RD Summit 2018: Aprendizados e as principais tendências para 2019
RESUMO DA NOTÍCIA:
- A RD Summit 2018
- Trilhas RD Summit 2018
- Principais tendências de MarketingDigital para 2019
- Insights e destaques do RD Summit 2018
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro aconteceu o RD Summit 2018 em Florianópolis e nós da agência Next4 fomos prestigiar esse evento como agência parceira (Gold) da Resultados Digitais.
Durante os três dias de evento fizemos uma imersão na chamada Disneylândia do Marketing Digital.
Foram dias intensos dentro do universo do marketing, vendas e desenvolvimento pessoal.
Tivemos muitas trocas de informações e dicas de pessoas que, como nós, vivem e respiram Marketing Digital.
Dessa experiência aprendemos muitas coisas novas, tiramos alguns insights para poder aplicar nos processos da agência e levantamos as principais tendências do marketing digital para 2019.
Agora queremos compartilhar essa experiência com você e por isso decidimos criar este artigo com tudo o que aprendemos no evento e as principais tendências para 2019 para você acompanhar e aplicar no seu negócio.
Vamos lá!
Trilhas RD Summit 2018
As palestras foram divididas entre trilhas de conhecimento para que os participantes pudessem se organizar com os temas que mais se encaixavam com as suas necessidades.
Confira abaixo as trilhas:
- Marketing introdutório
- Marketing avançado
- Marketing outros conceitos
- Criação de conteúdo
- Gestão e estratégia
- Desenvolvimento pessoal
- Sucesso do cliente
- Vendas
- Agência
- RD Station
Nós dividimos a equipe para que pudéssemos acompanhar palestras dessas trilhas e ter insights diversos para as nossas áreas.
Continue lendo este artigo para descobrir quais as principais tendências para 2019 do mercado e também os insights que tiramos.
Principais tendências de Marketing Digital para 2019
O tema central do RD Summit 2018 foi a transformação digital dentro de um cenário com novas tecnologias surgindo a todo momento e o desafio dos profissionais e das empresas de se adaptarem as mudanças.
Dentro desse contexto de aceleração da tecnologia, o palestrante Ricardo Amorim destacou a “vantagem” que o Brasil tem sobre os outros países, pois como tudo chega depois aqui, nós podemos usá-los como benchmark para tomar as decisões de forma assertiva.
Desse tema central surgiram vários outros que estão relacionados com a transformação digital e que são tendências de Marketing Digital.
Confira!
Inteligência artificial
Um assunto bastante discutido em todas palestras e que segundo os participantes do evento é a principal tendência para 2019 é a inteligência artificial.
Foi muito falado nos avanços, desafios e possíveis problemas que teremos com esta “nova era”.
Certamente as pessoas e principalmente as empresas terão que se adaptar a algo que já está em nosso dia a dia.
O conceito de machine learning vai capacitar as máquinas para que a relação com os humanos seja cada mais assertiva e personalizada de acordo com a experiência do usuário.
Em pouco tempo, estaremos dividindo parte de nossas funções com robôs, chatbots, automações, etc. e a pergunta que fica é:
A máquina vai substituir o homem?
Esta pergunta só teremos a resposta em outro momento, mas vemos que em algumas frentes ela pode substituir quando estiver relacionada com os processos.
Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria Gartner em até 2020, 85% do relacionamento entre empresa e cliente acontecerá sem relacionamento humano.
Esta será substituído pelo autoatendimento ou então pelo uso de chatbots inteligentes que identificam as necessidades do usuário em apenas uma frase.
Agora nas relações que necessitem de um entendimento mais humano, o contato pessoal será necessário e poderá ser um diferencial competitivo.
Comportamento humano x Tecnologia
Se por um lado a inteligência artificial foi um dos assuntos mais comentados, outros palestrantes do RD Summit 2018 como Marcos Piangers nos lembraram da importância de desconectarmos da tecnologia para buscarmos o equilíbrio.
Precisamos valorizar o que temos de mais humano: a nossa criatividade e interação com outras pessoas e o desapego das telas e aplicativos que sempre estão nos chamando.
Afinal a inteligência artificial só cumprirá seu papel se não for subestimada a “inteligência orgânica e humana”.
Dispositivos móveis
Quando falamos de dispositivos móveis, temos que ter em mente o conceito de “Mobile First”, ou seja, pensar no mobile antes do desktop, pois as buscas móveis superaram o desktop.
Agora lembre-se de que priorizar o mobile não é deixar o desktop de lado e sim desenvolver o site para as duas telas.
