-lo?
Pois é, e mesmo sem considerar a matemática, é evidente que reter e fidelizar clientes é o melhor caminho
para ter um retorno cada dia mais positivo, porém, sem a web fica mais difícil conseguir isso.
As estratégias de marketing digital como marketing de conteúdo e inbound marketing
são importantes ferramentas que garantem essa manutenção.
A interatividade também é muito maior a partir do momento em que a empresa
decide trabalhar com marketing digital.
✓ Analisar e mensurar ações
Além de desenvolver e aplicar estratégias digitais, o marketing digital é facilmente mensurado,
permitindo que tudo seja revisto e reajustado para que melhores resultados sejam alcançados.
As métricas e ferramentas de marketing digital que permitem tal análise são muitas e bem detalhadas,
ideais para sanar as dores da empresa já que indicam exatamente o que e onde precisa ser melhorado.
Vale ressaltar que analisar todo o processo de marketing digital é de fundamental importância
para manter o ritmo de crescimento de qualquer negócio,
e fora do digital é muito mais difícil analisar o alcance das ações.
Como fazer marketing digital no dia a dia
Antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital
é necessário considerar uma primeira fase: o planejamento.
Há alguns aspectos que se deixados de lado poderão causar o fracasso de qualquer estratégia,
por melhor que ela seja.
Por isso, ao fazer seu plano de marketing digital inclua pontos como:
- Definição dos objetivos;
- Conhecimento do público-alvo;
- Quais canais serão usados;
- Capacitação da equipe de marketing;
- Conteúdo que será trabalhado;
- Cronograma;
- Monitoramento de todos os resultados.
Após fazer isso, podemos partir para os aspectos mais práticos.
Nesse sentido, as formas mais utilizadas para aplicar o marketing digital no dia a dia da empresa são:
- Inbound marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Blogs;
- Sites institucionais;
- Redes sociais;
- Email marketing;
- Newsletters;
- SEO;
- Otimização de conversão;
- Marketing de Busca – SEM.
Como é possível ver, os meios de colocar o conceito de marketing digital em prática são os mais diversos possíveis.
É por isso que é indispensável contar com um suporte especializado.
A lógica é simples: é preciso uma boa dose de pesquisa e análise para a definição dos melhores canais
e ferramentas e uma agência de marketing digital pode lhe ajudar nestas definições.
Como alinhar a equipe de marketing com a equipe de vendas
Por mais que o marketing traga resultados positivos, a falta de sinergia entre a equipe responsável
e o setor de vendas pode trazer alguns obstáculos.
Além disso, não há como fugir: essas duas áreas dependem uma da outra.
Se por um lado a equipe de marketing precisa conhecer quais são as dores do cliente,
algo fácil de ser avaliado pelo comercial, o setor comercial precisa atingir seus objetivos
e bater suas metas e nisso, o marketing pode ajudar.
Algumas medidas simples e práticas que podem ser feitas para promover o alinhamento de ambos setores são:
- Procure sincronizar as ações: informe a equipe de vendas sobre as estratégias e ações desenvolvidas pelo setor de marketing.
- Reúna os setores: realizar encontros com os dois times é uma ótima maneira para a troca de experiências, levantamento de dados e sugestões que podem resultar em ações com excelentes resultados.
- Tecnologia: tanto a equipe de marketing quanto a de vendas são beneficiadas ao ter acesso a uma ferramenta como o RD Station e um CRM, respectivamente. Ao trazer esse recurso todos os envolvidos poderão acompanhar e entender melhor tudo o que está sendo feito.
- Dados unificados: Além de levantar e analisar os dados é importante que eles sejam compartilhados com ambos os times. Na realidade, essa ação é mais uma ferramenta que poderá inspirar estratégias futuras.
- Estruture metas, métricas e processos: Para que haja a sinergia entre os setores, é necessário que se tenha clareza sobre quais são as funções e metas de cada time. É preciso definir também objetivos a serem conquistados pela união das equipes.
Por que contratar uma agência de marketing digital para desenvolver as estratégias digitais?
Bom, vamos por partes! Para elaborar um planejamento de marketing digital o que é necessário
certamente é muito conhecimento na área para não cair em armadilhas do “achismo”, correto?
