4 vantagens de aplicar o Slow Content em suas estratégias
Slow Content: Existem diferentes estratégias de marketing digital e dentre as que mais se destacam estão aquelas voltadas para a produção de materiais ricos e relevantes para a audiência, como no caso do marketing de conteúdo.
A utilização da internet cresce continuamente, assim como a quantidade de informações presentes no mundo virtual. Porém, tudo isso provoca o acúmulo de conteúdos que nem sempre são bons e profundos para as pessoas.
Para alcançar materiais de excelente qualidade, é necessário reduzir a velocidade na produção de conteúdos e é justamente isso que o slow content se propõe a fazer.
Por meio dele, a marca passa a priorizar a qualidade dos materiais ao invés de publicar uma grande quantidade de textos e outros formatos que não se aprofundam adequadamente aos assuntos abordados.
Muitas pessoas acreditam que o algoritmo dos buscadores se atenta mais à quantidade, mas é um erro pensar dessa forma. Na verdade, a qualidade é muito mais importante do que vários outros elementos.
O slow content entende essa necessidade, por isso, traz uma proposta diferenciada e que deve ser aplicada pelas empresas. Neste artigo, você vai entender seu conceito, ver algumas dicas e saber quais são as vantagens da prática.
O que é slow content?
O conceito de slow content nada mais é do que o processo de produção onde a qualidade é mais importante do que a quantidade. Seguindo essa linha de raciocínio, o propósito dos criadores de conteúdo é produzir menos, mas com qualidade elevada.
Os defensores dessa prática acreditam que para que o conteúdo seja realmente bom, primeiro é necessário respeitar o tempo do criador. Mais do que respeitar esse tempo, a proposta também envolve seguir as regras de SEO com menos rigor.
É assim que o criador de conteúdo de uma empresa de portarias virtuais vai construir peças com propósito, verdade e identidade.
Hoje em dia, nenhuma empresa deseja que sua imagem seja atrelada a conteúdos de baixa qualidade, afinal, ela se tornou fundamental nos últimos anos, tendo em vista que a internet está cada vez mais acelerada.
Vantagens do slow content
Investir nessa estratégia depende muito das características do projeto, de qualquer forma, aqueles que criam seus próprios conteúdos e alcançam uma rotina satisfatória, naturalmente vão oferecer materiais melhores para a audiência.
Investir nessa prática traz várias vantagens para os negócios, com destaque para as principais, como:
- Maior fluidez;
- Mais profundidade;
- Aumento de autoridade;
- Conexão com o público.
Grandes portais de notícias e blogs que procuram falar sobre diferentes assuntos, precisam encontrar maneiras de se posicionar como autoridade e isso envolve produzir mais rapidamente.
No entanto, o conteúdo rápido é mais rígido, com prazos limitados e burocráticos, além de chegar primeiro ao conhecimento das pessoas do que os demais, algo fundamental, por exemplo, para as notícias.
Na outra ponta, os conteúdos lentos criados por uma empresa especializada em sistema integrado academia são muito mais fluidos e profundos, algo que traz muitos benefícios para as organizações que os produzem.
São materiais que atendem precisamente às necessidades dos usuários, define a identidade da marca nos meios de comunicação, fortalece sua autoridade e melhora a conexão entre ela e as pessoas.
Para as empresas que estão criando conteúdos sobre os mais variados assuntos, não é necessário ter pressa para fazer com que eles cheguem às mãos dos usuários, como no caso das notícias, muito pelo contrário.
Vale mais a pena investir em produção equilibrada, manter o padrão de qualidade e entregar materiais realmente compatíveis com as necessidades e objetivos das pessoas.
Quando o crescimento da produção começa a afetar de maneira negativa a qualidade daquilo que será publicado, a companhia precisa parar e ponderar se é o momento de reduzir o ritmo dos trabalhos.
Como criar slow content
Para investir nessa estratégia, primeiro uma empresa de locação de espaço comercial precisa de muita pesquisa e planejamento, considerando a quantidade de material que a audiência costuma consumir.
É assim que o produtor vai saber como reduzir o número de publicações nos diferentes canais que a marca está presente, além de identificar informações por meio de dados dos usuários nas plataformas.
Não existe uma fórmula única para elaborar conteúdos desse tipo, principalmente tendo em vista que eles podem ter formatos diferentes, assim como adotar uma sistemática.
O principal objetivo desse movimento é permitir que os criadores de conteúdo possam usar sua criatividade, tendo mais tempo para pesquisar, construir frases adequadas, pensar em um bom título, dentre outros aspectos fundamentais.
No entanto, mesmo que não exista uma fórmula pronta para trabalhar com essa prática, existem algumas técnicas que ajudam a implementá-la. São elas:
1. Oferecer valor para o público
Conteúdo de valor é aquele que faz a diferença na vida das pessoas, ajuda a resolver seus problemas e está diretamente relacionado ao momento em que elas se encontram.
Além de gerar valor, um centro veterinário 24 horas perto de mim precisa fazer com que seus materiais sejam especiais e se destaquem entre os concorrentes.