Segundo a palestrante do RD Summit 2018 Marina Hradovich da SEMrush, nós precisamos garantir que o conteúdo seja o mesmo no desktop e no celular.
Outro fator relevante para a experiencia do usuário e para o ranqueamento em dispositivos móveis é a velocidade de carregamento da página. Uma sugestão é usar o AMP – Accelerated Mobile Pages.
Pesquisas por voz
Outra grande tendência para 2019, que a Marina da SEMrush comentou na sua palestra, é o formato de pesquisa por voz.
Ela tem um potencial enorme de crescimento para as buscas e vale tanto para as pesquisas de voz como para a escrita.
Segundo estudo da ComScore, até 2020 metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz.
A dica aqui é: trabalhe o seu conteúdo utilizando perguntas diretas, pois é assim que as pessoas usam esse tipo de busca e aproveite para otimizá-lo para snippets em destaque.
Inovação / Criatividade
Na parte de inovação e criatividade, que sempre serão tendências, vamos destacar dois pontos.
O primeiro é saia na frente.
O mercado, em todos os aspectos, está saturado e cheio de “mais do mesmo”.
Cabe a você trazer a inovação.
A internet está cheia de ferramentas ótimas (e muitas gratuitas) que nos permitem criar novas possibilidades de alcançar resultados.
A dica aqui é: teste incansavelmente, absorva os erros e acertos e projete-os numa nova estratégia até dar certo. Feito isso, é necessário repetir o processo com novos desafios.
O segundo é não tenha medo de arriscar.
O RD Summit 2018 traz não só o conhecimento específico da tecnologia e Marketing Digital, mas também a injeção de ânimo no profissional.
A rotina pode nos levar ao comodismo, mas o segredo do sucesso é não ter medo de dar um passo de cada vez, de superar desafios que anteriormente já foram superados e se abrir a novas experiências.
Também é imprescindível trabalhar nossa criatividade observando o mais simples e saindo do óbvio.
Jornada do consumidor
A jornada do consumidor é o básico.
Trazer o consumidor como protagonista do seu negócio, entender suas necessidades e entregar o resultado que ele espera pode parecer óbvio, mas muitos processos podem passar batidos ou não existem.
Isso resulta na insatisfação do cliente e por consequência no aumento do churning (cancelamento).
Por isso, você precisa mapear a jornada do consumidor e ajustá-la frequentemente para trazer a inovação que se encaixe no modelo de negócio do seu cliente.
Chatbots
Segundo relatório da Grand View Research, existe uma estimativa de que o mercado global de chatbots seja de US$ 1,23 bilhão em 2025.
Isso mostra o crescimento dessa solução para as empresas que querem automatizar seu atendimento e aumentar a produtividade dos seus profissionais.
Vídeo marketing
A produção de vídeos é uma tendência que cresce a cada ano e tem o seu lugar de destaque dentro das estratégias digitais.
Camilo Coutinho, especialista de vídeos, em sua palestra no RD Summit 2018 comentou sobre alguns pontos como: conteúdo vertical muito forte e a otimização do vídeo para SEO como uma obrigação.
Além disso, reforçou que precisamos pensar mais nas pessoas do que no algoritmo durante todo o processo e por fim também destacou a pesquisa por voz como forte tendência
Produção de conteúdo
A produção de conteúdo, peça chave do Inbound Marketing, sempre aparece nas palestras do RD Summit e esse ano não foi diferente.
Vários palestrantes do RD Summit 2018 falaram sobre o tema focando em dicas técnicas de geração de leads, por exemplo, e também reforçando a importância da técnica do storytelling para contar boas histórias e conquistar pessoas.
Mind Set
O RD Summit 2018 nos leva a refletir a respeito da realização das nossas atividades e sobre o que vamos vivenciar nos próximos períodos.
Todas as indústrias passam por mudanças significativas, portanto é imprescindível que as agências mudem o mind set e busquem a experimentação, desapegue das ferramentas e passem a observar o cenário sob a ótica do comportamento humano.
Você vai cometer erros e o que vai te tornar diferente é a forma como você vai contornar a situação. Então monitore, ajuste rapidamente e entregue naturalidade ao usuário.
Customer first
Colocar o cliente em primeiro lugar é o que nos leva para o futuro. Afinal, gritar mais alto que o concorrente é uma estratégia que não faz sentido para o Inbound Marketing.
Nossa função como profissionais de marketing é mergulhar de cabeça no negócio de nossos clientes e trabalhar para facilitar as decisões do seu público.
Customer Experience
A área comercial é a que faz a empresa prosperar, pois as vendas são o órgão vital da empresa. Capacitando o time comercial, a sua empresa garante mais ainda a geração de rapport com os prospects e clientes.
