Veja 6 estratégias de Marketing para sua empresa crescer no ambiente online
Estratégias de marketing: É muito provável que a sua empresa já esteja no meio online e faça marketing digital através de redes sociais, blog ou site, correto?
Provavelmente, você se deu conta que nem todas as ações que você toma no meio online está dando o resultado esperado, tornando-se ainda mais difícil alavancar os negócios em 2021.
Por isso, nosso objetivo com esse artigo é mostrar a você 6 estratégias de marketing digital para o seu negócio que você não pode desconsiderar na hora de montar seu planejamento ao longo desse ano.
Nos dias atuais para firmar a existência no mercado em que atua, uma empresa deve ter uma mínima presenta digital pois é onde os potenciais consumidores passam a maior parte do dia.
Sempre que querem saber sobre uma marca, produto ou serviço, as pessoas costumam “dar um Google”, não é mesmo?
Por isso é tão importante que sua empresa esteja nos primeiros resultados de busca oferecendo informações relevantes para ajudar o potencial consumidor a encontrar as respostas necessárias, criando um bom laço de relacionamento e boa reputação no mercado para com o seu público.
O marketing digital é essencial para as empresas nos dias atuais, principalmente enquanto estamos vivendo em um momento de incerteza.
Para isso, concordamos que aprimorar a sua presença na internet é fundamental para:
- crescimento no mercado em que atua
- criar um relacionamento sólido com atuais e potenciais clientes
- fortalecer a marca com o público-alvo – Awareness
- e claro: aumentar as vendas!
Contudo, o que deve ser a prioridade para começar a criar minhas estratégias de MKT?
As estratégias de marketing digital quando bem estruturadas dentro de um negócio servirão para aumentar significativamente os resultados no momento de conclusão da venda.
Em 2020 por exemplo, consumidores usuários do sistema Android gastaram em média 4 horas diárias no aparelho celular.
Isso significa que, estamos gastando cada vez mais tempo com aparelhos celulares conectado à internet onde podemos comprar de itens simples até os mais complexos.
Entretanto, colocar a sua empresa no meio digital não significa que ela irá se vender sozinha.
Estar presente na internet requer estratégias para mostrar diferente da concorrência e relevante ao target.
Inclusive, você pode reparar que grandes marcas no mercado se utilizam de vários recursos de comunicação que serve tanto para informação quanto para vendas e entretenimento.
As empresas estão ávidas e buscam por oportunidades para se posicionar e vender online, porém, muitas vezes acabam se atrapalhando e perdendo tempo em ações que não funcionam bem para a marca, seja por falta de conhecimento, recursos ou de organização.
Primeiramente, deve-se pensar que uma boa estratégia de marketing digital é como qualquer outra estratégia de negócios: deve ser muito bem pensada e estruturada.
É muito comum que leve algum tempo para que você veja resultados através da ação tomada, portanto, tenha paciência.
No ambiente digital, a máxima deve ser: Plantar, regar diariamente, esperar crescer para poder colher os frutos.
As estratégias de marketing digital devem ser pensadas como um processo contínuo que quando bem desenvolvido traz resultados extraordinários e que podem ser duradouros quando bem nutrido.
Portanto, defina metas e objetivos para suas estratégias de marketing digital.
Mas, vá com calma: sabemos que é tentador querer fazer tudo de uma vez, porém, é importante dar um passo de cada vez definindo suas prioridades de acordo com seu planejamento de marketing e poder de investimento.
Alguns exemplos de metas e objetivos são:
- reconhecimento do público por ser uma marca de qualidade e ter autoridade no assunto
- ter um bom posicionamento perante o mercado
- ter um novo e atualizado canal de vendas
- ser multicanal
Além disso, é muito importante definir as suas personas
Diversas vezes, pensar apenas em um público-alvo não é o suficiente. É ser muito generalista e isso não funciona bem.
Otimizar seu conteúdo e a sua marca pensando nas pessoas certas, ou seja, nas personas, é muito mais fácil para direcionar os esforços da sua equipe.
Definir uma ou mais personas, significa que você estará enxergando as individualidades de cada um dos seus consumidores.
Para as estratégias de marketing digital isso é fundamental pois dessa forma não ignoramos as particularidades dos potenciais clientes.
Quando falamos de um cliente ideal, significa que estamos pensando naquelas pessoas que tem características e comportamentos que fazem sentido para o negócio, ou seja, que podemos de fato ajudar aquele potencial cliente a resolver o seu problema.