Na hora de criar uma pauta, verifique se o material traz todos os atributos que o tornam único e quais são os diferenciais que a companhia precisa trabalhar em relação à linguagem e à comunicação.
Essa estratégia também procura reduzir o rigor presente nos processos de produção, como no caso das normas de SEO, de modo a resgatar a essência humana e trazer mais liberdade para criar.
Contudo, isso não significa que você possa ignorar totalmente as tendências de mercado e estratégias de divulgação. Na verdade, todas essas ações podem ser harmonizadas com o processo criativo para potencializar ainda mais os resultados.
2. Saber elaborar
Na hora de criar materiais, uma gráfica especializada em banner redondo personalizado deve trabalhar com cuidado, experimentando, testando, trocando, refazendo, dentre outras práticas que vão trazer mais qualidade ao que está sendo produzido.
É assim que a companhia constrói um diálogo entre ela e sua persona, consegue transmitir valor e respeito, além de gerar impactos positivos para os usuários.
Independentemente do assunto que será trabalhado, é fundamental fazer uma avaliação criteriosa das referências que vão embasar o conteúdo.
Procure ser criterioso na hora de escolher uma linguagem, as palavras que vai usar e até mesmo a maneira como a argumentação será trabalhada ao longo do material.
Para fazer escolhas assertivas, é crucial conhecer o comportamento do público, assim como os valores compartilhados entre essas pessoas e quais são suas intenções. Assim, fica muito mais fácil implementar soluções compatíveis com suas necessidades.
3. Considerar o contexto
Quando uma empresa de impermeabilização de cadeiras estofadas investe em marketing digital, tem como propósito prender a atenção dos usuários de maneira pontual.
As organizações podem atrair o olhar dos visitantes por meio de ações simples, como trocar o título, inserir novos tópicos e botões, trocar o layout e mudar as cores. Mas, para estabelecer um relacionamento de longo prazo, isso não é suficiente.
Por outro lado, ao trabalhar com slow content, os conteúdos não se limitam a si próprios, visto que fazem parte de um contexto maior, envolvendo a história da corporação.
Como resultado, os materiais criados trazem mais identidade para o conteúdo e criam uma essência que os distingue e os ajuda a fixar ideias.
4. Fazer pesquisas
Na hora de escrever, por exemplo, sobre as vantagens de trabalhar em um coworking perto de mim, é necessário inserir dados e se desapegar de modelos já usados pelos concorrentes.
Para diferenciar seus conteúdos, faça pesquisas em sites de outros países e varie buscadores usados durante o processo. Além do Google, outros mecanismos de busca podem ser usados, assim como existem sites de outros países.
Variar as fontes e os meios de pesquisa são maneiras de encontrar respostas e embasamentos diferenciados, que dificilmente seus concorrentes vão utilizar.
5. Descartar os excessos
Por fim, quando estiver escrevendo o conteúdo, procure analisá-lo de maneira sincera e crítica e verifique se todas as informações presentes neles são realmente relevantes.
Não é porque os materiais serão mais densos que eles precisam ser repetitivos ou cheios de dados que não importam ou não são interessantes para os usuários.
Lembre-se de que ao pesquisar sobre determinado assunto, como escola criança, as pessoas querem ter acesso a informações profundas e relevantes, mas sem enrolação.
Descarte os excessos dos materiais, se houver, e procure entregar algo profundo, fresco e direto sobre a pauta.
Considerações finais sobre Slow Content
Trabalhar com slow content é garantir que seus materiais tenham qualidade e se aprofundem em questões importantes para a audiência.
A internet está cheia de informação, mas boa parte do que existe nela é rasa e não expõe os assuntos da maneira como as pessoas gostariam de encontrar.
Os conteúdos lentos são bem trabalhados, levam em conta as necessidades do público e oferecem liberdade para criar algo realmente compatível com as necessidades delas.
Sobre a Agência Next4
Com mais de 16 anos de mercado no Marketing Digital, temos a estrutura necessária para a sua empresa se posicionar e se destacar no ambiente digital.
Nossos profissionais são todos qualificados e certificados pelos principais players de Mkt Digital do mercado: Google, Meta, RD Station, Sharpspring, HubSpot, Tik Tok, Youtube, Winning By Design, entre outros.
Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo e veja como podemos ajudar a sua empresa com os seus objetivos e metas.
Temos uma metodologia própria e validada para estratégias com Slow Content.
Alguns artigos complementares ao Slow Content para a sua leitura
Marketing de conteúdo: conheça 2 dicas para prospecção de clientes
Tudo sobre slow content: O que é e para que serve no Marketing Digital
Metodologia de Marketing centrada em SEO para 2023
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
POSTS RECENTES
- O Futuro do AEO: Tendências e Inovações para 2025 e Além
- Como Fazer AEO para o GPT: Estratégias para Respostas de IA Mais Eficientes
- Implementando AEO em Pequenas e Médias Empresas: Um Guia Prático
- AEO vs. SEO: Entendendo as Diferenças e Complementaridades
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.