Software house: O que é e os seus desafios
RESUMO DA NOTÍCIA:
- A importância dos softwares de TI
- Os desafios de uma Software House
- As 5 etapas de desenvolvimento de um software personalizado
O setor de softwares e serviços de Tecnologia da Informação (TI) tem ganhado cada vez mais destaque dentro do ramo empresarial, devido à crescente utilização de tecnologia e à mecanização de tarefas.
Nesse cenário, surgem então empresas especializadas em desenvolver diferentes tipos de serviços tecnológicos, como, por exemplo, a software house.
Essas empresas são focadas no desenvolvimento de softwares personalizados e que atendem a necessidade de um público alvo específico.
Os programas desenvolvidos podem solucionar desde demandas simples, como o cadastro dos clientes em um site, ou até sistemas de gestão mais complexos, como a logística de entrega de algum produto, por exemplo.
Ficou interessado pelo assunto e quer saber tudo sobre uma software house?
Continue lendo este artigo para saber o que é essa empresa, quais os desafios que ela enfrenta no mercado e como é o processo de desenvolvimento de software personalizado.
O que é uma software house?
Como dissemos anteriormente, uma empresa de software house é responsável por planejar, desenvolver e comercializar sistemas ou programas de computador personalizados que solucionam uma demanda existente.
Essa empresa também oferece todo o suporte técnico necessário para auxiliar na utilização desses softwares por parte dos usuários.
Esse tipo de empresa é formado por profissionais de diversas áreas, desde a equipe de venda e atendimento ao cliente até os programadores e designers que realmente produzem os softwares.
A presença de profissionais de diversos setores facilita o processo de criação e agrega maior valor ao produto final.
Além disso, uma software house, normalmente, atende apenas um público específico, como restaurantes, por exemplo.
Isso também garante que a empresa seja mais especializada no serviço que realiza, oferecendo soluções diferenciadas com maior rapidez e qualidade.
Desafios
Como qualquer outra empresa que quer se destacar no mercado e crescer, uma software house enfrenta diversos desafios todos os dias. Veja abaixo três dos principais entre eles:
1. Conhecimento do público
Por conseguir desenvolver um produto personalizado, realmente funcional para a necessidade de uma empresa ou de um cliente, uma software house precisa de um amplo conhecimento sobre o seu público alvo.
Com a definição exata da área de atuação é possível compreender melhor as demandas do setor e oferecer melhores soluções.
Também é preciso possuir um contato direto e contínuo com o cliente, desde o planejamento até depois da entrega do produto.
Por mais que ele seja leigo na parte do desenvolvimento da tecnologia, o seu cliente será o usuário e deve ter total domínio e entendimento do programa.
Com isso, conhecer bem o cliente também é fundamental para que não ocorram erros básicos por falta de informação e, por consequência, desperdício de dinheiro.
É melhor ter informações até demais do que faltar algum item importante no momento do desenvolvimento do software.
2. Posicionamento da empresa
Outro problema que essas empresas podem enfrentar é a falta de posicionamento dentro do mercado.
Está muito enganado quem pensa que os clientes vão simplesmente aparecer para fazer negócio sem que exista nenhuma informação confiável sobre a empresa.
Uma software house precisa de um diferencial para conseguir se destacar no mercado e se tornar conhecida, seja pela integração das soluções oferecidas ou atendimento ao cliente, por exemplo.
Uma prática comum para realizar bem essa atividade é estudar o que os concorrentes estão fazendo e tentar ir além, proporcionando um destaque ainda maior.
3. Marketing
Um método de conseguir um melhor posicionamento da empresa e, com isso, atrair mais clientes é através do marketing.
Muitas vezes deixado de lado, o marketing auxilia as pessoas a conhecerem melhor uma empresa e facilita o processo de venda do produto.
Por isso, é muito importante entender que o marketing não é um custo e sim um investimento que a corporação deve fazer.
E, por ser um investimento muitas vezes alto, ele deve ser realizado por profissionais qualificados e com experiência na realização do serviço.
Dessa forma, contratar uma agência de comunicação para cuidar da publicidade é a melhor solução.
Etapas de desenvolvimento de um software personalizado
Para que uma empresa de software house consiga produzir programas personalizados de qualidade e que solucionem as demandas dos clientes, elas devem seguir etapas de desenvolvimento.
Cada uma dessas etapas tem uma missão específica que é de suma importância para o resultado final. Veja abaixo cada uma delas:
- Análise e estabelecimento dos requisitos – Coleta de informações com o cliente sobre os requisitos que o software deve ter.
- Criação do projeto – Criação do algoritmo e lógica de funcionamento do sistema.
- Codificação – Escolha da linguagem de programação.
- Integração do sistema – Após a produção isolada de cada parte do sistema, as unidades são conectadas em um único programa e é realizado um teste completo no software.
- Operação – Após toda a produção, o software realmente entra em atuação nessa fase, sendo implementado pela empresa e sofrendo as atualizações e manutenções necessária.
Gostou de conhecer mais sobre como é a atuação de uma software house? Para ficar por dentro de outras novidades do setor e para aprender ainda mais sobre estratégias digitais assine nossa newsletter.
POSTS RECENTES
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
- Como o SEO Pode Potencializar o Tráfego de Blogs Corporativos
- Termos usados por Casas de Apostas Online no Marketing Digital
- Principais Métricas de Marketing Digital Analisando o Mercado Brasileiro
- Desenvolvimento de Sites: Guia Completo para Criar um Site Profissional e Lucrativo
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.