Isso otimizará seu tempo, pois dessa forma você não oferecerá seu produto ou serviço para quem não tem o perfil e não tem interesse algum.
Abaixo, separamos 6 estratégias de marketing digital para sua empresa. Confira:
Marketing de conteúdo
Além de fortalecer a comunicação e engajamento com clientes antigos, o marketing de conteúdo é uma maneira extraordinária de conseguir novos.
Isso porque através dos conteúdos, você tem a oportunidade de criar um vínculo com a sua persona fazendo com que ela confie que seu produto ou serviço é a solução para as dores dela.
Publicar conteúdos relevantes e atrativos como: blogspot, infográfico, vídeos, webinars, templates, podcasts faz com que haja a valorização do seu produto, marca e posicionamento, além de ajudar o cliente a resolver seus problemas.
O marketing de conteúdo com quando bem estruturado e coerente, pode ser um grande aliado nas estratégias de marketing digital, portanto, organize seus dias de postagem em um calendário para garantir consistência e junte materiais importantes para deixá-los atraídos a conhecer mais sobre seu produto ou serviço.
Estratégias de E-mail marketing
Apesar de existirem alguns e-mails mal elaborados, spams e outras questões que fazem com que os e-mails passem despercebidos nas caixas de entradas alheias, o e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias de marketing digital no mercado.
Isso porque, ele é visto como um canal direto com seu potencial consumidor.
Porém para isso, é necessário que sejam enviados os e-mails certos no momento certo.
Tudo isso pode ser possível com ferramentas de automatização – que podem ajudar a otimizar seus esforços ajudando o lead a receber as informações necessárias no momento de decisão da compra.
Além disso, tenha sempre em mente uma estrutura de conteúdos organizados podem ajudar a otimizar os recursos para:
- ajudar seu cliente a avançar na jornada de compra
- criar ou manter um vínculo de relacionamento com o cliente que já adquiriu seu produto para que ele queira voltar e consumir de novo.
- trazer de volta clientes antigos.
Dicas adicionais para complementar a sua leitura:
Como criar emails marketing com base na metodologia dos 3R (RRR)
Como fazer uma boa entrega para sua campanha de email marketing
E-mail Marketing para atração e fidelização de clientes
10 motivos para cancelarem o recebimento de e-mail marketing da sua empresa
Estratégias para Redes sociais
Mais de 80% da população brasileira está conectada em redes socais como WhatsApp, YouTube, Facebook, Twitter e entre outras.
Segundo a Comscore, o nosso país é o que mais usufrui das redes sociais na América Latina.
Isso significa que as redes socais são um ótimo canal estratégico para sua marca, principalmente se você levar em consideração que a maior parte desse grupo é formado por pessoas adultas com maior poder de decisão de compra tendo de 45 anos (27%), seguidos pelas pessoas de 25 a 34 anos (25%).
As redes sociais são excelentes meios de engajamento e interação com seus clientes e as grandes marcas podem se conectarem com seu público, e através do seu posicionamento, explorarem tópicos que vão além de seus produtos e serviços atraindo ainda mais potenciais consumidores.
Temos grandes marcas que são exemplos dessa interação social como a Netflix, Magazine Luiza e o Burger King que criaram estratégias de marketing digital para atrair seu público.
É importante que suas redes sociais tenho conteúdos coerentes e que façam sentidos para ambas as partes – tudo o que gera valor para o público e represente a sua marca – contendo informações, trechos de artigos em seu blog, fotos e vídeos relacionados ao seu posicionamento para assim aumentar a suas chances de chamar atenção da sua persona!
Estratégias de SEO – Otimização de sites para mecanismos de busca
Essa tática não é nova. Ela surgiu depois que as demandas por pesquisas na internet aumentaram, principalmente pelo Google, apesar de existir outros mecanismos de buscas.
Essa tática entra em ação quando tem alguma dúvida, curiosidade ou interesse de alguém em determinado assunto, o que faz desse um ótimo ambiente para posicionamento de marca.
Contudo, não é tão fácil como parece conquistar o topo das pesquisas. Cada vez está mais desafiador.
O Google trabalha unicamente pelo o usuário apesar de ser a ponte entre as marcas e o consumidor, ele mostra os melhores resultados e a melhor resposta para a pessoa.
Por isso, é extremamente necessário pensar nessa estratégia focada na necessidade das pessoas.
