05 dicas para desenvolver um site otimizado em WordPress
Ter um site otimizado é muito importante para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa e que, com isso, ele consiga atrair um número maior de visitantes em suas páginas.
O site é a base da presença digital da marca na internet, ou seja, ele é fundamental para as estratégias de marketing digital com as quais a companhia vai trabalhar ao longo do tempo.
Ele funciona como o cartão de visitas da empresa e seu endereço oficial na web. Por conta disso, precisa ser bem estruturado e desenvolvido para que possa transmitir profissionalismo, segurança e confiança para os visitantes.
Existem vários sistemas que podem ser usados para criar o site do negócio e uma das plataformas mais presentes é o WordPress.
Empresas no mundo todo escolhem trabalhar com ele por ser uma ferramenta intuitiva, simples e de fácil manuseio, não exigindo nenhum tipo de conhecimento técnico aprofundado.
O próprio Google vê esse sistema com bons olhos. Mesmo assim, é muito importante cuidar de suas páginas para que elas se destaquem e atraiam muitas visitas.
Neste artigo, você vai conhecer 05 dicas para desenvolver um site otimizado, descobrir a importância dos conteúdos de qualidade e o conceito de WordPress.
Dicas para otimizar o WordPress
A otimização de páginas é conhecida como SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias que melhoram o site para que ele seja facilmente encontrado nos mecanismos de pesquisa.
Existem inúmeras ações que podem ser trabalhadas pela empresa para que seu site alcance um bom posicionamento nas buscas, mas as mais eficientes são:
1. Escolher boas palavras-chave
As palavras-chaves são termos usados pelos usuários para fazer uma pesquisa na internet, por exemplo “bateria de moto 24 horas”. Podem ser frases ou perguntas, longas ou curtas, usando diferentes quantidades de termos.
Os usuários procuram respostas para as suas perguntas, por isso, é fundamental entender as características do público-alvo do negócio e o que eles estão procurando na internet.
Para isso, uma dica é usar o Google Trends, uma ferramenta gratuita do Google que acompanha os assuntos mais comentados no buscador em todo o mundo.
2. Criar links internos
Criar uma estrutura de links internos é importante porque, ao invés de encaminhar os leitores aleatoriamente para qualquer artigo, o proprietário do site pode seguir um planejamento lógico.
Uma dica é usar uma página principal e outras que vão servir de apoio para o conteúdo abordado na primeira, fazendo com que o visitante tenha acesso às postagens mais importantes.
Uma boa estratégia de links internos ajuda o Google a entender o quanto suas páginas são relevantes, qual é a relação entre elas e o valor que é capaz de oferecer aos leitores.
Procure estabelecer uma boa estrutura de links, como se fossem uma pirâmide. Uma escola de aula violão iniciante coloca a página inicial no topo, as categorias no meio e as publicações na base.
Mas é importante lembrar que os usuários precisam ser enviados para fontes relacionadas e que contribuem com sua experiência, em outras palavras, os links precisam seguir um contexto.
3. Reaproveitar conteúdos populares
Reciclar as postagens mais antigas é interessante porque os usuários variam suas preferências em relação ao modo como consomem informações, e as empresas devem atender ao máximo possível essas necessidades.
O ano de 2020 mudou muito a maneira como as pessoas consomem conteúdos, e a maioria passou a preferir materiais audiovisuais, no entanto, o ideal é criar conteúdos em vários formatos, como:
- Textos;
- Áudios;
- Imagens;
- Vídeos.
O proprietário do site pode usar artigos que tiveram bom desempenho e criar um vídeo no YouTube, pois isso ajuda a aumentar ainda mais o tráfego dentro do site.
Tente trabalhar com diferentes tipos de materiais e veja quais deles repercutem melhor. Uma loja de pneus largos para carros pode transformar um bom artigo em um infográfico ou em um podcast.
4. Melhorar a velocidade de carregamento
Mesmo que o site esteja impecável e os conteúdos tenham um valor inestimável para a audiência, se as páginas demorarem muito para carregar, vão perder muitos pontos na classificação.
Veja o que pode ser feito para aumentar a velocidade e conseguir um bom tempo de carregamento, respeitando o limite de 2 segundos ou menos.
Várias coisas podem provocar lentidão em um site, como problemas no provedor de hospedagem, com o banco de dados, imagens muito pesadas, dentre outros.
Para se ter uma ideia, fotos e gráficos representam 60% do tempo médio de carregamento, portanto, procure otimizar esses elementos antes de publicá-los.
5. Promover as publicações nas redes sociais
As redes sociais são parte fundamental das estratégias de marketing de qualquer negócio, e podem ajudar a otimizar um site em WordPress.
Compartilhar as postagens no Facebook e no Instagram não é algo que contribui diretamente para as ações de SEO. No entanto, um fabricante de forro mineral 1250×625 consegue aumentar o tráfego orgânico fazendo isso.