Com a ajuda de uma agência parceira e sua expertise na área, você terá uma visão mais completa
do cenário digital e poderá entender melhor quais estratégias estão disponíveis dentro do budget
destinado para a área do Marketing Digital e os objetivos e metas da sua empresa.
Não caia na armadilha de tentar resolver tudo sozinho ou com a assessoria de pessoas
que não tem a expertise suficiente na área, pois, isso pode custar caro
para seu negócio causando danos irreparáveis no longo prazo.
Planejamento estratégico digital – onde estou e onde quero chegar com as minhas ações
Qual direção sua empresa está navegando atualmente? Você precisa ganhar share,
posicionar sua marca perante o público-alvo ou “apenas” se preocupa em vender mais?
Como está seu site atualmente? – A Criação de site ou reformulação do mesmo
é o passo inicial para qualquer estratégia de marketing digital (SEO, UX, Responsivo e “Call-to-actions”)
bem definida, então não dê o primeiro passo sem antes se atentar para o site da sua empresa.
Algum tempo atrás escutávamos muitas pessoas dizerem que o site da empresa era seu cartão de visitas.
Acredito que seja muito mais do que isso, e por incrível que pareça existem empresários
que não dão a devida atenção ao seu principal canal de informações nos meios digitais.
O posicionamento da sua marca diz muito sobre sua empresa da internet
e muitos negócios deixam de se concretizar por conta da sua imagem e impacto nesse canal.
É muito importante que você tenha uma agência especialista em criação de sites
e que saiba como funciona o marketing digital para posicionar seu website,
criar a melhor experiência para o usuário dentro dele (UX), ajudar a criar
mecanismos de conversão (Call-to-actions) em lugares estratégicos e atualizar constantemente as suas informações.
Qual a imagem que sua empresa passa para os clientes atualmente? Está condizente com os valores da marca?
Está gerando o impacto necessário para sua empresa?
O conteúdo é relevante e resolve a vida do visitante em poucos passos?
Faça essas perguntas para o seu time e identifique melhorias constantes.
Mapeando as principais palavras-chave do negócio (como os clientes vão me encontrar – quais são os principais termos de busca dos usuários na internet)
As palavras-chave são essenciais para fundamentar uma estratégia de marketing digital para sua empresa.
Quais são as principais palavras-chave do seu negócio?
Aquelas que levam os visitantes a pesquisarem no Google pelo produto / serviço que a sua empresa oferece.
Você deve identificar os termos (long-tails), suas variações e a quantidade de pesquisas mensais de cada um.
Existem ferramentas de marketing digital que ajudam nesse trabalho árduo, como:
SEM Rush e o próprio Planejador de palavras-chave do Google. Não utilize termos únicos (amplos) e genéricos.
Como por exemplo, uma empresa que vende Sites –
Se pesquisarmos por esse termo, terão várias variáveis dessas palavras
como provável resultado (agência de websites, criação de site, desenvolvimento de site, empresa de sites,
fazer site, construir website, criar site, loja virtual, e-commerce…).
Você não pode se prender a esse termo genérico que muitas vezes lhe trará resultados pouco relevantes
para o que você realmente desenvolve na sua empresa.
Muitas palavras-chave são altamente concorridas e como parte da estratégia digital,
você deve identificar outros termos com menor concorrência para se posicionar mais rapidamente
e obter bons resultados com o menor investimento.
Atente-se sempre para o volume de pesquisas mensais que esse termo possui
para que você não invista muito esforço em um termo que não gera tráfego.
Conteúdo é importante no marketing digital? (estratégias para atração de visitantes através de um blog)
Sim, o conteúdo de qualidade e inteligente é muito, mas muito importante
para as suas estratégias de marketing digital.
De uma boa atenção para isso, assim sua empresa ficará à frente da concorrência massiva
que encontramos nos meios digitais.
Produza textos relevantes e enxutos, faça vídeos explicativos, compre imagens de alta qualidade
e diferencie-se dos concorrentes.
Coloque-se no lugar do consumidor e facilite as coisas para ele.
Hoje em dia as pessoas (cada vez mais) não gostam de perder tempo com informações irrelevantes
e preferem assistir um vídeo ao ter que ler imensas páginas de informações.
