Loja virtual: saiba como melhorar a taxa de abandono
RESUMO DA NOTÍCIA:
- O mercado de loja virtual atual
- 3 dicas para alavancar as vendas da sua loja virtual
O mercado de loja virtual cresce a cada ano. Só em 2014 o aumento foi de 23% em relação ao ano anterior, o que representou para a categoria um aumento de mais de 17% da receita, que chegou aos R$ 35,8 bilhões.
Mas, com a mesma velocidade em que as e-commerces crescem no país, os usuários também evoluem e ficam cada dia mais presentes nas compras online. E é ai que surgem alguns problemas corriqueiros em lojas virtuais novas ou que estejam incompletas, o aumento das taxas de abandono de carrinhos virtuais.
Os motivos que levam esses consumidores a desistirem de suas compras são plurais, mas é possível identificar alguns deles e resolver o problema, aumentando assim as taxas de vendas de sua loja.
✓ Conhecendo o cliente
O primeiro passo para que a conversão de vendas seja efetiva está em identificar e rastrear aqueles clientes que chegam até o carrinho de compras e não convertem em vendas na sua loja virtual.
Em alguns casos as taxas de abandono do carrinho chegam a 65% e é a hora de entender o que está acontecendo. Entre os motivos mais comuns desse abandono são o alto valor do frete, a dúvida em realizar a compra, o alto valor do produto, as informações de frete que não são claras, a falta do botão finalizar compra, o complicado processo de finalização, o questionamento excessivo de informações, as poucas opções de pagamento, as taxas extras encontradas quando se quer finalizar a compra, o longo prazo de entrega e spam com ofertas que são inoportunas.
Por isso, o primeiro passo é identificar esse cliente e entender porque ele desistiu da compra. Para isso avalie também o seu e-commerce e veja se você não se encaixa em nenhum dos itens acima. Caso seu e-commerce cobre valores altos de frete, ou um prazo de entrega muito longo, resolva o problema e ofereça descontos no frete com valores acima de um x estipulado.
Compare também os seus preços com a concorrência e veja se você não está “pecando” nesse quesito. Potenciais clientes que se sentem enganados não costumam apenas abandonar o carrinho, eles também não voltam ao seu site e ainda avisam a sua rede de amigos de que sua loja cobra muito acima do praticado.
✓ Cupons de incentivo
A maioria dos clientes pesquisam até encontrar as melhores vantagens para sua compra. Por isso, se o carrinho foi abandonado você pode enviar a esse cliente um e-mail com o resumo dos itens que ele ia comprar, oferecendo também cupons de desconto no frete ou até mesmo no produto.
Dessa maneira você mostra ao cliente que se preocupa com a compra dele e que está disposto a melhorar sua experiência para que ele seja fidelizado.
✓ Remarketing Google
Para conseguir recuperar esses potenciais clientes que por alguma razão abandonaram seus carrinhos, hoje já é possível utilizar o remarketing, que nada mais são do que ferramentas que sugerem produtos por meio de e-mail e até mesmo banners de impacto.
No entanto é preciso que a sua ação de remarketing aconteça de fora rápida e automática. O Google oferece esse serviço como uma tag de seu adwords. Funciona da seguinte maneira, se o seu potencial cliente acessa o seu site e escolhe um produto, o Google guarda essa informação e assim que a pessoa deixa o seu site ela passa a visualizar anúncios em qualquer parceiro que visite, dessa maneira você se mantém sempre por perto desse cliente. Ele é efetivo, principalmente se aquele cliente estava em dúvida sobre a compra.
Para isso basta você adicionar a tag ao seu website ou aplicativo e realizar as definições de remarketing que quiser realizar.
Fale com um especialista e tire todas as suas dúvidas aqui. Estamos a disposição para mais informações!
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