Skip to main content
Saiba por que os preços de criação de sites variam tanto

Saiba por que os preços de criação de sites variam tanto

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A equipe/profissional necessário para criar um site
  • Freelancers
  • Micro agências
  • Agências digitais 360
  • Conclusão
  • Afinal, qual é o melhor?

 

Qual a equipe/profissional necessário para criar um site?

É muito frequente receber propostas de desenvolvimento de sites com valores tão distantes uns dos outros, podendo variar até 3000%. Esse evento raro na economia pode ser entendido com a divisão do mercado de produção web em 3 partes: Freelancer, Micro agencias e Agencias full 360.

Freelancers

1-2 profissionais

Home Office
– Vantagens: baixo custo
– Perfil de atendimento: microempresas e profissionais
– Faz-tudo:
atendimento, produção, gestão, financeiro e suporte.
Ideal para trabalhos pontuais e específicos, ou quando não há verba para contratar uma agência.

Micro agências

3-10 profissionais
Ponto comercial

– Vantagens: Qualidade e comprometimento;
Vários serviços disponíveis; Profissional dedicado a cada especialidade
-Perfil de atendimento: micro, pequeno e médio porte (empresas);

Grande volume de projetos. Equipe de trabalho segmentada.
Atendimento, criação, produção, gestão e suporte divididos por profissionais.

Agências digitais 360

+ 10 profissionais
Ponto comercial devidamente estruturado

– Vantagens: qualidade e comprometimento; Várias opções de serviços disponíveis; Time de profissionais dedicados a cada especialidade.

– Perfil de atendimento: médias, grandes e transnacionais;

Poucas contas, grande volume de trabalho e alta complexidade.

Portfólio amplo e diversificado.

Time de profissionais além do básico (atendimento, criação, produção e gestão); Trabalham com branding, planejamento, estratégia, BI e mídia.

Premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais.

Conclusão

Seja qual for o caso, sempre existem exceções, mas o que queremos passar para você, é um raio-x do mercado de agências e profissionais digitais, para que se possa entender o porquê dessa diferença de valores ser tão grande.

O modelo de precificação de projetos pode variar, mas o coeficiente baseado em valor-hora/homem é universal,
seja qual for o modelo escolhido.

O Freelancer, de maneira geral, não tem custos fixos de estrutura como uma agência possui, então é natural que ele possa oferecer valores baixos. Em contrapartida, tem limitações quanto ao prazo, a qualidade e, dependendo do profissional, falta de compromisso. Traduzindo: o risco é maior.

As micro agências podem ser a melhor escolha quando se busca o ponto de equilíbrio, o tal do “custo benefício”. Possuem profissionais segmentados (maior qualidade, menor prazo) e, em geral, se comprometem com o cliente (não vão te deixar na mão).

Seguindo o raciocínio, agências maiores costumam remunerar melhor os seus funcionários, mantém equipes maiores, têm uma estrutura física mais complexa e custosa, o que acarreta em precificação com faixas de valores superiores àqueles praticados pelas micro agências. As grandes contas costumam contratar as agências full 360. Primeiro porque já estão acostumadas ao budget; segundo porque podem contar com equipes realmente grandes para dar conta de vários jobs em paralelo; e, em terceiro, porque grandes empresas são avessas ao risco e adoram um porto seguro.

Observe que nas micro e pequenas empresas, o dono faz parte do processo decisório da contratação, e pode dar-se ao luxo de arriscar uma contratação duvidosa. Em caso de insucesso, bem, nesse caso, é o dinheiro dele mesmo, não precisa culpar a ninguém. Já em grandes empresas, o responsável pelo processo decisório geralmente é o gerente da área, e esse cara não pode errar. Uma coisa é a agência fazer “x” ações e trazer zero de resultado, outra coisa é dar um passo errado e causar um prejuízo de branding. A proporção do risco de exposição de microempresas e grandes empresas são totalmente diferentes. Pense nisso.

Afinal, qual é o melhor?

Bem, vai depender do seu bolso, do seu senso de qualidade e do seu objetivo. É possível conseguir bons trabalhos com as micro agências a preços que uma empresa pode pagar. Da mesma forma, se você está buscando um resultado mais elaborado, que necessite de profissionais com competências variadas, a agência 360 é a melhor escolha.

O profissional freelancer é recomendado para trabalhos pontuais, mesmo porque, se existe demanda contínua, o próximo passo é fazer uma contratação CLT ou contratar uma agência, lembrando que existem vantagens e desvantagens para ambos os casos. Avaliar apenas por preço pode ser um grande engano. Seja sincero com você mesmo, avalie a quantidade de profissionais envolvidos e o prazo para entregar aquilo que você está comprando.

Assim, você vai conseguir precificar com maior precisão, e saber se o preço está justo ou super-avaliado.

Conheça o serviço de criação de sites da Next4

Gostou desse artigo?

Deixe sua opinião,
queremos saber o que você pensa!

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

92f3fb181de81e61d7156240362c695d?s=96&d=mm&r=g

Felipe


As Vantagens de Contratar uma Agência Especializada em Criação de Sites Profissionais

As Vantagens de Contratar uma Agência Especializada em Criação de Sites Profissionais

As Vantagens de Contratar uma Agência Especializada em Criação de Site Profissional: No mundo digital atual, ter um site profissional não é mais uma opção, mas sim uma necessidade.  Ele é a porta de entrada do seu negócio na internet e impacta diretamente a credibilidade, visibilidade e conversão de clientes.  Empresas que investem em um […]
Quanto custa criar um site em 2025? Guia de preços e opções disponíveis

Quanto custa criar um site em 2025? Guia de preços e opções disponíveis

Criar um site é o primeiro passo para estabelecer uma presença digital profissional, mas uma dúvida frequente de empresas e empreendedores é: quanto custa criar um site?  O valor pode variar bastante dependendo de fatores como o tipo de site, funcionalidades, design e até mesmo a agência ou profissional contratado.  Neste guia, vamos explorar todos […]
Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes

Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes

Nos dias de hoje, ter um site profissional deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade para empresas e profissionais que desejam ter visibilidade no mercado digital.  Um site mal estruturado ou amador pode afastar seus clientes em poucos segundos.  Por outro lado, um site profissional bem projetado atrai visitantes, engaja e os transforma […]