Para aumentar as suas chances de ser a primeira empresa que aparece nas respostas do Google, é necessário que você capriche nas técnicas avançadas de SEO!
Procure uma agência de Marketing Digital que seja especialista em planejar e executar as ações de SEO.
Algumas ações básicas que você pode ter para otimizar seus conteúdos melhorando o alcance nas pesquisas são:
- ter uma URL do site otimizada (curta e com a sua palavra-chave);
- conteúdos, títulos e subtítulos relevantes;
- utilize imagens e vídeos; Faça SEO para imagens também;
- use links internos e externos nos posts;
- conteúdo baseado em palavras-chave que tenha um volume significativo de busca;
- conteúdos que agreguem valor aos usuários; SEMPRE!
Infelizmente, criar uma estratégia SEO não é tão simples assim.
É uma especialidade extremamente técnica que você para saber mais pode fazer cursos online sobre o tema. Ou ainda, você pode contar com a ajuda de uma agência de marketing digital.
Deixo aqui algumas matérias extras para complementar as questões de SEO:
Dicas para gerar tráfego para seu site e ganhar a corrida pela audiência
O impacto de um site mais rápido nos resultados do seus negócios
Visibilidade na era digital: Os insights de SEO
Seu site no topo do Google com SEO on page
Estratégias de Mídia Paga – geração de tráfego
As estratégias de marketing digital pago podem ser divididas em três grandes grupos: Links patrocinados ou Google ADS, Remarketing e Social ADS.
Links patrocinados ou Google ADS
Existe a possibilidade de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google através da promoção de anúncios pelos links patrocinados (também conhecidos como PPC – Pay Per Click).
Assim, os anúncios aparecem no topo da página de pesquisa do Google sem necessariamente ter otimizado a busca SEO no seu website.
É interessante usar essa estratégia de marketing digital para promover sua marca, produto ou alguma promoção especificas e as campanhas são gerenciadas pelo Google ADS.
Esse tipo de ação é interessante principalmente no curto prazo onde a empresa precisa gerar leads de forma rápida.
O lado ruim é que demanda investimentos e se a sua campanha não estiver ajustada para performance você vai acabar pagando muito alto pelo resultado.
Dicas adicionais para complementar a sua leitura sobre mídia:
Mídia paga: tudo o que você precisa saber para começar a investir corretamente
Links patrocinados funcionam bem para uma estratégia topo de funil?
Como funciona o Google ADS para empresas
Como conseguir os melhores resultados com o Google ADS
Campanhas de Remarketing
Remarketing é a estratégia utilizada para impactar mais de uma vez o mesmo usuário, fazendo com que os anúncios apareçam para ele mais de uma vez em diversos locais.
Além de reforçar a marca visto que o usuário é exposto mais vezes ao seu nome, o remarketing segmenta as estratégias para as pessoas que já demonstraram interesse pelo produto ou serviço e aumenta suas chances de vendas.
É importante ter um planejamento com o conteúdo baseado na jornada de compra que cada usuário irá receber.
O e-mail marketing pode ser um ótimo aliado nessa estratégia de marketing digital pago.
Estratégia de Social ADS
Como falamos, é muito importante estar presente nas redes sociais com um conteúdo personalizado de acordo com a sua persona.
Entretanto, o alcance orgânico – ou seja, o conteúdo não pago que vai para as redes sociais – está cada vez mais reduzido dentro das plataformas e muitas vezes parece que essa estratégia não está mais funcionando.
Antes de pensar que nas estratégias de marketing digital pago, é importante lembrar da segmentação do público-alvo e da persona.
De nada adianta ter um conteúdo pago no Facebook se sua persona está no Linkedin, não é mesmo?
Portanto, leve em consideração onde sua persona está.
Existe mais de uma opção para realizar a estratégia de marketing digital pago no Social ADS, que pode ser nas redes sociais, ou nos aplicativos como Waze, Tinder e alguns portais de notícia.
Tenha em mente quais são seus objetivos de marketing, onde está a sua persona e qual é a sua verba disponível para investir de maneira consciente.
Lembre-se que as estratégias de marketing digital pago são ótimas para gerar resultados rápidos, entretanto, se não forem bem estruturadas e combinadas com outras estratégias de marketing digital orgânicas podem ser incomodas ou inconvenientes, principalmente com a entrada de novos concorrentes.