Produza conteúdo inteligente que resolva a dúvida do usuário em poucos passos e assim,
aumente as suas chances de conversão dentro do site da sua empresa.
Pense em outra frente importante: Os robôs dos mecanismos de buscas
que vão posicionar seu site nos resultados orgânicos.
Você precisa entender o comportamento do usuário
para poder escrever com termos-chave que vão te posicionar lá na frente.
Não adianta escrever só por escrever entende? Não adianta fazer só por fazer.
Tem que ter uma estratégia de marketing digital por trás de cada texto desenvolvido
e assunto pensado dentro da sua página.
Quais são as necessidades da minha empresa? (quantos visitantes eu preciso atrair para meu site para que eu gere leads suficientes para a área comercial?)
Você precisa ter uma visão clara de quantas vendas você faz no mês,
quantos visitantes únicos visitam seu site e quantos leads são gerados para sua equipe comercial no período.
Pense no funil de vendas: visitantes / leads / leads qualificados / vendas.
Com esse cenário, você vai conseguir saber quantos visitantes precisa gerar
para que sua equipe comercial possa bater as suas metas de vendas mensais.
Perceba quanto maior for a sua meta em relação ao número de vendas,
maior vai ser seu esforço para gerar o número de visitantes necessários no topo do funil para atingi-las.
Dessa forma você consegue desenhar um plano de ações para um volume de vendas mensais
e identificar quais investimentos são necessários para atingir um determinado faturamento.
Não se esqueça de calcular o tamanho da sua equipe de trabalho atual
para ver se não há necessidade de ampliação conforme a meta estipulada
e assim poder calcular também investimentos futuros (sem surpresas).
Estratégias de marketing digital: a fogueira e o álcool = Mídia paga.
Quanto e onde devo investir?
A forma mais rápida de conseguir interessados em consumir os produtos
e serviços que a sua empresa oferece é fazendo uma estratégia de marketing digital
conhecida como patrocínio de palavras-chave do Google Ads (link patrocinado)
e campanhas com o Facebook ADS onde você cria um anúncio
e impulsiona para pessoas com o perfil desejado – marketing digital para redes sociais.
O Marketing digital para instagram também é bastante comum atualmente, e está em alta.
Tal prática irá gerar uma boa quantidade de Leads para a sua base comercial, porém,
a pergunta que fica é: Até quando sua empresa vai conseguir impulsionar os anúncios?
Se o ROI está positivo é interessante que a ação continue durante o período em que você não estiver posicionado
para os termos de pesquisa organicamente.
A minha sugestão é que você invista em um trabalho de SEO (search engine optimization)
para posicionar os principais termos de buscas nas primeiras posições
e assim conseguir gerar tráfego qualificado gratuito para seu website.
A prática de compra de mídia acaba aumentando o CAC (custo de aquisição de cliente)
para a sua empresa e se não houver um equilíbrio nessa estratégia você pode ter problemas operacionais graves.
Aqui na agência Next4 a prática de patrocínio de palavras-chave é utilizada com cautela
e sempre observamos termos menos concorridos e que geram tráfego para ter um valor mais baixo
que palavras-chave onde se concentram um grande volume de concorrentes.
São elaborados testes diários com termos para o melhor posicionamento com o menor custo possível
e temos conseguido aperfeiçoar as campanhas de marketing digital dos nossos clientes com sucesso.
Negativar palavras, testar tipos de correspondências nos termos, criar campanhas distintas para regiões
e grupos específicos, reduzir o custo do clique ao máximo, aumentar o CTR das campanhas
e diversificar os canais são estratégias complexas que necessitam de profissionais gabaritados
para que você não perca seu dinheiro.
Procure uma agência certificada pelo próprio Google e peça para ela te apresentar um case de sucesso
de uma campanha de marketing digital que gere alto desempenho (redução de valor por clique
e aumento de cliques com a mesma verba, resultados).
Isso irá ajudar a você decidir e comprovar a competência de cada um.
