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Saiba como aumentar sua conversão com o CRO

Saiba como aumentar sua conversão com o CRO

RESUMO DA NOTÍCIA – Saiba como aumentar sua conversão com o CRO

– Saiba o que é o CRO (conversion rate optimization)

– A importância de investir nesse tipo de estratégia

– Como colocar em prática e implementar uma estratégia de CRO

 

O termo CRO tem sido cada vez mais discutido por profissionais de Marketing Digital.

Isto porque ele pode ser muito útil nas estratégias digitais, aumentando as conversões em qualquer site.

O CRO exige atenção e análises criteriosas.

Se você deseja melhorar o desempenho de seu site, essa prática tem tudo para lhe ajudar da melhor forma.

Continue lendo esse artigo, e saiba como. Se tiver mais dúvidas entre em contato com nossa agência.

 

Saiba o que é o CRO (conversion rate optimization) 

Conversion Rate Optimization – CRO ou, em português, Otimização de Conversão, é uma forma estruturada e sistemática de melhorar a performance de um site, extraindo mais do tráfego que ele já possui.

Com o CRO, é possível aumentar as conversões sem necessariamente aumentar o número de visitantes.

As técnicas de otimização de conversão proporcionam boa experiência ao usuário, aumentando as possibilidades de vendas.

Para ficar mais claro, conversão é toda ação que o usuário realiza em um site a fim de atingir um objetivo principal que pode ser desde o preenchimento de um formulário contato até mesmo a confirmação de uma venda.

Por exemplo: preencher um formulário para baixar um ebook (material rico) ou mesmo comprar um produto em uma loja virtual.

Dessa forma, esse usuário passa a fazer parte do banco de dados da sua empresa e podemos criar uma régua de relacionamento com ele.

O CRO consiste em trabalhar com base na experiência do usuário ou visitante do seu site com o objetivo de transformá-lo em lead ou cliente – fazer a conversão.

Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, é essencial aplicar essa prática em todas as páginas de um site, e não apenas em landing pages ou na home do seu site.

É importante também se atentar que seu objetivo de conversão pode ser diferente dependendo da página do site.

O conceito de o que é CRO tem como estrutura três práticas, que são: a divulgação de conteúdo relevante, a segmentação de leads e a realização de testes.

Para ganhar autoridade no mercado é preciso oferecer para o seu público um conteúdo que seja útil e que o ajude a resolver o seu problema – daí a necessidade dessas práticas.

Assim, deve-se produzir conteúdo original e totalmente voltado para informação e auxílio em necessidades reais e comuns dos clientes ou potenciais clientes, educando-os.

Realize a segmentação da base de dados, focando diferentes assuntos, linguagens e temáticas, de acordo com cada grupo.

A seguir, realize diversas pesquisas, com intuito de descobrir a persona do seu negócio é fundamental, isto é, é importante identificar qual é o perfil do consumidor, suas características de padrão de vida, seus gostos e necessidades, para dessa forma direcionar seus esforços de maneira muito mais assertiva.

Para ter certeza que a otimização do site está focada no público correto, realizar testes é a melhor maneira de verificar se os resultados estão compatíveis com o considerado ideal.

Como exemplos para entender o comportamento dos usuários no site, está a análise de mapa de calor do site, que mostra quais locais do seu site eles mais costumam acessar e que mais lhes chamam a atenção.

A análise do comportamento do usuário através do Google Analytics também é fundamental, podendo indicar métricas como taxa de rejeição, páginas de saída, melhores páginas por conversão, tempo de permanência nas páginas, entre outras métricas.

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A importância de investir nesse tipo de estratégia

Focar em estratégias de otimização de sites através de CRO é fundamental para que sua empresa esteja mais fortalecida frente a concorrência.

Isto é, o meio digital foi capaz de proporcionar muitas mudanças, mas a competitividade de mercado é cada vez mais acirrada.

Ou seja: é muito difícil gerar tráfego para sua empresa, tanto de forma orgânica, através da necessidade de se adequar ao SEO, ou pela mídia paga, que exige investimento em anúncios.

Através de um bom trabalho, o CRO direciona os esforços da equipe de vendas e de marketing de maneira muito mais assertiva, pois a empresa sabe melhor o que fazer e para quem fazer.

Através dessa prática, as conversões vão aumentar significativamente, gerando mais vendas no processo comercial da sua empresa.

Isso acontece como resultado de investimentos mais bem feitos, porque a estratégia estará direcionada a partir da segmentação pré-estabelecida, oferecendo resultados bem mais efetivos.

Assim, o CRO permite aumentar o número de conversões em um site mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego, e reduz o CAC (custo de aquisição de clientes).

O grande foco deve ser o reconhecimento da marca pelo visitante.

Isto é, o conteúdo deve ser desenvolvido de forma estratégica, baseada no perfil e necessidades da persona, fazendo com que essas pessoas tenham ótimas experiências com a marca.

Isso propiciará com que elas confiem muito mais na sua empresa, e estejam aptas para a compra.

E consequentemente sua empresa conseguirá a retenção de clientes de forma mais adequada e abrangente.

