Meu site foi criado com um template pronto, e agora?
Template pronto: Estamos num momento que tudo precisa ser entregue muito rapidamente e com muita qualidade. Quanto mais rápido uma agência conseguir entregar um projeto, permitirá uma demanda maior de projetos entrando no mês.
A data de entrega é um fator predominante na disputa de orçamento. Geralmente, após o cliente conhecer o preço do desenvolvimento, também busca saber em quanto tempo ele leva para desenvolvê-lo.
Então, chegamos aos atalhos: muitas “agências”, sabendo disso, buscam pela internet terceiros especializados nas construções de temas (template pronto), compram uma licença e customizam o tema conforme os dados que o cliente fornece, textos ou imagens.
CMS (Content Management System) como o WordPress, Joomla, Drupal, etc., possuem uma área especializada em comercialização de temas (template pronto), podendo selecionar o tema por perfil de sua empresa.
Existem empresas que são desvinculadas aos CMS’s que tentam trazer uma qualidade maior, com temas profissionais nos quesitos de layout, programação e customização.
Logicamente tem um custo maior para a compra, justamente que o desenvolvimento destes layouts (template pronto) não depende de um profissional, mas sim de muitos na área de designer, layout frontend e programação backend. Pode se levar um mês para terminar um layout em equipe.
Ter um site com o template pronto é ruim?
Até este momento, entendemos que integrar um template pronto possibilita agilidade no desenvolvimento, porém precisamos considerar algumas coisas.
Todo tema criado para fins comerciais atende um ou mais perfis, por exemplo, se seu negócio é trabalhar com fotografia, o profissional procurará um tema que enquadre a sua realidade. Este tema será customizado com seu logo, identidade visual e recursos visuais.
Contudo, a crítica que se tem de projetos feitos com templates prontos em primeiro momento são na hora de gerenciar o conteúdo e aplicar customizações no tema.
O gerenciamento de conteúdo acaba sendo complexo em alguns pontos, pois o tema não foi baseado na sua regra de negócio, e sim num perfil em comum. Como o tema é comercial, ele tentará atender a mais vasta variedades de segmentos no seu perfil.
É exatamente agora que o cliente questiona: “eu precisava modificar o telefone na área de contato, e não acho onde fazer isso!”.
Ou: “Tentei editar uma página e perdi uma parte do layout”.
“É nesta hora que o mais rápido acaba consumindo mais tempo e o mais barato acaba se tornando mais caro”
Fica caro, pois você sentirá a necessidade de contactar um profissional para mexer no seu site e adote as políticas e devidas customizações.
Ao profissional analisar seu projeto perceberá que para aplicar as modificações para deixar o projeto gerenciável ao seu gosto e melhorar navegação, SEO e velocidade de carregamento, ele precisará desconstruir alguns recursos e construir elementos que atendem ao nível de demanda da empresa.
Agora o valor começa a ficar salgado, pois não é só criar; é criar sobre algo que já existe!
Você terá bugs no percurso que será colocado como sinistro em seu orçamento. O profissional cobrará pela demanda de criação de elementos customizáveis que não existe no projeto.
Tudo isso se deve, pois um tema pronto é um canivete suíço, onde 70% dos recursos que ele apresenta você não irá usar, e os que você precisa não funciona ou não aplica no seu modelo de negócio.
Muitos destes recursos a qual chamamos de “plugins” dependem um dos outros, ou seja, se o profissional entender que um plugin precisa ser removido, pois está impactando no SEO e ao remover pode gerar conflito com outras áreas do site, pois a finalidade em que foi criado era para atender uma massa e não uma especificidade!
É isso mesmo, o template pronto atenderá à massa do seu seguimento e não à sua empresa.
É por isso que na Next4 temos a etapa de criação de layout, que é feito um estudo sobre a regra do seu negócio, onde vemos que cada cliente tem suas peculiaridades e o projeto de criação de sites precisa atendê-las da melhor forma possível, onde seu projeto é único entre milhões.
Nossa equipe de desenvolvimento é especializada em criações e customizações de módulos para poder atender as especificações de cada cliente.
É isso que é a diferença entre um projeto bonito pela quantidade de elementos, mas não pensado na empresa de um projeto com poucos recursos, mas 100% voltado para realidade da empresa. Tornando um site simples em profissional, um projeto estagnado em funcional.
Conclusão sobre templates prontos para a criação de sites
Podemos dizer que utilizar um template pronto para a criação do site da sua empresa terá seus pontos positivos e negativos, não é mesmo?
Temos que colocar na balança: valores mais acessíveis – valores superiores, entrega em um prazo menor do que os habituais – prazo de entrega maiores que os habituais e velocidade no lançamento do seu projeto, sem possibilidade de grandes personalizações – possibilidade de personalização conforme as necessidades da sua empresa.
Dependendo do momento atual da sua empresa seria mais indicado um ou outro, certo? Nós pensamos sempre na personalização de 1×1 para aumentar os resultados dos nossos clientes.
E você? Nos diz aí nos comentários o que pensa sobre esse assunto.
Sobre a Agência Next4
Desde 2005 atuando com criação e desenvolvimento de websites, somos especialistas em entregar projetos que gerem mais resultados para os nossos clientes.
Com um time multidisciplinar dedicado e experiente, entendemos as necessidades e objetivos de cada empresa para oferecer algo muito personalizado para os nossos clientes.
Já desenvolvemos mais de 800 projetos de criação de sites e contamos com um time de especialistas em Marketing Digital para integrar estratégias e aumentar a performance.
Fale agora mesmo com um especialista e conte-nos mais sobre o seu projeto.
POSTS RECENTES
- Tendências de marketing digital para 2025: o que sua empresa precisa saber
- Como criar um site profissional que converte visitantes em clientes
- Como Criar Campanhas de Sucesso com UGC e Creators: Um Guia Completo para 2025
- Como Usar Google Trends para Encontrar Tópicos Relevantes
- Ferramentas de SEO Indispensáveis para Pequenos Negócios
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.