Descubra o que é Slow Content
Slow Content: Alguns empresários costumam sentir que todo mundo está criando conteúdo e que sua empresa está ficando para trás. Porém, nem sempre é o caso, afinal, existe uma forma efetiva que envolve outro tipo de estratégia que se trata do Slow Content.
Às vezes, parece que a internet te obriga a estar em uma roda de hamster de criação de conteúdo. Constantemente produzindo conteúdo e nem sempre vendo resultados impactantes de fato.
Vamos entender mais a fundo o que é slow content e como ele de fato pode ajudar qualquer negócio, desde uma empresa de molde fibra vidro, até uma clínica veterinária a se destacar nessa vastidão de informações que são despejadas diariamente na web.
O que é o slow content?
O slow content, conteúdo lento em português, se trata de uma estratégia intencional de criar conteúdo para seu público. Pense nisso como o oposto do movimento de fast food.
Conteúdo lento é uma decisão consciente de ir contra a constante agitação de conteúdo que está sendo despejado online que carece de profundidade ou substância.
Isso significa que você diminui a velocidade e prioriza a qualidade do que está sendo entregue.
Há tanto esgoto de informações na internet e conteúdo lento permite que você desacelere para criar conteúdo que se eleva acima da superfície devido ao seu alto valor.
O slow content irá te ajudar a criar conteúdo de valor duradouro e que atraia muito mais gente para o seu serviço de rastreamento de frotas ou qualquer outra empresa que queira crescer online.
Aqui estão 3 maneiras pelas quais o slow content ajuda você a se distinguir de outros negócios, empresas, profissionais ou criadores de conteúdo online.
1. Conteúdo lento é bem pesquisado
Quando alguém realiza uma pesquisa completa, permite que você forneça contexto, análise e sua própria perspectiva única sobre o tópico.
Por exemplo, alguém que pesquise oficina especializada em Peugeot pode se interessar por conteúdos relacionados ao assunto.
Isso é benéfico para o seu público porque eles estão recebendo informações significativas e, depois de pesquisar o assunto, deixe dicas e outras coisas importantes no seu conteúdo que de fato ajudem quem está tendo contato com ele.
A peça final oferece profundidade e substância ao seu público, a qualidade é importante aqui, não a quantidade, portanto, focar nisso é o principal ponto para se diferenciar no marketing digital hoje em dia.
2. O conteúdo precisa ser bem pensado
As informações são cuidadosamente colocadas em conjunto com o público em mente, para isso será necessário entender o que ele procura e o que de fato funciona para cada um deles.
Você pode definir isso respondendo algumas questões importantes que vão te dar um direcionamento para isso.
Por exemplo, “este conteúdo ajudará meu público com resolver um problema, aprender uma nova técnica ou ferramenta ou agir em algo que é importante para eles?”
Outra alternativa :“este conteúdo está alinhado com o objetivo de nutrir uma comunidade online, construir minha lista de assinantes de e-mail, transformar assinantes em clientes ou alunos?”
Você precisa identificar a transformação ou problema que seu conteúdo resolve para proporcionar ao seu público e então dar isso a eles. Isso os aproxima de seus próprios objetivos ou aspirações e faz com que eles se conectem com sua marca.
O resultado dessa prática ajuda a estabelecer você como uma autoridade ou especialista em seu campo ou tópico.
Assim, maximizando suas chances de crescer online de forma consistente e consequentemente, aumentar suas vendas.
3. Slow content oferece valor de verdade
Com tanto valor sendo compartilhado, esse conteúdo se eleva acima do ruído e surge como uma informação valiosa.
Algumas pesquisas mostraram que o conteúdo leva mais tempo para criar resultados mais fortes são aqueles bem produzidos, afinal, apesar de demorar mais para mostrar os resultados, eles tendem a ser mais assertivos a longo prazo.
Às vezes você não precisa criar mais conteúdo, você só precisa criar conteúdo eficaz de fato. Isso irá te distinguir daqueles que só pensam em números e não em realmente gerar algo que valha a pena consumir.
Por exemplo, imagine que alguém está procurando uma prótese capilar masculina micropele e encontra o conteúdo de uma clínica que posta conteúdo especializado neste assunto. As chances dessa pessoa se tornar um cliente é bem mais alta.
Portanto, foque em oferecer algo que as pessoas pra quem você vende se beneficiem com as informações assim como se beneficiam do seu produto ou serviço. Esse é o grande objetivo do Slow Content.
Como fazer um conteúdo que funcione
Antes de escrever sua próxima postagem no blog, vídeo ou criar sua próxima atualização de mídia social, comece sentando com sua ideia e pense no que você está tentando alcançar e como você pode melhorar seu conteúdo com um pouco mais de pesquisa.