Gerei uma base de leads, e agora? (como devo me comunicar com esses leads para qualifica-los e encaminhá-los para minha equipe de vendas)
O primeiro passo é identificar em que fase do funil de vendas esse lead se encontra (topo de funil – tofu /
meio de funil – mofu) e não tentar empurrar a venda a qualquer custo nesse momento.
Muitas dessas pessoas estão querendo aprender sobre determinado assunto,
ver se o seu produto ou serviço soluciona alguma dor que ele possa ter
ou até mesmo já estar pronto para o consumo.
Cada um desses momentos deve ser encarado com estratégias diferentes de marketing digital
para aumentar as chances de conversão pela a sua equipe comercial
e consecutivamente aumentar o faturamento da sua empresa.
E é aí que entram as estratégias de conteúdo quebrando as objeções em cada etapa do ciclo de compra do seu cliente.
É importante mapear todas as objeções de fechamento e criar conteúdo para cada uma delas
a fim de facilitar as coisas na hora do contato comercial.
Aqui na agência utilizamos um software de automação de marketing digital onde preparamos
todos os conteúdos e disparamos para os leads conforme sua identificação e momento de compra.
Esses leads percorrem um fluxo e recebem informações relevantes
que ajudam a decidirem qual a melhor solução para o caso dele.
Quando estão prontos para o consumo, eles são direcionados para a equipe comercial,
aonde já chegam com bagagem suficiente para realizar uma compra mais consultiva e simples.
Com isso tiramos o peso e economizamos tempo dos nossos colaboradores que ficam focados
apenas naqueles leads qualificados que estão mais próximos de consumir os nossos serviços,
enquanto os outros leads são nutridos para que sejam preparados para esse momento também.
“Essas estratégias de automação de marketing digital aumentaram em até 30% nosso faturamento
e ajudaram a reduzir o CAC (custo de aquisição de cliente) em 60%
além de conseguirmos ter uma previsibilidade de faturamento da nossa empresa.”
Vendi para meu cliente, qual o próximo passo no projeto de marketing digital?
Customer success – relacionamento
Agora é uma hora em que você não pode errar meu amigo.
Certifique-se de que está tudo bem com o seu cliente e que ele esteja satisfeito com a sua compra.
Nossa agência tem um profissional (customer success) alocado para cada grupo de clientes
para garantir que o atendimento e os serviços prestados estejam dentro das expectativas
daquilo que foi contratado para garantir a qualidade e confiabilidade da nossa agência.
Isso fará com que seu cliente fique por mais tempo dentro da sua empresa e se ele estiver satisfeito,
as chances de você fazer cross-selling e up-selling são muito grandes.
Vender novamente para a sua base de clientes é mais lucrativo que captar novos clientes,
portanto, trate-os como um importante ativo da empresa.
Vamos entender melhor essas duas práticas de marketing digital:
Cross-selling é a prática em que você oferece a clientes existentes produtos complementares àqueles
que já foram ou estão a ser adquiridos. Up-selling é quando você expõe o seu cliente a produtos Premium
que são mais caros, encorajando o freguês a gastar um pouco mais,
mas fornecendo-lhe em retorno um melhor serviço/produto.
Você pode criar um fluxo de automação de marketing digital com conteúdos
e dicas pertinentes aos produtos e serviços que ele consome para educar a sua base de clientes
e mantê-los próximos a sua marca.
Isso é apenas uma introdução, um início básico para direcionar o marketing digital nas suas estratégias e planejamento.
Se a sua empresa está com dificuldades de se posicionar nos meios digitais,
entre em contato com um especialista da nossa equipe que vamos ajudar você.
Gostou da nossa dica? Entendeu o que é marketing digital na prática
e como ganhar dinheiro com marketing digital na sua empresa?
A Next4 é especialista em Marketing Digital de Performance
e estamos no mercado digital há 15 anos gerando resultados positivos para nossos clientes.
Podemos lhe ajudar com estratégias digitais. Entre em contato: (11) 3451-6349
POSTS RECENTES
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
- Como o SEO Pode Potencializar o Tráfego de Blogs Corporativos
- Termos usados por Casas de Apostas Online no Marketing Digital
- Principais Métricas de Marketing Digital Analisando o Mercado Brasileiro
- Desenvolvimento de Sites: Guia Completo para Criar um Site Profissional e Lucrativo
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.