Skip to main content
Software house: O que é e os seus desafios

Software house: O que é e os seus desafios

RESUMO DA NOTÍCIA:

  • A importância dos softwares de TI
  • Os desafios de uma Software House
  • As 5 etapas de desenvolvimento de um software personalizado

O setor de softwares e serviços de Tecnologia da Informação (TI) tem ganhado cada vez mais destaque dentro do ramo empresarial, devido à crescente utilização de tecnologia e à mecanização de tarefas.

Nesse cenário, surgem então empresas especializadas em desenvolver diferentes tipos de serviços tecnológicos, como, por exemplo, a software house.

Essas empresas são focadas no desenvolvimento de softwares personalizados e que atendem a necessidade de um público alvo específico.

Os programas desenvolvidos podem solucionar desde demandas simples, como o cadastro dos clientes em um site, ou até sistemas de gestão mais complexos, como a logística de entrega de algum produto, por exemplo.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber tudo sobre uma software house?

Continue lendo este artigo para saber o que é essa empresa, quais os desafios que ela enfrenta no mercado e como é o processo de desenvolvimento de software personalizado.

O que é uma software house?

Como dissemos anteriormente, uma empresa de software house é responsável por planejar, desenvolver e comercializar sistemas ou programas de computador personalizados que solucionam uma demanda existente.

Essa empresa também oferece todo o suporte técnico necessário para auxiliar na utilização desses softwares por parte dos usuários.

Esse tipo de empresa é formado por profissionais de diversas áreas, desde a equipe de venda e atendimento ao cliente até os programadores e designers que realmente produzem os softwares.

A presença de profissionais de diversos setores facilita o processo de criação e agrega maior valor ao produto final.

Além disso, uma software house, normalmente, atende apenas um público específico, como restaurantes, por exemplo.

Isso também garante que a empresa seja mais especializada no serviço que realiza, oferecendo soluções diferenciadas com maior rapidez e qualidade.

Desafios

Como qualquer outra empresa que quer se destacar no mercado e crescer, uma software house enfrenta diversos desafios todos os dias. Veja abaixo três dos principais entre eles:

1. Conhecimento do público

Por conseguir desenvolver um produto personalizado, realmente funcional para a necessidade de uma empresa ou de um cliente, uma software house precisa de um amplo conhecimento sobre o seu público alvo.

Com a definição exata da área de atuação é possível compreender melhor as demandas do setor e oferecer melhores soluções.

Também é preciso possuir um contato direto e contínuo com o cliente, desde o planejamento até depois da entrega do produto.

Por mais que ele seja leigo na parte do desenvolvimento da tecnologia, o seu cliente será o usuário e deve ter total domínio e entendimento do programa.

Com isso, conhecer bem o cliente também é fundamental para que não ocorram erros básicos por falta de informação e, por consequência, desperdício de dinheiro.

É melhor ter informações até demais do que faltar algum item importante no momento do desenvolvimento do software.

2. Posicionamento da empresa

Outro problema que essas empresas podem enfrentar é a falta de posicionamento dentro do mercado.

Está muito enganado quem pensa que os clientes vão simplesmente aparecer para fazer negócio sem que exista nenhuma informação confiável sobre a empresa.

Uma software house precisa de um diferencial para conseguir se destacar no mercado e se tornar conhecida, seja pela integração das soluções oferecidas ou atendimento ao cliente, por exemplo.

Uma prática comum para realizar bem essa atividade é estudar o que os concorrentes estão fazendo e tentar ir além, proporcionando um destaque ainda maior.

3. Marketing

Um método de conseguir um melhor posicionamento da empresa e, com isso, atrair mais clientes é através do marketing.

Muitas vezes deixado de lado, o marketing auxilia as pessoas a conhecerem melhor uma empresa e facilita o processo de venda do produto.

Por isso, é muito importante entender que o marketing não é um custo e sim um investimento que a corporação deve fazer.

E, por ser um investimento muitas vezes alto, ele deve ser realizado por profissionais qualificados e com experiência na realização do serviço.

Dessa forma, contratar uma agência de comunicação para cuidar da publicidade é a melhor solução.

Etapas de desenvolvimento de um software personalizado

Para que uma empresa de software house consiga produzir programas personalizados de qualidade e que solucionem as demandas dos clientes, elas devem seguir etapas de desenvolvimento.

Cada uma dessas etapas tem uma missão específica que é de suma importância para o resultado final. Veja abaixo cada uma delas:

  1. Análise e estabelecimento dos requisitos – Coleta de informações com o cliente sobre os requisitos que o software deve ter.
  2. Criação do projeto – Criação do algoritmo e lógica de funcionamento do sistema.
  3. Codificação – Escolha da linguagem de programação.
  4. Integração do sistema – Após a produção isolada de cada parte do sistema, as unidades são conectadas em um único programa e é realizado um teste completo no software.
  5. Operação – Após toda a produção, o software realmente entra em atuação nessa fase, sendo implementado pela empresa e sofrendo as atualizações e manutenções necessária.

Gostou de conhecer mais sobre como é a atuação de uma software house? Para ficar por dentro de outras novidades do setor e para aprender ainda mais sobre estratégias digitais assine nossa newsletter.

Compartilhe nas redes sociais

Sobre o autor

09f939f707d744ceee0a32ea65c0a323?s=96&d=mm&r=g

admin


Quanto custa criar um site em 2025? Guia de preços e opções disponíveis

Quanto custa criar um site em 2025? Guia de preços e opções disponíveis

Criar um site é o primeiro passo para estabelecer uma presença digital profissional, mas uma dúvida frequente de empresas e empreendedores é: quanto custa criar um site?  O valor pode variar bastante dependendo de fatores como o tipo de site, funcionalidades, design e até mesmo a agência ou profissional contratado.  Neste guia, vamos explorar todos […]
Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes

Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes

Nos dias de hoje, ter um site profissional deixou de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade para empresas e profissionais que desejam ter visibilidade no mercado digital.  Um site mal estruturado ou amador pode afastar seus clientes em poucos segundos.  Por outro lado, um site profissional bem projetado atrai visitantes, engaja e os transforma […]
A importância da Manutenção Proativa e Evolutiva em um projeto Web

A importância da Manutenção Proativa e Evolutiva em um projeto Web

A manutenção de um site é fundamental para assegurar seu bom funcionamento, desempenho e segurança ao longo do tempo. Este artigo explora detalhadamente os conceitos de Manutenção Proativa e Manutenção Evolutiva dentro de um projeto Digital – Web, explicando sua importância, benefícios e diferenças, além de abordar a relevância desses serviços para as áreas de […]