Skip to main content
Rebranding: o que é e saiba quando é necessário

Rebranding: o que é e saiba quando é necessário

Navegue por tópicos

Você já ouviu falar em branding? E em rebranding? Se você está curioso para saber desses dois conceitos e aplicá-los na prática, então esse post é para você.

 

Basicamente, o branding se trata da construção de uma nova perceção da empresa pelo seu público-alvo,

 

Muitas pessoas acreditam que o branding está apenas relacionado ao desenvolvimento da logotipo de uma empresa. No entanto, ele vai muito além disso. Todos os fatores que constituem uma identidade visual e uma percepção do cliente faz parte do branding.

 

E se o branding tem o papel de construir uma percepção da empresa perante o público, o rebrand ou rebranding, por sua vez, se trata do reposicionamento dessa percepção.

 

Em outras palavras, o rebranding é o processo de reformulação de uma marca. Quando o processo acontece, o objetivo pode ser variado.

 

Uma empresa que trabalha com molde de injeção de plástico, por exemplo, pode utilizar o rebranding para se tornar mais moderna, ou apenas realizar algumas mudanças quase imperceptíveis visualmente. Tudo depende da estratégia e do objetivo da organização.

 

Mas, em quais situações ter um processo de rebranding é necessário? Se você não sabe se deve utilizar o rebranding em seu negócio, neste post iremos explicar quais as situações mais comuns para reformular a sua marca! Vamos lá?

1. Revitalização da marca

 

A revitalização é um processo essencial, especialmente quando uma marca já atua a muito tempo no mercado e é percebida pelo seu público como ultrapassada.

 

Ou seja, quando os seus produtos e serviços não satisfazem mais as necessidades do seu público, seja por atualizações tecnológicas ou comportamento das pessoas, realizar um processo de rebranding é a alternativa mais adequada.

 

Mudar os fatores estéticos, assim como os produtos e serviços pode ser essencial. Afinal, tudo muda, inclusive o comportamento e as necessidades do público.

 

2. A concorrência está com vantagens

 

Outra situação em que a o rebranding pode ser necessário é nos casos em que a concorrência parece está com mais vantagens competitivas.

 

Especialmente para as empresas que atuam em áreas competitivas, como a venda de uniforme nr10, por exemplo, é comum que as estratégias realizadas pelos concorrentes possam causar diversos impactos em sua própria organização.

 

Por essa razão, se o seu público está preferindo realizar compras com a concorrência, analise quais são as vantagens competitivas que as outras empresas possuem e formule o seu rebranding baseado nestas informações.

rebranding marca

Dessa maneira, é possível se destacar e conseguir se desenvolver no mercado sem impedimentos!

3. Quando o público pede

 

Hoje em dia, saber a opinião e feedback do público sobre os seus produtos e serviços se tornou muito mais simples.

 

Por meio dos canais de comunicação online, muitas estratégias de feedbacks podem ser realizadas para saber se o processo de rebranding é necessário.

 

Por exemplo: se a sua empresa atua com bomba centrífuga, e visualizou que as vendas baixaram por conta das necessidades do público, uma reformulação nos preços já é uma mudança de rebranding necessária!

 

Agora que você já sabe sobre o que se trata o rebranding, o que está esperando para planejar novas reformulações e ter sucesso? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin

Com vasta expertise em Marketing Digital e Criação de Projetos Web, sou responsável por gerenciar um time de mais de 20 profissionais aqui na Next4. Atendi mais de centenas de empresas durante os mais de 15 anos que faço parte aqui deste excelente e comprometido ecossistema de Marketing.

Os Fundamentos do Design Responsivo em 2024: Introdução para Criação de Sites responsivos

Os Fundamentos do Design Responsivo em 2024: Introdução para Criação de Sites responsivos

Criação de sites responsivos: Nos dias de hoje, a “criação de sites” evoluiu significativamente, tornando-se fundamental adotar abordagens que garantam uma excelente experiência de usuário em uma variedade de dispositivos.   O design responsivo não é apenas uma tendência, mas uma necessidade essencial para qualquer site que aspire alcançar e engajar um público amplo. Se […]
Entenda o que é a gestão de inovação

Entenda o que é a gestão de inovação

Você já ouviu falar sobre o conceito da gestão da inovação? Se ainda não, saiba que, por meio dela, é possível desenvolver o seu negócio de forma muito mais preparada para o futuro!   O conceito de inovação pode ser bem amplo. Afinal de contas, para aplicá-lo em um negócio, é necessário partir de muitos […]