Deixo aqui alguns links adicionais que podem complementar as dicas para você:
Como gerar leads com as redes sociais
Gerando resultados para seu negócio com o Facebook
As 4 principais redes sociais para sua empresa
Estratégias de Marketing de Influência
Ao contrário do que muitos pensam, marketing de influência não está presente apenas nas redes sociais.
Ele está no nosso dia a dia e já era muito utilizado antes do termo influencer fazer sucesso.
Marketing de influência também é a indicação boca a boca de um restaurante, filme ou série que passamos para alguém. Toda e qualquer pessoa pode ser um influencer.
Com isso em mente, além de possuir boas estratégias de marketing, personas bem definidas e um forte posicionamento nas redes sociais, é vital que outras pessoas indiquem e falem bem da sua marca ou produto.
O social proof (prova social) faz com que as pessoas comprem mais, sem perder horas procurando pelo que deseja.
Isso significa que a sua estratégia deve começar com seus atuais clientes, pois, se tiverem um atendimento de qualidade vão indicar para outras pessoas, não é mesmo?
Além disso, temos os influencers digitais. Aqueles que são pagos para falar da marca ou produto nas redes sociais.
Cada vez mais as marcas estão adotando essa estratégia, entretanto, tenha em mente que não o influencer não é exclusividade da marca.
Ele pode fazer essa indicação para várias outras marcas de segmentos e públicos diferente.
Métricas para avaliar sua estratégia de Marketing
A importância das métricas e as metas SMART
A maneira que você mensura se essas estratégias de marketing digital estão ou não funcionando é através das metas e métricas.
Além de manter sua equipe organizada e acompanhando todo o processo, você precisa medir os resultados, não é mesmo?
Recomendamos fortemente que ao definir as metas e seus objetivos, você mensure os dados através do que chamamos de metas SMART.
SMART é uma sigla que significa:
- S- Specific, ou específica: sugere que as metas precisam ser de fácil compreensão por todos e devem ser alcançáveis;
- M- Measurable, ou mensurável: São aquelas metas possam ser mensuráveis, como por exemplo estipular um valor a ser alcançado em um tempo determinado.
- Attainable ou atingível: significa que sua meta precisa ser realmente atingível, ou seja, não proponha algo impossível de ser alcançado, pois seus colaboradores podem se sentirem incapazes ou frustrados por não atingirem o que foi estabelecido.
- R- Relevant, ou relevante: A meta deve ter relação com as suas reais necessidades e prioridades no momento para que a motivação seja aliada no processo.
- T- Time based, ou temporal: Sua meta deve ter um prazo ou tempo a ser trabalhada.
Não deixe a sua meta vaga, pois dessa forma é possível se perder e perder quais são as prioridades de onde focar.
Com as metas e objetivos definidos, as estratégias de marketing digital precisam de um planejamento e acompanhamento para saber se está tudo dando certo.
Conclusão sobre estratégias de marketing digital
As estratégias de marketing digital são essenciais para as empresas, não é mesmo?
Portanto, pense em investir em uma agência para te ajudar a estruturar suas estratégias e definir as suas metas.
Como resultado você terá mais agilidade no processo, economia com equipe de funcionários especializados em cada área e maiores chances de sucesso.
As estratégias de Marketing devem sempre partir do princípio de ajudar a sua persona para aproximá-la da sua marca.
O relacionamento é atualmente uma das maiores armas contra os seus concorrentes. Se posicione!
Sua marca deve ser vista como referência pelos seus usuários e ser amigável (prestativa) em sua comunicação e ação.
Invista no Marketing multicanal e observe qual deles tem o impacto mais positivo para a sua empresa.
Fique atento no custo de aquisição de clientes (CAC) em cada um deles para que você invista esforços e dinheiro naquele canal que lhe traz o melhor custo-benefício.
Entenda quais são os dados mais valiosos para a sua empresa e acompanhe-os de perto com relatórios periódicos.
Construa a sua meta em cima desses números e busque a melhor performance para atingi-los.
A Next4 é uma agência de marketing digital Full-Service.
Possuímos experiência 16 anos estratégias de marketing digital, criação de sites e plataformas web.
Avaliamos o cenário atual da sua empresa, seus concorrentes, Posicionamento da marca, Campanhas realizadas e resultados obtidos, avaliamos cenários e montamos um planejamento completo para atingir os seus objetivos.
Se você ainda não sabe muito bem por onde começar, entre em contato com a gente e veja como poderemos ajudar!
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