As tendências atuais e futuras no mundo do marketing digital
Ah o marketing digital, esse é um dos conceitos modernos mais abordados na atualidade é sem dúvidas, uma das áreas mais utilizadas dentro de qualquer empresa atual, se você é dono do seu próprio empreendimento, em algum momento você vai usufruir do marketing digital na sua vida.
Mas não vá achando que esse conceito é a solução para todos os seus problemas, vale destacar que o marketing digital por si só não faz milagre, ele precisa de uma boa estruturação e para isso, é necessário conhecer a fundo todas as suas estratégias e vertentes de modo geral.
Para isso, não basta ficar atrás dos seus móveis para escritório esperando as coisas acontecerem, é necessário colocar a mão na massa e ir atrás de conhecer e explorar mais esse mercado de maneira eficiente, e para isso, é necessário entender principalmente, quais são as suas tendências.
No texto de hoje, nós iremos falar sobre todas as tendências atuais e futuras no mundo do marketing digital, vamos descobrir o que está em alta e pode te ajudar durante a sua jornada e também iremos destrinchar o que o futuro reserva para esse mercado, bora conferir? Então vamos lá!
Eventos híbridos no Marketing Digital
A pandemia chegou ao fim e muitas pessoas já restabeleceram a sua rotina “normal” de ir até os lugares de forma presencial, porém em contrapartida, sempre existe um questionamento para entender como ficará o mundo daqui pra frente? Afinal, o remoto acabou se tornando uma grande tendência dentro de muitos locais.
Isso fez com que os chamados eventos híbridos, se desenvolvessem inclusive dentro do marketing digital, mesclar atividades presenciais e remotas tem sido uma enorme tendência que deve ficar ainda mais consolidada nos próximos anos, conforme a Deloitte, 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas em um futuro próximo.
A tendência é que esse mercado cresça e que o marketing digital se adapte a atuar tanto de forma presencial quanto digital, mesclando a sua experiência de atendimento e unindo o que existe de melhor entre esses dois mundos principais.
Conteúdos baseados em dados
Os dados são cruciais nas estratégias de qualquer empresa, seja para tomar decisões de maneira mais assertiva ou como no caso aqui, criar conteúdos otimizados. Captar informações dos usuários e transformar isso ao seu favor, é uma das formas mais assertivas e eficientes de alcançar seu público.
O uso de dados ajuda justamente você a entender melhor sobre as pessoas que estão ao seu redor, entender seus clientes, saber o que eles querem consumir, o que está dando certo, quais tipos de conteúdos podem fazer sucesso, como criá-los com qualidade e muito mais, no meio de tanta coisa, apenas a implementação de dados faria com que você alcançasse uma precisão máxima.
Sendo assim, são eles que ajudam a guiar a criação de conteúdos assim como os bits para parafusadeira auxiliam no uso dessa ferramenta, quanto mais você implementar uma cultura de dados, mais vai conseguir alcançar seu público, criar conteúdos otimizados e personalizados, e sanar as suas vontades de forma realmente efetiva.
Conversational Marketing
Atualmente, é natural que as pessoas estabeleçam um contato cada vez mais constante com as empresas, principalmente por ferramentas como o WhatsApp, no meio disso, um fator que aparece como fundamental é o que chamamos de conversational marketing.
Essa é uma tendência que deve se expandir ainda mais no futuro, e para quem não conhece, se baseia no diálogo cada vez mais constante de uma marca com seu consumidor, e principalmente, a realização de toda campanha de marketing e vendas usando plataformas de chat.
As conversões para quem usa o WhatsApp cresceram cerca de 70%, fechamentos de vendas com essa funcionalidade foram 40%, isso só mostra que os brasileiros têm mais segurança e tendem a converter quanto realizam a conversação com a empresa antes de tomar a sua decisão final.
Conteúdos em vídeo e orgânicos em alta no Marketing Digital
Outro mercado que está em ascensão no marketing digital são os conteúdos audiovisuais, principalmente os focados em vídeos, o streaming está em alta na atualidade, entre as pessoas que assinam pelo menos um desses serviços, 65% consome pelo menos duas horas de vídeos diariamente, o YouTube está cada vez mais em alta, enquanto o TikTok se tornou o queridinho dos brasileiros.
O vídeo acaba se tornando cada vez mais usado devido a sua praticidade e até mesmo facilidade de explicações, é possível encontrar como usar uma régua de tomadas com apenas alguns cliques, tudo corrobora para o uso desse formato, que já é uma realidade extremamente popular e recomendada, inclusive os conteúdos mais informativos como webinars e até mesmo transmissões ao vivo.
Vale destacar também que os conteúdos orgânicos têm ganhado mais força dentro do mercado, principalmente o SEO e o marketing de conteúdo, cada vez mais profissionais do marketing digital investem nesse segmento devido aos seus resultados eficientes mesmo com investimentos baixos.
Diversidade, inclusão e sustentabilidade
As pessoas se preocupam cada vez mais com as questões sociais, na geração Z, cerca de 94% dos consumidores esperam que as marcas se posicionem em relação a causas sociais como o LGBTQIA+, racismo, machismo e outras questões relevantes para a sociedade, além disso, a inclusão também é um tema que está em alta.
Muitas pessoas valorizam empresas e estratégias que tenham algum tipo de acessibilidade, no meio disso tudo, o marketing digital deve se atentar cada vez mais a essas pautas sustentáveis e que abordam diversidade e inclusão.
É preciso criar campanhas que posicionam uma empresa de forma que seja bem vista pelo público, é interessante trabalhar melhor o branding, é fazer com que o seu negócio consiga se destacar e se colocar em uma boa situação dentro do mercado, trabalhando cada mais a sua imagem.
Exploração do metaverso
Uma das grandes tecnologias da atualidade, o metaverso promete balançar o mundo do marketing digital em um futuro próximo, essa é uma tendência que ainda está no começo, mas deve revolucionar muitas coisas como a forma de comunicação com o público e a interação digital de uma maneira diferente.
Ao invés de mexer sua mão em cima de um mouse pad para escolher um produto, o metaverso proporciona uma experiência única que mescla diversas tecnologias como realidade aumentada e virtual para englobar um ambiente único e imersivo.
Isso com certeza fará com que o marketing digital mude suas estratégias, apostando justamente nessa imersão e na interação cada vez mais próxima com as pessoas, fazendo com que as empresas tenham que investir ainda mais para ter uma boa proximidade.
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