Saiba tudo sobre WooCommerce e extensões de terceiros
WooCommerce, como muitos já sabem, é uma extensão desenvolvida para o CMS WordPress com intuito de integrar um sistema de e-commerce (loja virtual) para um gerenciador de conteúdo.
De fato, isso facilita muito o gerenciamento de loja, pois temos o poder do WordPress na questão de gestão de conteúdo institucional/blog somado ao poder de customização e gerenciamento de loja do WooCommerce.
Continue a ler este artigo para saber muito mais!
Lojas virtuais e WooCommerce
Legenda: WooCommerce é uma extensão muito usada em gestão e construção de loja
As lojas virtuais mudaram o formato de compras. E-commerce é um termo usado para tratar do comércio eletrônico, ou seja, a compra e venda de serviços ou produtos através de lojas virtuais. Todo processo de divulgação, venda e pós-venda acontece majoritariamente pela internet.
Para efetivar a compra, o cliente precisa acessar o site ou aplicativo do estabelecimento, inserindo em seu carrinho de compras online as peças nas quais têm interesse e realizando o pagamento quando estiver pronto.
O acesso à loja virtual acontece por meio de um dispositivo eletrônico (computador, notebook, smartphone, tablet, entre outros), em qualquer lugar e em qualquer momento do dia. O produto é escolhido e o pagamento, realizado via cartão de crédito, boleto ou depósito bancário.
Após a confirmação da venda, o cliente recebe o produto em sua casa, em um período determinado diante das condições de envio.
Se antes era preciso se deslocar até as lojas, pegar filas e encarar desafios, hoje dá para comprar tudo do conforto do lar e de maneira muito fácil.
O WooCommerce é exatamente um plugin do sistema WordPress que facilita o processo de desenvolvimento de lojas virtuais.
Através do plugin WooCommerce é possível vender qualquer produto ou serviço. Esta facilidade é um dos motivos de ser muito utilizado para gerir o e-commerce de sites no WordPress.
Facilidades do plugin WooCommerce
Um dos motivos do wooCommerce ser um dos plugins mais utilizados é a fácil integração com os principais meios de pagamentos como:
- Cartões de débito e crédito;
- Boletos bancários;
- Transferências bancárias;
- Mercado Pago.
Por isso, o Woocommerce é uma extensão muito requisitada e colocada em pauta quando falamos em gestão e construção de loja, pela sua facilidade de construção e customização, pois utiliza os famosos hooks (ganchos) que facilitam a customização e personificação da ferramenta de negócio a regra do cliente.
Como funciona do WooCommerce?
Com este crescimento exponencial das ferramentas de e-commerce para os CMS, as extensões como WooCommerce tem a necessidade de inovações.
Neste caso vindas por meio de extensões de terceiros que podem usufruir do seu mecanismo para atender alguma demanda do seu público-alvo.
Desta forma, eles conseguem promover seus recursos e ter um ganho financeiro atrelado a extensão do WooCommerce, onde consegue tirar proveito disso tendo uma ampla biblioteca de extensões para diversos segmentos dentro da plataforma.
Entendendo o problema sobre as extensões do WooCommerce
O grande problema que encontramos com esta metodologia de trabalho é que as extensões proprietárias fogem do controle do próprio WooCommerce, pois como é algo vinculado a extensão principal, eles têm seus próprios mecanismos de suporte e documentação.
Estes suportes e documentações não são assistidos e mantidos por ele, e sim pelos parceiros que constroem as extensões.
Por este motivo pode-se ter alguns transtornos na hora de vincular uma extensão ao WooCommerce com intuído de customiza-la a atender a demanda do cliente.
Isso se deve, pois a área de desenvolvimento precisa ter acesso à documentação, wiks ou cook books para uso correto da extensão.
No entanto, muitas das empresas desenvolvedoras de extensões para WooCommerce não seguem a mesma metodologia de documentação, fazendo assim que aos desenvolvedores fiquem dependentes de suportes da área técnica da empresa para solucionar problemas ou customizações de recurso.
Outro ponto é que muitas vezes não existem fóruns para lidar com a extensão em questão, restando ao desenvolvedor os fóruns do WooCommerce ou issues dos repositórios das extensões em questão.