Isto porque, de acordo com a Consumer Commitment Index, pesquisa realizada pela Officina Sophia Retail, 86% dos consumidores pagariam mais por uma experiência de compra on-line melhor.

Além da qualidade do conteúdo, vários outros aspectos compõem uma boa experiência online, como layout, disposição e arquitetura das informações, velocidade de carregamento das páginas, legibilidade, clareza e forma de comunicação, etc.

É preciso usar estrategicamente as ferramentas disponíveis relacionadas ao seu site para gerar aumento de tráfego, experiência relevante com a marca, mas principalmente gerar vendas.

Entre os benefícios principais que o CRO pode gerar, podemos citar:

  • Economiza tempo e dinheiro: Investimentos mais certeiros.
  • Melhores resultados sem aumentar o trabalho: maior eficiência dos esforços.
  • Aumento do ticket médio: cliente satisfeito não se importa em pagar mais.
  • Aumentar a conversão, retenção de clientes e vendas: resultado da otimização de conversão.
  • Melhorar a credibilidade do negócio: resultado de melhores experiências com a marca proporcionadas pelo CRO.

 

Como colocar em prática e implementar uma estratégia de CRO

O CRO é pautado nos pilares que falamos anteriormente – conteúdo de relevância, segmentação de leads e testes – muitos testes.

O conteúdo deve ser elaborado minuciosamente, com originalidade, e voltado para auxiliar o consumidor com algum assunto de seu interesse, educando-o sobre algo.

Esses conteúdos devem ter foco na experiência do usuário, se preocupando também com vários aspectos importantes da navegabilidade, como tempo de carregamento da página, imagens coerentes com o conteúdo, design, responsividade – acessibilidade boa tanto por smartphones quanto por desktops – entre outros.

A partir disso, recomenda-se analisar as métricas relacionadas, coletando informações e interpretando dados em busca de oportunidades.

Essa análise de dados deve se focar em tráfego do site, privilegiando as páginas de maior acesso.

CTAs, formulários ou Landing pages devem ser elaborados para captar os dados dos usuários que lerão aquele conteúdo, favorecendo aumento de conversão.

Mas para desenvolvê-los da melhor forma a fim de gerar uma conversão satisfatória, alguns testes devem ser aplicados para tornar esse material mais convidativo, visto que, uma vez que tiver coletado os dados e pensado em oportunidades reais de melhora, será mais fácil realizar esses testes – tão importantes para que a otimização se torne realidade.

Entre eles, podemos citar os Testes A/B como principal exemplo.

 

Testes A/B

Testes A/B são experimentos realizados com o objetivo de comparar variáveis em estratégias de Marketing.

Por meio deles é possível definir qual variável gera os melhores resultados, otimizando ainda mais a conversão das páginas.

Os testes A/B são bem diretos em apontar o que funciona melhor, e o trabalho de pesquisa feito antes servirá para aumentar as chances de que esses testes sejam mesmo úteis no seu caso.

Por exemplo: você vai trabalhar com CTA (Chamada para ação, no português), um azul e outro vermelho – mas o azul fica por 4 horas do dia, e depois no dia seguinte, nas mesmas 4 horas você mudou o mesmo CTA para vermelho.

E percebeu que houve duas vezes mais conversões no CTA azul.

Dessa forma, você logicamente percebe que deve criar um CTA azul, pois ele tende a converter mais baseado nesse curto processo experimental –configurando um claro exemplo de Teste A/B.

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Monitoramento dos resultados

Agora que você otimizou seu site, é sempre necessário acompanhar os resultados.

Atente-se para encontrar as variações que demonstrem ser mais eficazes em atrair e reter clientes.

Não demore para colocá-las em prática, mas continue a acompanhar os resultados de perto continuamente.

Encerre o teste, veja qual a melhor variação, e defina a melhor mudança baseada nesse resultado.

Mas cuidado:  mesmo que o processo todo tenha sido feito de forma correta, o mercado muda muito rápido, e a solução que você testou pode deixar de ser tão eficiente em pouco tempo.

Ou seja: não é porque você encontrou a variação certa de um elemento hoje que ela deverá ser mantida para sempre.

O acompanhamento deve ser contínuo, para que as estratégias possam sempre vingar.

 

Em resumo 

Assim, a estratégia de CRO não se trata de uma ação pontual ou de um evento que ocorre periodicamente, mas sim, é um esforço coletivo e permanente.

Através do CRO, as ações de marketing e vendas ocorrem de forma muito mais assertiva, gerando melhor aproveitamento de investimentos.

Ou seja, com os esforços direcionados de forma estratégica na otimização do seu site, sua empresa tende a gerar muito mais tráfego qualificado, e resultados de conversão e vendas (melhores rendimentos), aumentando também a credibilidade da sua marca por proporcionar melhores experiências aos usuários.

O site da sua empresa deve ser tratado com prioridade. Pense nisso e, se a sua empresa não tiver um time de Marketing digital interno, conte com uma agência de especialistas.

E aí, gostou da dica? Entendeu o que é CRO, o que significa CRO e para que ele serve no marketing digital?

Conte com a Next4, desde 2005 no mercado.