Mas essa área está passando por uma transformação em diversos aspectos e mudando para focar em uma das maiores tendências dos últimos anos, a experiência do cliente.
Grande parte dos palestrantes do RD Summit 2018 abordaram o tema de Customer Experience como sendo um fator de extrema importância para o sucesso de uma empresa.
Alguns dados comprovam essa tendência e nos incentivam a criar uma maior aproximação com nossos clientes, como:
– 89% dos clientes começam negócios com um concorrente por causa de uma experiencia ruim como consumidores, segundo o relatório Customer Experience Impact Report da Oracle.
– Consumidores pagam cerca de 16% mais em produtos e serviços que oferecem uma melhor experiência.
– Empresas que conseguem solucionar falhas e dificuldades tem 70% mais chances de fidelizar o consumidor e receber indicações, de acordo com pesquisa da Officina Sophia Retail.
Mas o motivo para incentivar seu time de vendas vai além de todas as estatísticas.
Queira que seus clientes sejam mais do que clientes. Afinal, o futuro não será apenas B2B ou B2C, ele será H2H (Human to Human).
Onboarding para adoção e retenção
Se isso não acontecer, é possível que o resto não decole, já que a primeira experiência é a que fica.
Apresente ao seu cliente o “primeiro sucesso” rapidamente, mostre a ele que vale a pena continuar investindo.
Tenha em sua equipe profissionais que assumam os problemas dos seus clientes.
Utilização de mídias para promover engajamentos
As transformações das mídias são desafiadoras e os profissionais envolvidos precisam ter outros skills, mergulhar mais nos negócios dos clientes e não olhar apenas a jornada.
As mídias devem sim ser estudadas para promover engajamento e potencializar o investimento do cliente.
É tendência não olhar apenas a mídia, mas olhar com profundidade nas variáveis dos clientes para ser cada vez mais assertivo.
Insights e destaques do RD Summit 2018
Além das tendências para 2019, nós da agência Next4 separamos alguns destaques do evento que chamaram a nossa atenção.
CRM da RD
O grande lançamento da Resultados Digitais foi a apresentação do CRM disponibilizado gratuitamente para os usuários do RD Station.
Com a aquisição do Plug CRM pela empresa, o RS Station apresenta uma feature que outros concorrentes já possuíam e assim igualando as plataformas em relação a recursos técnicos.
Com um layout agradável de fácil usabilidade, certamente os clientes irão adorar criar seus “funis” para o controle de seus processos comerciais. Ou até mesmo migrar de outros CRMs como o Pipedrive ou Piperun, pois as automações serão feitas de uma forma mais prática.
Feira de negócios
A evolução da feira de negócios do RD Summit 2018 em relação aos anos anteriores é muito evidente, com mais expositores e ações para atrair os potenciais clientes deixaram esta área do evento muito atrativa e visitada.
Em conversa com expositores, notamos que foram gerados muitos negócios que confirma ser um bom investimento participar deste evento.
A Next4 tem o desejo de estar presente no ano de 2019 com um novo posicionamento para o mercado.
Na edição 2018, foram mais de 100 expositores com ideias e possibilidades para alavancar os seus resultados em diversas áreas na feira de negócios.
Conversamos com bastante gente que está à frente de empresas em diversos segmentos aqui no Brasil e que procuram por soluções digitais que a Next4 oferece atualmente.
Esperamos ter conseguido apresentar nossas soluções com maestria e que eles possam vir a fazer parte do nosso portfólio de clientes satisfeitos em breve.
Fomos convidados para participar de um happy hour externo que era específico para geração de relacionamento com clientes RD e Parceiros.
Tivemos a oportunidade de conversar com o Guilherme Lopes um dos fundadores da Resultados Digitais em uma conversa muito produtiva.
Espaço para reuniões entre parceiros e potenciais clientes
Uma área muito utilizada pela agência Next4 no evento foi o Lounge Success Meeting, um espaço criado pela Resultado Digitais para que as agências parceiras fizessem reuniões com clientes e prospects para falar de negócios.
Nos 03 dias de eventos a Next4 fez ao todo 8 reuniões no espaço para falar sobre ações de marketing digital e a importância de utilizar a plataforma RD Station dentro das estratégias digitais aos nossos clientes.
No geral, saímos com um saldo positivo sobre o RD Summit 2018 com geração de novos negócios e expansão de conhecimentos técnicos através das palestras.
Quer conferir na prática esses insights com a gente?
Então clique abaixo para conhecer mais sobre os serviços da Next4 e alavancar o seu negócio no mundo digital.
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