Assim, dificultando muito o desenvolvimento e integrações de novos recursos para conceitos específicos de necessidade do cliente.
O impacto disso a um projeto reflete na:
- demora da entrega da loja (prazos mais longos):
- recursos adotados não aprovados pelo cliente;
- falta de customização por deficiência ou suporte da extensão de terceiros.
Soluções possíveis para as extensões do WooCommerce
O primeiro ponto a ser considerado aqui é se houve um estudo das extensões que podem ser usadas neste projeto.
Este estudo gera certas perguntas como:
– Quais metodologias serão usadas e se as extensões atendem a esta demanda?
– As extensões têm a devida flexibilidade de customização pelo que o cliente tem proposto?
– Qual a qualidade do suporte, fórum, wiki, etc… destas extensões?
– Será melhor em custo-benefício ou a construção de uma extensão pode ser a melhor alternativa?
Este estudo abordamos com mais detalhes em nosso artigo Análise de requisitos.
O segundo ponto que considerarmos é se a área técnica tem condições de fazer as devidas customizações no código.
Este, na realidade deveria ser o primeiro ponto a ser levantado, pois, muitas vezes a ideia do cliente é boa, sua construção é factível, porém a área de desenvolvimento não tem o requerido know-how para a ação.
Note que estamos lidando com CMSs e suas extensões que, mesmo não sendo o mais adequado, existem muitos gerenciadores/administradores de conteúdo se passando por programadores.
Como distinguimos isso?
O gestor de conteúdo conhece as ferramentas e consegue construi-las a ponto de colocá-las em produção.
Porém, não consegue entrar profundamente no projeto na área para customização de código, pois sua capacidade é rasa ou até mesmo nula no quesito.
Ou seja, se o profissional titubear em aplicar uma solução teoricamente simples de customização como “remover o botão e fazer o envio do formulário quando o usuário apertar “enter”, isso já abre um sinal amarelo que se faz necessário a consultoria com outros profissionais para levantamento de know-how preciso para a atividade.
Já um programador experiente consegue fazer um levantamento de possibilidades que podem ser feitas além das trazidas pelo cliente como solução a necessidade dele.
Isso mostra um domínio mais técnico e tangível da ferramenta além que um gestor possa fornecer.
Contudo, o ideal seriamos ter em equipe gestores e programadores discutindo ideias, onde o gestor consegue trazer conhecimentos de ferramentas que o programador não saiba.
Isso nos mostra o valor de uma agência, pois não é só um indivíduo que está tomando conta do projeto, mas sim toda uma equipe empenhada para o sucesso da loja do cliente.
Separamos exclusivamente para você leitor de nossos conteúdos uma solução desenvolvida pela equipe Next4 que elucida o processo de como uma agencia deve lidar com situações onde não temos uma documentação completa ou que não exista aparentemente suporte para o elemento de loja que o cliente deseja implementar.
Segue neste link o artigo complementar: Como manipular IPNs no Pagarme
Sobre a Agência Next4
A Agência Next4 atua desde 2005 com criação de lojas virtuais e estratégias de marketing digital para empresas de diversos setores e tamanhos.
Com um time de programadores experientes e analistas de Marketing Digital integrados no processo, entregamos plataformas que se destacam e geram mais resultados para as empresas.
Se você quiser saber mais sobre criação de lojas virtuais com WooCommerce ou qualquer um dos nossos serviços que podem ajudar a sua empresa a se posicionar corretamente e deixar o seu concorrente para trás em 2022, fale com um de nossos consultores.
POSTS RECENTES
- Quantas vezes um cliente deve ser Impactado até ele tomar uma Decisão Final de Compra?
- Como o SEO Pode Potencializar o Tráfego de Blogs Corporativos
- Termos usados por Casas de Apostas Online no Marketing Digital
- Principais Métricas de Marketing Digital Analisando o Mercado Brasileiro
- Desenvolvimento de Sites: Guia Completo para Criar um Site Profissional e Lucrativo
Desde 2005 até hoje. In hoc Signus vinces.