Tráfego orgânico x tráfego pago: qual a melhor estratégia para seu negócio?
Tráfego: Certamente, se você trabalha com vendas, certamente já deve ter se perguntado de como vender meus produtos pela internet e investir nos meios digitais?
Por isso, neste conteúdo vamos mostrar algumas dicas para aumentar seu tráfego na internet.
É fato que o aumento de tráfego se torna indispensável nos dias de hoje. Isso porque está relacionado a quantidade de acessos na página como sites, blogs, lojas virtuais e afins.
Investir o seu negócio na internet é a chave de sucesso para as organizações, pois permite maior visibilidade, melhor relacionamento com o cliente e alta probabilidade de conversões.
Para isso, as empresas podem utilizar as estratégias de tráfego orgânico e tráfego pago para aumentar o número de visitas no site através das pesquisas feitas nos mecanismos de busca como o Google e Yahoo.
Apesar de terem métodos diferentes, o tráfego orgânico e tráfego pago têm um mesmo objetivo final, que é destacar a marca, produto ou empresa nos buscadores com maior visibilidade.
Estar em evidência nesses sites é um sinal de que as estratégias estão dando certo, pois se destacar nos primeiros resultados é um ótimo passo para lucros maiores.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar as funcionalidades de cada tráfego, as principais diferenças, e qual a melhor estratégia para o seu negócio.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!
Tráfego orgânico
A estratégia de tráfego orgânico tem alta eficiência para posicionar uma página entre as melhores posições dos mecanismos de busca.
Se você deseja que o seu negócio seja encontrado após a primeira pesquisa, é possível como o modelo orgânico.
É uma excelente vantagem para ter a visibilidade através de pesquisas e proporcionar o relacionamento com os potenciais clientes sem custo algum.
Mas, para isso, é necessário apostar em publicações de conteúdos frequentes, além de outras técnicas para auxiliar nos excelentes resultados, a técnica de SEO é uma delas.
O SEO deve ser uma preocupação frequente dos sites que desejam ganhar destaque organicamente, já que os algoritmos do Google e de outros sites de busca estão sempre se aprimorando e mudam de forma abrupta.
Por isso é importante focar em conteúdos relevantes que gerem valor e atraiam consumidores. É claro que os resultados serão nítidos no decorrer do tempo. Porém, é eficiente para atrair o público mais interessado pelos conteúdos oferecidos, logo, a marca ganha autoridade no assunto.
Afinal, a possibilidade de um consumidor visitar o seu site será muito maior se aparecer entre as principais pesquisas e assimilar com a relevância da página por estar bem posicionada. Contudo, isso não quer dizer que o tráfego pago não é eficiente.
Tráfego pago
Diferente do modo orgânico, que alcança os resultados em médio prazo, o tráfego pago é um investimento para atrair usuários a cada clique nos anúncios.
A técnica funciona ao aplicar palavras-chave como “como divulgar minha empresa na internet”, por exemplo, na qual foi paga para ser inserida no Google Ads para anunciar.
Neste contexto, investir em anúncios pagos é uma opção para atrair o público-alvo e aumentar o número de visitas no site em determinado período e pagar por cliques de acesso.
Entretanto, é importante ressaltar que não basta apenas pagar para ter a marca visível na primeira página, até porque a taxa de rejeição é um fator determinante para a queda de posicionamento no ranking dos mecanismos de busca e ter o tráfego pago de insucesso.
O objetivo desta estratégia é captar o público e gerar o relacionamento, ou seja, atrair os interessados pelos serviços e produtos oferecidos e ter maior possibilidade de potencializar os resultados de vendas.
Além do mais, é possível criar estratégias de tráfego pagos nas redes sociais de modo segmentado nas plataformas do Instagram e Facebook Ads, de acordo com a localização, interesses e preferências dos usuários, idade, entre outros fatores.
Qual tráfego é melhor para o seu negócio?
Agora que você já sabe as finalidades de cada modelo para gerar tráfego, é possível utilizar ambas estratégias no seu negócio.
A principal vantagem de se investir na busca orgânica é o fato do investimento ser baixo para um grande retorno. No entanto, o orgânico conta sempre com a desvantagem de demorar muito mais tempo para apresentar resultados.
Já a busca paga tem como principal vantagem ter um retorno rápido, com cliques acontecendo em pouco tempo. Porém, os custos são maiores, o que pode ser inviável para algumas empresas.
Entretanto, ao avaliar as vantagens de como captar clientes pela internet é necessário saber qual será o seu público-alvo específico.
Além de ter autoridade e reconhecimento com posicionamento orgânico, ou seja, pessoas que obtêm interesse nos conteúdos fornecidos no site e os mecanismos de busca reconhecerem a relevância para os usuários, é a melhor opção.
Mas, para quem busca resultados imediatos em determinado período e com possibilidade de investir no pagamento por cliques, o tráfego pago pode ser aplicado.
Portanto, a escolha pode variar de acordo com os objetivos e finalidades de cada empresa, logo, aproveitar ambas vantagens pode ser essencial para notar melhores resultados no seu negócio!
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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.