Adotar o conteúdo lento como estratégia significa que ele foi cuidadosamente criado, bem pesquisado e repleto de recursos e informações valiosas para o usuário, portanto, veja bem o que você irá fazer e como vai fazer.
Se você está constantemente criando conteúdo do zero o tempo todo, pode se sentir esgotado ou próximo disso.
Em vez disso, concentre-se na criação de conteúdo de qualidade e remova todas as outras tarefas de conteúdo da sua lista de tarefas.
Portanto, está algumas dicas de como colocar isso em prática (Slow Content):
- Desenvolva um processo de criação de conteúdo;
- Adapte seu conteúdo (ou seja, gráficos, vídeos, postagens de blog);
- Escolha o que causa maior impacto para seu público;
- Simplifique seu processo de criação.
Muitos pensam que o algoritmo das redes favorecem o conteúdo rápido, mas na verdade ele favorece o conteúdo mais relevante e quem está gerando maior impacto nos usuários da rede.
Os algoritmos de mídia social favorecem a consistência e o conteúdo valioso. Depois que seu conteúdo for finalizado e publicado, você deseja redirecionar seu conteúdo até que seu próximo conteúdo esteja pronto.
Um bom exemplo disso é entender como uma pousada de idosos pode se posicionar online para agregar aos usuários.
Os responsáveis podem dar dias de atividades para entreter os idosos, medidas de segurança em caso de acidentes e muito mais.
Todo tipo de negócio pode se beneficiar com a criação de conteúdo de valor, basta desacelerar um pouco para prestar atenção no que de fato o seu público pesquisa online e fazer conteúdos baseado nesses dados.
Isso é principalmente importante para pesquisas como aula de natação para bebe de 2 anos, onde se trata de algo mais sério e precisa de informação direcionada produzida por especialistas no assunto.
Neste exemplo acima, essas pesquisas estão relacionadas com o segmento de natação, portanto uma empresa que trabalhe no mesmo ramo pode utilizar essa informação para mostrar sua autoridade no assunto.
Seguindo isso, essa empresa poderia criar publicações variadas falando desde como é importante colocar as crianças na natação o mais cedo possível, até sobre as vantagens de adquirir uma piscina de alvenaria redonda.
Depois de criar seu conteúdo, certifique-se de também redefini-lo para maximizar o que você criou. Tudo que for criado tem de ter um propósito, seja informar, vender ou entreter. Veja o que melhor funciona baseado no seu objetivo.
Maximize seu conteúdo
Imagine que sua empresa é especialista no ramo de reparos e confecção de estofados para automóveis e realiza um serviço de impermeabilização de estofados de carros muito diferenciado da concorrência.
Ao criar conteúdos falando sobre esse serviço, tente criar pelo menos seis tipos diferentes de conteúdo a partir desse conteúdo original, expandindo assim a abrangência nas diferentes plataformas e redes sociais.
Por exemplo, se você criou um vídeo, transforme-o em postagem de blog, post do Instagram, carrossel do Instagram com dicas, vídeos no IGTV, newsletter por e-mail e também fale sobre isso em seus Stories, Reels ou um vídeo no Tik Tok.
Você deseja tornar o conteúdo o mais redirecionado possível, porque maximiza sua produção, demonstra sua capacidade de ser um criador de conteúdo consistente e solidifica a mensagem e a experiência da sua marca.
Crie uma planilha com objetivos
Se você deseja extrair ao máximo dessa estratégia, você deve ter objetivos bem definidos e a melhor forma de fazer isso é desenvolvendo uma planilha com objetivos e metas a serem atingidos.
Seja aumentar suas vendas, melhorar o relacionamento com seu público ou captar mais seguidores para seu perfil, o seu conteúdo precisa ter direcionamento para que você analise as métricas e veja se ele está sendo efetivo ou não.
Considerações finais sobre Slow Content
Com a rapidez das informações que a internet trouxe, gerou muitas dúvidas sobre o que de fato funciona para as empresas e profissionais. Dessa forma, nunca foi tão importante entender a fundo o que é relevante ou não.
Saber filtrar essas enxurradas de informações e criar algo que faça as pessoas pararem para prestar atenção é a chave para o sucesso, mas para isso, você também deve parar e escutar que tipo de coisa seu público quer consumir de verdade.
Produzir conteúdo raso e em grande quantidade não faz muito sentido em uma estratégia de Marketing Assertiva. Opte pelo Slow Content para gerar e agregar valor aos usuários sempre.
Sobre a Agência Next4
Desenvolvemos soluções criativas para as empresas alcançarem o posicionamento digital correto e impactar suas personas nos principais canais digitais.
Com mais de 17 anos de experiência em Marketing Digital, temos um tipo comprometido e focado em entregar mais resultados para que a sua empresa obtenha a máxima performance nos canais digitais.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Agência Next4, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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