Também é uma forma de prolongar a vida útil do conteúdo e ajudá-lo a conquistar autoridade. Não se esqueça de que as menções nas redes sociais são fatores importantes para a classificação, mesmo não contando como backlinks.
Mas se um dos seus seguidores compartilhar o material, vai fazer com que ele chegue ao conhecimento de outras pessoas que vão acessar a página.
Importância de criar conteúdos de qualidade
Criar conteúdos de valor e que sejam relevantes para a audiência é uma das estratégias de SEO mais importantes para otimizar um site em WordPress.
Em primeiro lugar, uma empresa que não cria conteúdo simplesmente deixa de existir, visto que existem milhares de opções disponíveis e a organização precisa se fazer presente para ser encontrada.
Os conteúdos de valor sobre os mais diferentes assuntos, como dicas de fachada de lona iluminada, são fundamentais para aumentar o tráfego orgânico e atualizar os perfis da marca nas redes sociais com algo relevante.
Ao longo do tempo, a empresa vai formar um acervo valioso que poderá ser usado em muitos outros canais, como o site institucional, blog, redes sociais e até mesmo enviados por e-mail.
Uma boa presença digital só se consolida por meio de conteúdos valiosos, e eles também são capazes de diferenciar o negócio.
Essa estratégia auxilia em diferentes aspectos, como o fortalecimento da marca, captação de novos clientes e fidelização de quem já compra com o negócio.
Em linhas gerais, são materiais que conseguem diferenciar a empresa de seus concorrentes, principalmente daqueles que ainda não investem em marketing de conteúdo.
Antigamente, o consumidor não tinha tanto acesso à informação, por isso, a distribuição de panfletos e outras estratégias tradicionais costumavam surtir efeito rapidamente.
Mas hoje em dia, devido à popularização da internet e ao avanço da tecnologia, as pessoas estão muito bem informadas e querem se relacionar com empresas que fornecem informação de qualidade.
Se um fabricante de banheira dupla invertida começa a nutrir seu relacionamento com o público por meio desses conteúdos, aos poucos vai conquistar a confiança das pessoas.
Trocando em miúdos, é preciso estabelecer um relacionamento com o público e construir uma imagem de autoridade para que as pessoas confiem no negócio e comprem com ele.
As estratégias de marketing de conteúdo são simplesmente capazes de encantar a audiência e nenhuma outra estratégia de marketing digital consegue superar esse fator.
Mas o que é o WordPress?
Depois de saber como otimizar um site em WordPress e a importância de criar conteúdos valiosos, nada melhor do que entender este conceito.
Uma empresa de impermeabilização piscina elevada utiliza o WordPress como um sistema de gerenciamento de conteúdo, usado por negócios do mundo todo, e que já executa 35% da internet.
Além disso, também é responsável por alimentar muitos sites acessados pelas pessoas todos os dias, tanto de jornais, revistas e outros veículos de comunicação, quanto de celebridades, empresas e assim por diante.
Ou seja, é uma plataforma muito versátil e que pode ser usada por negócios de todos os portes e segmentos, como no caso de uma empresa de sinalização de rodovias.
A plataforma foi desenvolvida em 2003 e rapidamente se tornou uma solução flexível e capaz de executar sites inteiros. No ano de 2020, também passou a ser usada como solução para o comércio eletrônico.
Considerações finais sobre WordPress
O WordPress é uma plataforma muito importante para os negócios porque serve como canal para o compartilhamento de conteúdos de valor, que cativam a audiência e ajudam a empresa a captar novos clientes.
Para alcançar os melhores resultados, é fundamental otimizar suas páginas, por meio das estratégias mostradas neste conteúdo. O negócio vai conquistar um bom posicionamento na web e expandir suas possibilidades no mercado.
Segundo estudos do próprio Google, os sites posicionados nas primeiras posições nos resultados de buscas orgânicos recebem 50% a mais do tráfego qualificado para uma determinada palavra-chave. Otimizar o seu WordPress é tão importante quanto investir em tráfego pago, ou mais.
Coloque em prática essas otimizações na sua plataforma WordPress e comece a ganhar performance frente aos seus principais concorrentes. É claro que temos que fazer otimizações mais profundas mas essas dicas básicas já vão trazer algum resultado sim.
Escolha uma agência que tenha comprovação e experiência em projetos de WordPress e SEO. Verifique se ela mesma se posiciona para os principais termos nas buscas orgânicas, tais como: criação de sites, desenvolvimento de sites, agência de SEO e assim por diante.
Sobre a Agência Next4 – Especialista em Criar Websites com WordPress
Com mais de 17 anos de mercado digital, temos um time experiente que já desenvolveu mais de 700 projetos em WordPress.
Programadores Back-end, Front-end, Full-stack, designers, especialistas em SEO, redatores e analistas de Marketing são profissionais que envolvemos em todos os projetos para garantir o melhor resultado para os nossos clientes.
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Tudo sobre criação de sites: como contratar sem medo
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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